Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salerno, Marina Brasiliano
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araújo, Paulo Ferreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5811
Resumo: O Governo do Estado de São Paulo, ao elaborar a Proposta Curricular objetivou oferecer às Escolas Estaduais um currículo comum. Para auxiliar os professores criou o Caderno do Professor, o qual apresenta formas de tratar o conhecimento distribuído por bimestre. Sendo essa ferramenta um contato direto com os professores de Educação Física, analisamos como ela pode ser utilizada para facilitar a inclusão de alunos com deficiência. Concluímos que existe espaço para complementar o auxílio ao professor com bibliografias, dicas para cada conteúdo relacionando-o às condições de deficiência, apresentação de adequações das propostas, discussões e vídeos. Dessa forma, o professor contará com aporte pedagógico que poderá facilitar o processo inclusivo e a superação de preconceitos.
id UFGD-8_9fd75857091455d52befd7515c145cd7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5811
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolarEducação física. Deficiência. Escola. Currículo.O Governo do Estado de São Paulo, ao elaborar a Proposta Curricular objetivou oferecer às Escolas Estaduais um currículo comum. Para auxiliar os professores criou o Caderno do Professor, o qual apresenta formas de tratar o conhecimento distribuído por bimestre. Sendo essa ferramenta um contato direto com os professores de Educação Física, analisamos como ela pode ser utilizada para facilitar a inclusão de alunos com deficiência. Concluímos que existe espaço para complementar o auxílio ao professor com bibliografias, dicas para cada conteúdo relacionando-o às condições de deficiência, apresentação de adequações das propostas, discussões e vídeos. Dessa forma, o professor contará com aporte pedagógico que poderá facilitar o processo inclusivo e a superação de preconceitos.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5811Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 8 (2016): Dossiê Educação Física Escolar; 43-592318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5811/3286Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalerno, Marina BrasilianoAraújo, Paulo Ferreira de2019-08-09T11:52:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5811Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-09T11:52:24Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar
title Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar
spellingShingle Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar
Salerno, Marina Brasiliano
Educação física. Deficiência. Escola. Currículo.
title_short Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar
title_full Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar
title_fullStr Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar
title_full_unstemmed Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar
title_sort Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar
author Salerno, Marina Brasiliano
author_facet Salerno, Marina Brasiliano
Araújo, Paulo Ferreira de
author_role author
author2 Araújo, Paulo Ferreira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salerno, Marina Brasiliano
Araújo, Paulo Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física. Deficiência. Escola. Currículo.
topic Educação física. Deficiência. Escola. Currículo.
description O Governo do Estado de São Paulo, ao elaborar a Proposta Curricular objetivou oferecer às Escolas Estaduais um currículo comum. Para auxiliar os professores criou o Caderno do Professor, o qual apresenta formas de tratar o conhecimento distribuído por bimestre. Sendo essa ferramenta um contato direto com os professores de Educação Física, analisamos como ela pode ser utilizada para facilitar a inclusão de alunos com deficiência. Concluímos que existe espaço para complementar o auxílio ao professor com bibliografias, dicas para cada conteúdo relacionando-o às condições de deficiência, apresentação de adequações das propostas, discussões e vídeos. Dessa forma, o professor contará com aporte pedagógico que poderá facilitar o processo inclusivo e a superação de preconceitos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5811
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5811/3286
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 8 (2016): Dossiê Educação Física Escolar; 43-59
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170079555584