O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregorio, Janine Marques da Costa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Domingues, Jonatham Machado, Costa, David Antonio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tangram (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13607
Resumo: Este artigo dialoga com uma pesquisa de mestrado em andamento no PPGECT-UFSC, assim como, continuação de um estudo que investigou as orientações pedagógicas e didáticas no ensino de fração vistas nas obras do Professor Manoel Jairo Bezerra. Desse modo, tem-se por objetivo elucidar a matemática a ensinar e matemática para ensinar fração apreendidas nas produções de Bezerra, através das materialidades do Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular ao responder a questão norteadora: Quais foram as orientações didático-pedagógicas propostas por Bezerra para o ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade da Cultura Popular? Salienta-se que, este trabalho de cunho histórico lastreia nos estudos provindos da História Cultural e, as interlocuções teórico-metodológicas utilizam os conceitos de matemática a ensinar e matemática para ensinar. Em síntese, infere-se que as orientações propostas por Bezerra para o ensino de fração acompanharam as produções do docente ao longo do espaço-tempo.
id UFGD-9_a699830b6a4661b0e485c967569e1819
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13607
network_acronym_str UFGD-9
network_name_str Tangram (Dourados)
repository_id_str
spelling O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinarHistória da educação matemáticaExames de MadurezaManoel Jairo Bezerra.Educação MatemáticaEste artigo dialoga com uma pesquisa de mestrado em andamento no PPGECT-UFSC, assim como, continuação de um estudo que investigou as orientações pedagógicas e didáticas no ensino de fração vistas nas obras do Professor Manoel Jairo Bezerra. Desse modo, tem-se por objetivo elucidar a matemática a ensinar e matemática para ensinar fração apreendidas nas produções de Bezerra, através das materialidades do Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular ao responder a questão norteadora: Quais foram as orientações didático-pedagógicas propostas por Bezerra para o ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade da Cultura Popular? Salienta-se que, este trabalho de cunho histórico lastreia nos estudos provindos da História Cultural e, as interlocuções teórico-metodológicas utilizam os conceitos de matemática a ensinar e matemática para ensinar. Em síntese, infere-se que as orientações propostas por Bezerra para o ensino de fração acompanharam as produções do docente ao longo do espaço-tempo.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1360710.30612/tangram.v4i3.13607TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2021); 03-242595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13607/7833Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGregorio, Janine Marques da CostaDomingues, Jonatham MachadoCosta, David Antonio da2021-06-29T18:56:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13607Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-06-29T18:56:54Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar
title O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar
spellingShingle O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar
Gregorio, Janine Marques da Costa
História da educação matemática
Exames de Madureza
Manoel Jairo Bezerra.
Educação Matemática
title_short O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar
title_full O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar
title_fullStr O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar
title_full_unstemmed O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar
title_sort O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar
author Gregorio, Janine Marques da Costa
author_facet Gregorio, Janine Marques da Costa
Domingues, Jonatham Machado
Costa, David Antonio da
author_role author
author2 Domingues, Jonatham Machado
Costa, David Antonio da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregorio, Janine Marques da Costa
Domingues, Jonatham Machado
Costa, David Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação matemática
Exames de Madureza
Manoel Jairo Bezerra.
Educação Matemática
topic História da educação matemática
Exames de Madureza
Manoel Jairo Bezerra.
Educação Matemática
description Este artigo dialoga com uma pesquisa de mestrado em andamento no PPGECT-UFSC, assim como, continuação de um estudo que investigou as orientações pedagógicas e didáticas no ensino de fração vistas nas obras do Professor Manoel Jairo Bezerra. Desse modo, tem-se por objetivo elucidar a matemática a ensinar e matemática para ensinar fração apreendidas nas produções de Bezerra, através das materialidades do Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular ao responder a questão norteadora: Quais foram as orientações didático-pedagógicas propostas por Bezerra para o ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade da Cultura Popular? Salienta-se que, este trabalho de cunho histórico lastreia nos estudos provindos da História Cultural e, as interlocuções teórico-metodológicas utilizam os conceitos de matemática a ensinar e matemática para ensinar. Em síntese, infere-se que as orientações propostas por Bezerra para o ensino de fração acompanharam as produções do docente ao longo do espaço-tempo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13607
10.30612/tangram.v4i3.13607
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13607
identifier_str_mv 10.30612/tangram.v4i3.13607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13607/7833
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
publisher.none.fl_str_mv Federal University of Grande Dourados (UFGD)
dc.source.none.fl_str_mv TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2021); 03-24
2595-0967
reponame:Tangram (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Tangram (Dourados)
collection Tangram (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1797220479998623744