A escola como espaço de mediação do conhecimento e humanização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crema, Everton Carlos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/12570
Resumo: O debate proposto busca discutir o papel e a importância da escola como um espaço de mediação e transmissão cultural, a partir da síntese dos conhecimentos científicos escolares e os saberes e experiências sociais, ou pelo menos assim deveria ser. A cultura escolar, resultado dos processos de escolarização e a cultura social produzida na vida prática, devem necessariamente se relacionar integrando campos, estruturas e formas de concepção e compreensão do mundo. Poucos lugares sociais possuem a diversidade e a representatividade da escola, essa condição também se apresenta como uma possibilidade e um imperativo categórico, na construção de uma sociedade mais justa, tolerante, equitativa e democrática. Para isso, nossos professores precisam aprender melhor, como podem ensinar com mais eficiência e eficácia e precisam de formação contínua, ante os desafios e dilemas da educação. Nossas alunas e alunos precisam ‘reaprender’ a aprender, valorizando seus conhecimentos sociais e histórias de vida, também formas de saber, orientando as carências na vida prática. A escola em sua diversidade e pluralidade se tornou um lugar onde se pode ‘existir’ e a educação é o conteúdo dessa ‘resistência’ contra o abuso, preconceito, racismo e toda a violência, a escola tem que ser melhor, porque nossos alunos e alunas precisam ser melhores. O conhecimento aprendido/construído sobre a vida e a diversidade, cria uma qualidade explicativa /compreensiva superior, transformando a própria realidade, ou no mínimo parâmetros compreensivos mais coerentes. Como resultado construiremos uma sociedade que refletirá a escola e não o contrário.
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spelling A escola como espaço de mediação do conhecimento e humanizaçãoLa escuela como espacio para mediar el conocimiento y la humanizaciónSchool as a space for mediating knowledge and humanizationMetodologias de ensino. Ensino da diversidade. Cultura escolar e cultura social. Humanismo diverso.Metodologías de enseñanza. Enseñanza de la diversidad. Cultura escolar y cultura social. Humanismo diverso.Teaching methodologies. Teaching Diversity. School Culture and Social Culture. Diverse Humanism.O debate proposto busca discutir o papel e a importância da escola como um espaço de mediação e transmissão cultural, a partir da síntese dos conhecimentos científicos escolares e os saberes e experiências sociais, ou pelo menos assim deveria ser. A cultura escolar, resultado dos processos de escolarização e a cultura social produzida na vida prática, devem necessariamente se relacionar integrando campos, estruturas e formas de concepção e compreensão do mundo. Poucos lugares sociais possuem a diversidade e a representatividade da escola, essa condição também se apresenta como uma possibilidade e um imperativo categórico, na construção de uma sociedade mais justa, tolerante, equitativa e democrática. Para isso, nossos professores precisam aprender melhor, como podem ensinar com mais eficiência e eficácia e precisam de formação contínua, ante os desafios e dilemas da educação. Nossas alunas e alunos precisam ‘reaprender’ a aprender, valorizando seus conhecimentos sociais e histórias de vida, também formas de saber, orientando as carências na vida prática. A escola em sua diversidade e pluralidade se tornou um lugar onde se pode ‘existir’ e a educação é o conteúdo dessa ‘resistência’ contra o abuso, preconceito, racismo e toda a violência, a escola tem que ser melhor, porque nossos alunos e alunas precisam ser melhores. O conhecimento aprendido/construído sobre a vida e a diversidade, cria uma qualidade explicativa /compreensiva superior, transformando a própria realidade, ou no mínimo parâmetros compreensivos mais coerentes. Como resultado construiremos uma sociedade que refletirá a escola e não o contrário.El debate propuesto busca discutir el papel y la importancia de la escuela como un espacio de mediación y transmisión cultural, basado en la síntesis del conocimiento científico de la escuela y el conocimiento y las experiencias sociales, o al menos así debería ser. La cultura escolar, el resultado de los procesos escolares y la cultura social producida en la vida práctica, debe estar necesariamente relacionada mediante la integración de campos, estructuras y formas de concebir y comprender el mundo. Pocos lugares sociales tienen la diversidad y representatividad de la escuela, esta condición también se presenta como una posibilidad y un imperativo categórico, en la construcción de una sociedad más justa, tolerante, equitativa y democrática. Para esto, nuestros maestros necesitan aprender mejor, cómo pueden enseñar de manera más eficiente y efectiva y necesitan capacitación continua, frente a los desafíos y dilemas de la educación. Nuestros estudiantes necesitan "volver a aprender" cómo aprender, valorando su conocimiento social y sus historias de vida, también formas de saber, guiando las necesidades en la vida práctica. La escuela en su diversidad y pluralidad se ha convertido en un lugar donde uno puede 'existir' y la educación es el contenido de esta 'resistencia' contra el abuso, los prejuicios, el racismo y toda violencia, la escuela tiene que ser mejor, porque nuestros estudiantes necesitan se mejor El conocimiento aprendido / construido sobre la vida y la diversidad, crea una calidad explicativa / integral superior, transformando la realidad misma, o al menos parámetros integrales más coherentes. Como resultado, construiremos una sociedad que reflejará la escuela y no al revés.The proposed debate seeks to discuss the role and importance of the school as a space for mediation and cultural transmission, based on the synthesis of school scientific knowledge and social knowledge and experiences, or at least it should be so. School culture, the result of schooling processes and the social culture produced in practical life, must necessarily relate to each other by integrating fields, structures and ways of conceiving and understanding the world. Few social places have the diversity and representativeness of the school, this condition also presents itself as a possibility and a categorical imperative, in the construction of a more just, tolerant, equitable and democratic society. For this, our teachers need to learn better, how they can teach more efficiently and effectively and need continuous training, in the face of the challenges and dilemmas of education. Our students need to 'relearn' how to learn, valuing their social knowledge and life stories, as well as ways of knowing, guiding the needs in practical life. The school in its diversity and plurality has become a place where one can 'exist' and education is the content of this 'resistance' against abuse, prejudice, racism and all violence, the school has to be better, because our students need be better. The knowledge learned / constructed about life and diversity, creates a superior explanatory / comprehensive quality, transforming reality itself, or at least more coherent comprehensive parameters. As a result, we will build a society that will reflect the school and not the other way around.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2020-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/1257010.30612/frh.v22i39.12570Fronteiras; v. 22 n. 39 (2020): DOSSIÊ 17: GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E ENSINO DE HISTÓRIA; 67 - 852175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. 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