Entre fazer e dizer: atividade docente e práticas pedagógicas escolares, nos atos de escrita na formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ludmila Thomé de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Raído (Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3754
Resumo: A discussão metodológica para questões do campo da educação busca aparatos teórico-metodológicos com categorias de teorias linguísticas, numa perspectiva enunciativa. Para além da dimensão macro, articulada a dimensões meso e micro, a análise do discurso aqui proposta quer ressaltar a dimensão meta, que permite pensar a própria escrita de pesquisa, em relações com as políticas públicas e com as ações de formação docente. Inscrevemo-nos nos estudos de letramento, situando especificamente como nosso objeto o letramento profissional do professor alfabetizador, que se relaciona ao letramento acadêmico, no discurso de formadores e docentes (STREET, 2014; LILLIS, 2009). Buscamos interrelacionar identidade docente e o fazer docente, propondo as bases para uma análise do discurso docente, de textos produzidos no âmbito da formação profissional. O objetivo deste artigo resume-se à problematização do fazer de pesquisadores que buscam analisar discursos docentes como palavras próprias, autoralmente construídos, na relação interdiscursiva com as produções acadêmicas que chegam pelas ações formadoras. Os fazeres docentes são descritos a partir de três dimensões: como atividade, num plano prático, de um agir automatizado, constituindo os gestos escolares; como habitus profissional, ou prática social inscrita nos modos de fazer institucionais, ou como ato, de acordo com a definição filosófica de Bakhtin (2010[1920]). Apontamos a concepção de Professor Autor como a mais pertinente, destacando-se de diversas outras presentes no campo, tais como: Professor-Pesquisador, Professor-Reflexivo, Professor-Narrador (que prioriza autobiografias). Os significados produzidos por cada uma destas três últimas, situam em negativo o professor como objeto de discurso, efeito da saturação de discursos que é imposta. Exige-se o cumprimento de funções, sem exigir compreensão, por parte de quem “age”, causando silêncio de discursos próprios. Por último, descrevemos alguns dos gêneros discursivos orais e escritos, produzidos no contexto de formação continuada desta pesquisa e apresentamos propostas de continuações a longo prazo para a pesquisa descrita.
id UFGD-4_7a5e4cd2e8868c5639989921057e1bf1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3754
network_acronym_str UFGD-4
network_name_str Raído (Online)
repository_id_str
spelling Entre fazer e dizer: atividade docente e práticas pedagógicas escolares, nos atos de escrita na formaçãoLetramento Profissional Docente. Formação continuada de professores. Gêneros discursivos.A discussão metodológica para questões do campo da educação busca aparatos teórico-metodológicos com categorias de teorias linguísticas, numa perspectiva enunciativa. Para além da dimensão macro, articulada a dimensões meso e micro, a análise do discurso aqui proposta quer ressaltar a dimensão meta, que permite pensar a própria escrita de pesquisa, em relações com as políticas públicas e com as ações de formação docente. Inscrevemo-nos nos estudos de letramento, situando especificamente como nosso objeto o letramento profissional do professor alfabetizador, que se relaciona ao letramento acadêmico, no discurso de formadores e docentes (STREET, 2014; LILLIS, 2009). Buscamos interrelacionar identidade docente e o fazer docente, propondo as bases para uma análise do discurso docente, de textos produzidos no âmbito da formação profissional. O objetivo deste artigo resume-se à problematização do fazer de pesquisadores que buscam analisar discursos docentes como palavras próprias, autoralmente construídos, na relação interdiscursiva com as produções acadêmicas que chegam pelas ações formadoras. Os fazeres docentes são descritos a partir de três dimensões: como atividade, num plano prático, de um agir automatizado, constituindo os gestos escolares; como habitus profissional, ou prática social inscrita nos modos de fazer institucionais, ou como ato, de acordo com a definição filosófica de Bakhtin (2010[1920]). Apontamos a concepção de Professor Autor como a mais pertinente, destacando-se de diversas outras presentes no campo, tais como: Professor-Pesquisador, Professor-Reflexivo, Professor-Narrador (que prioriza autobiografias). Os significados produzidos por cada uma destas três últimas, situam em negativo o professor como objeto de discurso, efeito da saturação de discursos que é imposta. Exige-se o cumprimento de funções, sem exigir compreensão, por parte de quem “age”, causando silêncio de discursos próprios. Por último, descrevemos alguns dos gêneros discursivos orais e escritos, produzidos no contexto de formação continuada desta pesquisa e apresentamos propostas de continuações a longo prazo para a pesquisa descrita.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2014-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3754Raído; v. 8 n. 16 (2014); 177-1961984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3754/2023Andrade, Ludmila Thomé deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-22T10:12:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3754Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-05-22T10:12:17Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre fazer e dizer: atividade docente e práticas pedagógicas escolares, nos atos de escrita na formação
title Entre fazer e dizer: atividade docente e práticas pedagógicas escolares, nos atos de escrita na formação
spellingShingle Entre fazer e dizer: atividade docente e práticas pedagógicas escolares, nos atos de escrita na formação
Andrade, Ludmila Thomé de
Letramento Profissional Docente. Formação continuada de professores. Gêneros discursivos.
