Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9725 |
Resumo: | Esse artigo apresenta a Educação Infantil e a rotina escolar adotada em unidades de ensino no contexto da Amazônia, na cidade de Boa Vista, em Roraima, realizando uma análise fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (PNQEI). As escolas pesquisadas atendem crianças de dois a quatro anos de idade em período integral. Por partir de uma realidade concreta o estudo desenvolvido é de natureza aplicada, do tipo explicativo e possui abordagem qualitativa. Um dos instrumentos de coleta de dados utilizado foi a planilha de observação, por permitir a descrição, correlação e análise dos fenômenos envolvidos na pesquisa. Em seus resultados verificou-se que o planejamento de ações realizado nessas unidades de ensino contempla os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, assim como os campos de experiência apontados na BNCC. |
id |
UFGD-8_ebca4b70c55bc90603cd02896fd89824 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9725 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na AmazôniaEducação infantil. Rotina escolar. Planejamento didático. Amazônia.Esse artigo apresenta a Educação Infantil e a rotina escolar adotada em unidades de ensino no contexto da Amazônia, na cidade de Boa Vista, em Roraima, realizando uma análise fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (PNQEI). As escolas pesquisadas atendem crianças de dois a quatro anos de idade em período integral. Por partir de uma realidade concreta o estudo desenvolvido é de natureza aplicada, do tipo explicativo e possui abordagem qualitativa. Um dos instrumentos de coleta de dados utilizado foi a planilha de observação, por permitir a descrição, correlação e análise dos fenômenos envolvidos na pesquisa. Em seus resultados verificou-se que o planejamento de ações realizado nessas unidades de ensino contempla os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, assim como os campos de experiência apontados na BNCC.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/972510.30612/hre.v7i14.9725Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 14 (2019); 123-1362318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9725/5505Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Soraya de AraújoBarros, Laura Juliana Neris MachadoFeitoza, Sãmella Kalyne Araújo2019-12-19T21:54:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9725Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-12-19T21:54:58Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia |
title |
Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia |
spellingShingle |
Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia Feitosa, Soraya de Araújo Educação infantil. Rotina escolar. Planejamento didático. Amazônia. |
title_short |
Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia |
title_full |
Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia |
title_fullStr |
Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia |
title_full_unstemmed |
Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia |
title_sort |
Uma experiência sobre rotina escolar e planejamento didático na Educação Infantil na Amazônia |
author |
Feitosa, Soraya de Araújo |
author_facet |
Feitosa, Soraya de Araújo Barros, Laura Juliana Neris Machado Feitoza, Sãmella Kalyne Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Barros, Laura Juliana Neris Machado Feitoza, Sãmella Kalyne Araújo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa, Soraya de Araújo Barros, Laura Juliana Neris Machado Feitoza, Sãmella Kalyne Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil. Rotina escolar. Planejamento didático. Amazônia. |
topic |
Educação infantil. Rotina escolar. Planejamento didático. Amazônia. |
description |
Esse artigo apresenta a Educação Infantil e a rotina escolar adotada em unidades de ensino no contexto da Amazônia, na cidade de Boa Vista, em Roraima, realizando uma análise fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (PNQEI). As escolas pesquisadas atendem crianças de dois a quatro anos de idade em período integral. Por partir de uma realidade concreta o estudo desenvolvido é de natureza aplicada, do tipo explicativo e possui abordagem qualitativa. Um dos instrumentos de coleta de dados utilizado foi a planilha de observação, por permitir a descrição, correlação e análise dos fenômenos envolvidos na pesquisa. Em seus resultados verificou-se que o planejamento de ações realizado nessas unidades de ensino contempla os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, assim como os campos de experiência apontados na BNCC. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9725 10.30612/hre.v7i14.9725 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9725 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v7i14.9725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/9725/5505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 7 n. 14 (2019); 123-136 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170612232192 |