O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Helena
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fronteiras (Dourados. Online)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478
Resumo: O ensino de história, se transmitir um conhecimento histórico factual e acabado, baseado numa narrativa única e numa identidade nacional exclusiva, pode produzir inúmeros obstáculos à construção da compreensão e consciência históricas dos alunos. A investigação em Ensino de História, em Educação Histórica e em Educação Patrimonial, realizada nas últimas décadas com professores e estudantes, tem procurado promover o ensino e a aprendizagem de conteúdos substantivos e conceitos disciplinares, o questionamento e discussão sobre diferentes fontes e o desenvolvimento do pensamento analítico e crítico. Estes objetivos apoiaram estudos de investigação, de natureza qualitativa, sobre a utilização do património cultural em aulas de história, e como este auxilia ou restringe o desenvolvimento de uma consciência patrimonial e a compreensão das interpretações históricas. De entre as conclusões principais da investigação relatada, destacam-se as vantagens da exploração do meio local, a partir de problemas próximos interesses dos alunos, analisando diversas fontes, materiais e imateriais, questionando, levantando hipóteses e construindo interpretações baseadas em evidências.
id UFGD-6_abe54cc4b4af78085e800ab23690108f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11478
network_acronym_str UFGD-6
network_name_str Fronteiras (Dourados. Online)
repository_id_str http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai
spelling O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e práticaEducação Patrimonial. Educação Histórica. Pensamento Crítico. Consciência Patrimonial.O ensino de história, se transmitir um conhecimento histórico factual e acabado, baseado numa narrativa única e numa identidade nacional exclusiva, pode produzir inúmeros obstáculos à construção da compreensão e consciência históricas dos alunos. A investigação em Ensino de História, em Educação Histórica e em Educação Patrimonial, realizada nas últimas décadas com professores e estudantes, tem procurado promover o ensino e a aprendizagem de conteúdos substantivos e conceitos disciplinares, o questionamento e discussão sobre diferentes fontes e o desenvolvimento do pensamento analítico e crítico. Estes objetivos apoiaram estudos de investigação, de natureza qualitativa, sobre a utilização do património cultural em aulas de história, e como este auxilia ou restringe o desenvolvimento de uma consciência patrimonial e a compreensão das interpretações históricas. De entre as conclusões principais da investigação relatada, destacam-se as vantagens da exploração do meio local, a partir de problemas próximos interesses dos alunos, analisando diversas fontes, materiais e imateriais, questionando, levantando hipóteses e construindo interpretações baseadas em evidências.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/1147810.30612/frh.v21i38.11478Fronteiras; v. 21 n. 38 (2019): DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 10 - 282175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478/5613https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478/6161https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478/6162Copyright (c) 2019 Fronteirasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Maria Helena2020-10-10T21:18:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11478Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2020-10-10T21:18:32Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática
title O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática
spellingShingle O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática
Pinto, Maria Helena
Educação Patrimonial. Educação Histórica. Pensamento Crítico. Consciência Patrimonial.
title_short O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática
title_full O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática
title_fullStr O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática
title_full_unstemmed O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática
title_sort O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática
author Pinto, Maria Helena
author_facet Pinto, Maria Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Patrimonial. Educação Histórica. Pensamento Crítico. Consciência Patrimonial.
topic Educação Patrimonial. Educação Histórica. Pensamento Crítico. Consciência Patrimonial.
description O ensino de história, se transmitir um conhecimento histórico factual e acabado, baseado numa narrativa única e numa identidade nacional exclusiva, pode produzir inúmeros obstáculos à construção da compreensão e consciência históricas dos alunos. A investigação em Ensino de História, em Educação Histórica e em Educação Patrimonial, realizada nas últimas décadas com professores e estudantes, tem procurado promover o ensino e a aprendizagem de conteúdos substantivos e conceitos disciplinares, o questionamento e discussão sobre diferentes fontes e o desenvolvimento do pensamento analítico e crítico. Estes objetivos apoiaram estudos de investigação, de natureza qualitativa, sobre a utilização do património cultural em aulas de história, e como este auxilia ou restringe o desenvolvimento de uma consciência patrimonial e a compreensão das interpretações históricas. De entre as conclusões principais da investigação relatada, destacam-se as vantagens da exploração do meio local, a partir de problemas próximos interesses dos alunos, analisando diversas fontes, materiais e imateriais, questionando, levantando hipóteses e construindo interpretações baseadas em evidências.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478
10.30612/frh.v21i38.11478
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478
identifier_str_mv 10.30612/frh.v21i38.11478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478/5613
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478/6161
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/11478/6162
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Fronteiras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Fronteiras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Fronteiras; v. 21 n. 38 (2019): DOSSIÊ 16: HISTÓRIA, PATRIMÔNIO CULTURAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS; 10 - 28
2175-0742
reponame:Fronteiras (Dourados. Online)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Fronteiras (Dourados. Online)
collection Fronteiras (Dourados. Online)
repository.name.fl_str_mv Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797231668980875264