title_short Entre fazer e dizer: atividade docente e práticas pedagógicas escolares, nos atos de escrita na formação
title_full Entre fazer e dizer: atividade docente e práticas pedagógicas escolares, nos atos de escrita na formação
title_fullStr Entre fazer e dizer: atividade docente e práticas pedagógicas escolares, nos atos de escrita na formação
title_full_unstemmed Entre fazer e dizer: atividade docente e práticas pedagógicas escolares, nos atos de escrita na formação
title_sort Entre fazer e dizer: atividade docente e práticas pedagógicas escolares, nos atos de escrita na formação
author Andrade, Ludmila Thomé de
author_facet Andrade, Ludmila Thomé de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Ludmila Thomé de
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Profissional Docente. Formação continuada de professores. Gêneros discursivos.
topic Letramento Profissional Docente. Formação continuada de professores. Gêneros discursivos.
description A discussão metodológica para questões do campo da educação busca aparatos teórico-metodológicos com categorias de teorias linguísticas, numa perspectiva enunciativa. Para além da dimensão macro, articulada a dimensões meso e micro, a análise do discurso aqui proposta quer ressaltar a dimensão meta, que permite pensar a própria escrita de pesquisa, em relações com as políticas públicas e com as ações de formação docente. Inscrevemo-nos nos estudos de letramento, situando especificamente como nosso objeto o letramento profissional do professor alfabetizador, que se relaciona ao letramento acadêmico, no discurso de formadores e docentes (STREET, 2014; LILLIS, 2009). Buscamos interrelacionar identidade docente e o fazer docente, propondo as bases para uma análise do discurso docente, de textos produzidos no âmbito da formação profissional. O objetivo deste artigo resume-se à problematização do fazer de pesquisadores que buscam analisar discursos docentes como palavras próprias, autoralmente construídos, na relação interdiscursiva com as produções acadêmicas que chegam pelas ações formadoras. Os fazeres docentes são descritos a partir de três dimensões: como atividade, num plano prático, de um agir automatizado, constituindo os gestos escolares; como habitus profissional, ou prática social inscrita nos modos de fazer institucionais, ou como ato, de acordo com a definição filosófica de Bakhtin (2010[1920]). Apontamos a concepção de Professor Autor como a mais pertinente, destacando-se de diversas outras presentes no campo, tais como: Professor-Pesquisador, Professor-Reflexivo, Professor-Narrador (que prioriza autobiografias). Os significados produzidos por cada uma destas três últimas, situam em negativo o professor como objeto de discurso, efeito da saturação de discursos que é imposta. Exige-se o cumprimento de funções, sem exigir compreensão, por parte de quem “age”, causando silêncio de discursos próprios. Por último, descrevemos alguns dos gêneros discursivos orais e escritos, produzidos no contexto de formação continuada desta pesquisa e apresentamos propostas de continuações a longo prazo para a pesquisa descrita.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3754
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/3754/2023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Raído; v. 8 n. 16 (2014); 177-196
1984-4018
reponame:Raído (Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Raído (Online)
collection Raído (Online)
repository.name.fl_str_mv Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv alexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1798316389417615360