Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas, Ane Grasiele Gomes
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gomes, Maria Carmen Aires
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/187
Resumo: O texto discute a divulgação por parte das empresas deinformações sobre o investimento em ações de responsabilidade social quevalorizam a imagem institucional. Por meio de um estudo empíricoqualitativo, procura-se entender o posicionamento das organizações emrelação à prática social e identificar estratégias discursivas para adivulgação da condição de empresa-cidadã em busca de uma construçãopositiva identitária. Conclui-se que as organizações ainda possuemdificuldade de manter uma coerência entre o discurso e a prática,impulsionadas pelo mercado competitivo. Assim, muitas vezes acomunicação é organizada para induzir o público a uma falsa imagem deempresa-cidadã.
id UFRJ-12_ac9bc7db534f54bf618ea9d89ab436d8
oai_identifier_str oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/187
network_acronym_str UFRJ-12
network_name_str Revista Lumina
spelling Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressacomunicação organizacional; responsabilidade social; imagemO texto discute a divulgação por parte das empresas deinformações sobre o investimento em ações de responsabilidade social quevalorizam a imagem institucional. Por meio de um estudo empíricoqualitativo, procura-se entender o posicionamento das organizações emrelação à prática social e identificar estratégias discursivas para adivulgação da condição de empresa-cidadã em busca de uma construçãopositiva identitária. Conclui-se que as organizações ainda possuemdificuldade de manter uma coerência entre o discurso e a prática,impulsionadas pelo mercado competitivo. Assim, muitas vezes acomunicação é organizada para induzir o público a uma falsa imagem deempresa-cidadã.Lumina2008-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/187Lumina; v. 2, n. 1 (2008)e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/187/182Direitos autorais 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Freitas, Ane Grasiele GomesGomes, Maria Carmen Aires2019-01-29T20:26:46Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
title Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
spellingShingle Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
de Freitas, Ane Grasiele Gomes
comunicação organizacional; responsabilidade social; imagem
title_short Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
title_full Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
title_fullStr Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
title_full_unstemmed Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
title_sort Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
author de Freitas, Ane Grasiele Gomes
author_facet de Freitas, Ane Grasiele Gomes
Gomes, Maria Carmen Aires
author_role author
author2 Gomes, Maria Carmen Aires
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Freitas, Ane Grasiele Gomes
Gomes, Maria Carmen Aires
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação organizacional; responsabilidade social; imagem
topic comunicação organizacional; responsabilidade social; imagem
dc.description.none.fl_txt_mv O texto discute a divulgação por parte das empresas deinformações sobre o investimento em ações de responsabilidade social quevalorizam a imagem institucional. Por meio de um estudo empíricoqualitativo, procura-se entender o posicionamento das organizações emrelação à prática social e identificar estratégias discursivas para adivulgação da condição de empresa-cidadã em busca de uma construçãopositiva identitária. Conclui-se que as organizações ainda possuemdificuldade de manter uma coerência entre o discurso e a prática,impulsionadas pelo mercado competitivo. Assim, muitas vezes acomunicação é organizada para induzir o público a uma falsa imagem deempresa-cidadã.
description O texto discute a divulgação por parte das empresas deinformações sobre o investimento em ações de responsabilidade social quevalorizam a imagem institucional. Por meio de um estudo empíricoqualitativo, procura-se entender o posicionamento das organizações emrelação à prática social e identificar estratégias discursivas para adivulgação da condição de empresa-cidadã em busca de uma construçãopositiva identitária. Conclui-se que as organizações ainda possuemdificuldade de manter uma coerência entre o discurso e a prática,impulsionadas pelo mercado competitivo. Assim, muitas vezes acomunicação é organizada para induzir o público a uma falsa imagem deempresa-cidadã.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/187
url https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/187/182
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2014 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2014 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lumina
publisher.none.fl_str_mv Lumina
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 2, n. 1 (2008)
e-1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron:UFRJ
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1624478394360004608