Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tangram (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12975 |
Resumo: | A inclusão da Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular, principalmente na área de Matemática, requer que discussões sobre essa temática sejam realizadas na formação inicial e continuada de professores de Matemática, visando o preparo para a abordagem desse tema. Nesse sentido, objetivamos apresentar e discutir possíveis contribuições de monitorias relacionadas a Educação Financeira para a formação inicial de futuros professores de Matemática. Para tanto, consideramos ações realizadas no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), durante o primeiro semestre de 2020, em que as atividades se realizaram de modo remoto em decorrência da pandemia COVID-19. Por meio das atividades realizadas, apontamos a necessidade de estudos sobre Educação Financeira na formação inicial e continuada de professores de Matemática e contribuições de monitorias na formação de licenciandos. |
id |
UFGD-9_f7d9e17dcfdd1eccf05c5fd7d2fcb900 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12975 |
network_acronym_str |
UFGD-9 |
network_name_str |
Tangram (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de MatemáticaLicenciatura em MatemáticaPandemiaRelato de experiênciaEducação MatemáticaA inclusão da Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular, principalmente na área de Matemática, requer que discussões sobre essa temática sejam realizadas na formação inicial e continuada de professores de Matemática, visando o preparo para a abordagem desse tema. Nesse sentido, objetivamos apresentar e discutir possíveis contribuições de monitorias relacionadas a Educação Financeira para a formação inicial de futuros professores de Matemática. Para tanto, consideramos ações realizadas no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), durante o primeiro semestre de 2020, em que as atividades se realizaram de modo remoto em decorrência da pandemia COVID-19. Por meio das atividades realizadas, apontamos a necessidade de estudos sobre Educação Financeira na formação inicial e continuada de professores de Matemática e contribuições de monitorias na formação de licenciandos.Federal University of Grande Dourados (UFGD)2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/1297510.30612/tangram.v4i1.12975TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2021); 185-2002595-0967reponame:Tangram (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12975/7619Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessCamargo de Souza, Ana GabrielleRodrigues Mendes, LucasBerres Hartmann, Andrei LuísMaltempi, Marcus Vinicius2021-03-29T12:18:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12975Revistahttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangramPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/oaiedvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br2595-09672595-0967opendoar:2021-03-29T12:18:58Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática |
title |
Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática |
spellingShingle |
Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática Camargo de Souza, Ana Gabrielle Licenciatura em Matemática Pandemia Relato de experiência Educação Matemática |
title_short |
Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática |
title_full |
Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática |
title_fullStr |
Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática |
title_full_unstemmed |
Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática |
title_sort |
Monitorias de Educação Financeira: contribuições para a formação inicial de futuros professores de Matemática |
author |
Camargo de Souza, Ana Gabrielle |
author_facet |
Camargo de Souza, Ana Gabrielle Rodrigues Mendes, Lucas Berres Hartmann, Andrei Luís Maltempi, Marcus Vinicius |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues Mendes, Lucas Berres Hartmann, Andrei Luís Maltempi, Marcus Vinicius |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo de Souza, Ana Gabrielle Rodrigues Mendes, Lucas Berres Hartmann, Andrei Luís Maltempi, Marcus Vinicius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura em Matemática Pandemia Relato de experiência Educação Matemática |
topic |
Licenciatura em Matemática Pandemia Relato de experiência Educação Matemática |
description |
A inclusão da Educação Financeira na Base Nacional Comum Curricular, principalmente na área de Matemática, requer que discussões sobre essa temática sejam realizadas na formação inicial e continuada de professores de Matemática, visando o preparo para a abordagem desse tema. Nesse sentido, objetivamos apresentar e discutir possíveis contribuições de monitorias relacionadas a Educação Financeira para a formação inicial de futuros professores de Matemática. Para tanto, consideramos ações realizadas no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Paulista (Unesp), durante o primeiro semestre de 2020, em que as atividades se realizaram de modo remoto em decorrência da pandemia COVID-19. Por meio das atividades realizadas, apontamos a necessidade de estudos sobre Educação Financeira na formação inicial e continuada de professores de Matemática e contribuições de monitorias na formação de licenciandos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12975 10.30612/tangram.v4i1.12975 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12975 |
identifier_str_mv |
10.30612/tangram.v4i1.12975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/12975/7619 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 TANGRAM - Revista de Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
publisher.none.fl_str_mv |
Federal University of Grande Dourados (UFGD) |
dc.source.none.fl_str_mv |
TANGRAM - Revista de Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2021); 185-200 2595-0967 reponame:Tangram (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Tangram (Dourados) |
collection |
Tangram (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Tangram (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
edvonetealencar@ufgd.edu.br || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797220479972409344 |