Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas, Ane Grasiele Gomes
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gomes, Maria Carmen Aires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20975
Resumo: O texto discute a divulgação por parte das empresas deinformações sobre o investimento em ações de responsabilidade social quevalorizam a imagem institucional. Por meio de um estudo empíricoqualitativo, procura-se entender o posicionamento das organizações emrelação à prática social e identificar estratégias discursivas para adivulgação da condição de empresa-cidadã em busca de uma construçãopositiva identitária. Conclui-se que as organizações ainda possuemdificuldade de manter uma coerência entre o discurso e a prática,impulsionadas pelo mercado competitivo. Assim, muitas vezes acomunicação é organizada para induzir o público a uma falsa imagem deempresa-cidadã.
id UFJF-4_065924701450d7ca19b23953d262c77c
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/20975
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressacomunicação organizacionalresponsabilidade socialimagemO texto discute a divulgação por parte das empresas deinformações sobre o investimento em ações de responsabilidade social quevalorizam a imagem institucional. Por meio de um estudo empíricoqualitativo, procura-se entender o posicionamento das organizações emrelação à prática social e identificar estratégias discursivas para adivulgação da condição de empresa-cidadã em busca de uma construçãopositiva identitária. Conclui-se que as organizações ainda possuemdificuldade de manter uma coerência entre o discurso e a prática,impulsionadas pelo mercado competitivo. Assim, muitas vezes acomunicação é organizada para induzir o público a uma falsa imagem deempresa-cidadã.Universidade Federal de Juiz de Fora2008-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/2097510.34019/1981-4070.2008.v2.20975Lumina; v. 2 n. 1 (2008)1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20975/11350Copyright (c) 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Freitas, Ane Grasiele GomesGomes, Maria Carmen Aires2019-02-16T14:02:04Zoai:periodicos.ufjf.br:article/20975Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2019-02-16T14:02:04Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
title Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
spellingShingle Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
de Freitas, Ane Grasiele Gomes
comunicação organizacional
responsabilidade social
imagem
title_short Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
title_full Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
title_fullStr Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
title_full_unstemmed Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
title_sort Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
author de Freitas, Ane Grasiele Gomes
author_facet de Freitas, Ane Grasiele Gomes
Gomes, Maria Carmen Aires
author_role author
author2 Gomes, Maria Carmen Aires
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Freitas, Ane Grasiele Gomes
Gomes, Maria Carmen Aires
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação organizacional
responsabilidade social
imagem
topic comunicação organizacional
responsabilidade social
imagem
description O texto discute a divulgação por parte das empresas deinformações sobre o investimento em ações de responsabilidade social quevalorizam a imagem institucional. Por meio de um estudo empíricoqualitativo, procura-se entender o posicionamento das organizações emrelação à prática social e identificar estratégias discursivas para adivulgação da condição de empresa-cidadã em busca de uma construçãopositiva identitária. Conclui-se que as organizações ainda possuemdificuldade de manter uma coerência entre o discurso e a prática,impulsionadas pelo mercado competitivo. Assim, muitas vezes acomunicação é organizada para induzir o público a uma falsa imagem deempresa-cidadã.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20975
10.34019/1981-4070.2008.v2.20975
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20975
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2008.v2.20975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/20975/11350
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 2 n. 1 (2008)
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675253504770048