Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5811 |
Resumo: | O Governo do Estado de São Paulo, ao elaborar a Proposta Curricular objetivou oferecer às Escolas Estaduais um currículo comum. Para auxiliar os professores criou o Caderno do Professor, o qual apresenta formas de tratar o conhecimento distribuído por bimestre. Sendo essa ferramenta um contato direto com os professores de Educação Física, analisamos como ela pode ser utilizada para facilitar a inclusão de alunos com deficiência. Concluímos que existe espaço para complementar o auxílio ao professor com bibliografias, dicas para cada conteúdo relacionando-o às condições de deficiência, apresentação de adequações das propostas, discussões e vídeos. Dessa forma, o professor contará com aporte pedagógico que poderá facilitar o processo inclusivo e a superação de preconceitos. |
id |
UFGD-8_9fd75857091455d52befd7515c145cd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5811 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolarEducação física. Deficiência. Escola. Currículo.O Governo do Estado de São Paulo, ao elaborar a Proposta Curricular objetivou oferecer às Escolas Estaduais um currículo comum. Para auxiliar os professores criou o Caderno do Professor, o qual apresenta formas de tratar o conhecimento distribuído por bimestre. Sendo essa ferramenta um contato direto com os professores de Educação Física, analisamos como ela pode ser utilizada para facilitar a inclusão de alunos com deficiência. Concluímos que existe espaço para complementar o auxílio ao professor com bibliografias, dicas para cada conteúdo relacionando-o às condições de deficiência, apresentação de adequações das propostas, discussões e vídeos. Dessa forma, o professor contará com aporte pedagógico que poderá facilitar o processo inclusivo e a superação de preconceitos.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5811Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 8 (2016): Dossiê Educação Física Escolar; 43-592318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5811/3286Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessSalerno, Marina BrasilianoAraújo, Paulo Ferreira de2019-08-09T11:52:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5811Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-09T11:52:24Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar |
title |
Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar |
spellingShingle |
Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar Salerno, Marina Brasiliano Educação física. Deficiência. Escola. Currículo. |
title_short |
Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar |
title_full |
Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar |
title_fullStr |
Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar |
title_full_unstemmed |
Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar |
title_sort |
Caderno do professor: inclusão de alunos com deficiência na Educação Física escolar |
author |
Salerno, Marina Brasiliano |
author_facet |
Salerno, Marina Brasiliano Araújo, Paulo Ferreira de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Paulo Ferreira de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salerno, Marina Brasiliano Araújo, Paulo Ferreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física. Deficiência. Escola. Currículo. |
topic |
Educação física. Deficiência. Escola. Currículo. |
description |
O Governo do Estado de São Paulo, ao elaborar a Proposta Curricular objetivou oferecer às Escolas Estaduais um currículo comum. Para auxiliar os professores criou o Caderno do Professor, o qual apresenta formas de tratar o conhecimento distribuído por bimestre. Sendo essa ferramenta um contato direto com os professores de Educação Física, analisamos como ela pode ser utilizada para facilitar a inclusão de alunos com deficiência. Concluímos que existe espaço para complementar o auxílio ao professor com bibliografias, dicas para cada conteúdo relacionando-o às condições de deficiência, apresentação de adequações das propostas, discussões e vídeos. Dessa forma, o professor contará com aporte pedagógico que poderá facilitar o processo inclusivo e a superação de preconceitos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5811 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5811 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5811/3286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 4 n. 8 (2016): Dossiê Educação Física Escolar; 43-59 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170079555584 |