O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13607 |
Resumo: | Este artigo dialoga com uma pesquisa de mestrado em andamento no PPGECT-UFSC, assim como, continuação de um estudo que investigou as orientações pedagógicas e didáticas no ensino de fração vistas nas obras do Professor Manoel Jairo Bezerra. Desse modo, tem-se por objetivo elucidar a matemática a ensinar e matemática para ensinar fração apreendidas nas produções de Bezerra, através das materialidades do Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular ao responder a questão norteadora: Quais foram as orientações didático-pedagógicas propostas por Bezerra para o ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade da Cultura Popular? Salienta-se que, este trabalho de cunho histórico lastreia nos estudos provindos da História Cultural e, as interlocuções teórico-metodológicas utilizam os conceitos de matemática a ensinar e matemática para ensinar. Em síntese, infere-se que as orientações propostas por Bezerra para o ensino de fração acompanharam as produções do docente ao longo do espaço-tempo. |
id |
UFGD-9_a699830b6a4661b0e485c967569e1819 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13607 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinarHistória da educação matemáticaExames de MadurezaManoel Jairo Bezerra.Educação MatemáticaEste artigo dialoga com uma pesquisa de mestrado em andamento no PPGECT-UFSC, assim como, continuação de um estudo que investigou as orientações pedagógicas e didáticas no ensino de fração vistas nas obras do Professor Manoel Jairo Bezerra. Desse modo, tem-se por objetivo elucidar a matemática a ensinar e matemática para ensinar fração apreendidas nas produções de Bezerra, através das materialidades do Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular ao responder a questão norteadora: Quais foram as orientações didático-pedagógicas propostas por Bezerra para o ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade da Cultura Popular? Salienta-se que, este trabalho de cunho histórico lastreia nos estudos provindos da História Cultural e, as interlocuções teórico-metodológicas utilizam os conceitos de matemática a ensinar e matemática para ensinar. Em síntese, infere-se que as orientações propostas por Bezerra para o ensino de fração acompanharam as produções do docente ao longo do espaço-tempo.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1360710.30612/tangram.v4i3.13607TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2021); 03-242595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13607/7833Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGregorio, Janine Marques da CostaDomingues, Jonatham MachadoCosta, David Antonio da2021-06-29T18:56:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13607Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-06-29T18:56:54Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar |
title |
O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar |
spellingShingle |
O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar Gregorio, Janine Marques da Costa História da educação matemática Exames de Madureza Manoel Jairo Bezerra. Educação Matemática |
title_short |
O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar |
title_full |
O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar |
title_fullStr |
O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar |
title_full_unstemmed |
O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar |
title_sort |
O ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular: vestígios de uma matemática a ensinar e matemática para ensinar |
author |
Gregorio, Janine Marques da Costa |
author_facet |
Gregorio, Janine Marques da Costa Domingues, Jonatham Machado Costa, David Antonio da |
author_role |
author |
author2 |
Domingues, Jonatham Machado Costa, David Antonio da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gregorio, Janine Marques da Costa Domingues, Jonatham Machado Costa, David Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação matemática Exames de Madureza Manoel Jairo Bezerra. Educação Matemática |
topic |
História da educação matemática Exames de Madureza Manoel Jairo Bezerra. Educação Matemática |
description |
Este artigo dialoga com uma pesquisa de mestrado em andamento no PPGECT-UFSC, assim como, continuação de um estudo que investigou as orientações pedagógicas e didáticas no ensino de fração vistas nas obras do Professor Manoel Jairo Bezerra. Desse modo, tem-se por objetivo elucidar a matemática a ensinar e matemática para ensinar fração apreendidas nas produções de Bezerra, através das materialidades do Curso do Artigo 99 da Universidade de Cultura Popular ao responder a questão norteadora: Quais foram as orientações didático-pedagógicas propostas por Bezerra para o ensino de fração no Curso do Artigo 99 da Universidade da Cultura Popular? Salienta-se que, este trabalho de cunho histórico lastreia nos estudos provindos da História Cultural e, as interlocuções teórico-metodológicas utilizam os conceitos de matemática a ensinar e matemática para ensinar. Em síntese, infere-se que as orientações propostas por Bezerra para o ensino de fração acompanharam as produções do docente ao longo do espaço-tempo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13607 10.30612/tangram.v4i3.13607 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13607 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v4i3.13607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13607/7833 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 3 (2021); 03-24 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479998623744 |