Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Lumina |
Texto Completo: | https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/187 |
Resumo: | O texto discute a divulgação por parte das empresas deinformações sobre o investimento em ações de responsabilidade social quevalorizam a imagem institucional. Por meio de um estudo empíricoqualitativo, procura-se entender o posicionamento das organizações emrelação à prática social e identificar estratégias discursivas para adivulgação da condição de empresa-cidadã em busca de uma construçãopositiva identitária. Conclui-se que as organizações ainda possuemdificuldade de manter uma coerência entre o discurso e a prática,impulsionadas pelo mercado competitivo. Assim, muitas vezes acomunicação é organizada para induzir o público a uma falsa imagem deempresa-cidadã. |
id |
UFRJ-12_ac9bc7db534f54bf618ea9d89ab436d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:lumina.ufjf.emnuvens.com.br:article/187 |
network_acronym_str |
UFRJ-12 |
network_name_str |
Revista Lumina |
spelling |
Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressacomunicação organizacional; responsabilidade social; imagemO texto discute a divulgação por parte das empresas deinformações sobre o investimento em ações de responsabilidade social quevalorizam a imagem institucional. Por meio de um estudo empíricoqualitativo, procura-se entender o posicionamento das organizações emrelação à prática social e identificar estratégias discursivas para adivulgação da condição de empresa-cidadã em busca de uma construçãopositiva identitária. Conclui-se que as organizações ainda possuemdificuldade de manter uma coerência entre o discurso e a prática,impulsionadas pelo mercado competitivo. Assim, muitas vezes acomunicação é organizada para induzir o público a uma falsa imagem deempresa-cidadã.Lumina2008-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/187Lumina; v. 2, n. 1 (2008)e-1981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal do Rio de Janeiroinstacron:UFRJporhttps://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/187/182Direitos autorais 2014 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Freitas, Ane Grasiele GomesGomes, Maria Carmen Aires2019-01-29T20:26:46Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa |
title |
Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa |
spellingShingle |
Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa de Freitas, Ane Grasiele Gomes comunicação organizacional; responsabilidade social; imagem |
title_short |
Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa |
title_full |
Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa |
title_fullStr |
Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa |
title_full_unstemmed |
Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa |
title_sort |
Comunicação nas organizações: uma análise da prática social em mídia impressa |
author |
de Freitas, Ane Grasiele Gomes |
author_facet |
de Freitas, Ane Grasiele Gomes Gomes, Maria Carmen Aires |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria Carmen Aires |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Freitas, Ane Grasiele Gomes Gomes, Maria Carmen Aires |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação organizacional; responsabilidade social; imagem |
topic |
comunicação organizacional; responsabilidade social; imagem |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O texto discute a divulgação por parte das empresas deinformações sobre o investimento em ações de responsabilidade social quevalorizam a imagem institucional. Por meio de um estudo empíricoqualitativo, procura-se entender o posicionamento das organizações emrelação à prática social e identificar estratégias discursivas para adivulgação da condição de empresa-cidadã em busca de uma construçãopositiva identitária. Conclui-se que as organizações ainda possuemdificuldade de manter uma coerência entre o discurso e a prática,impulsionadas pelo mercado competitivo. Assim, muitas vezes acomunicação é organizada para induzir o público a uma falsa imagem deempresa-cidadã. |
description |
O texto discute a divulgação por parte das empresas deinformações sobre o investimento em ações de responsabilidade social quevalorizam a imagem institucional. Por meio de um estudo empíricoqualitativo, procura-se entender o posicionamento das organizações emrelação à prática social e identificar estratégias discursivas para adivulgação da condição de empresa-cidadã em busca de uma construçãopositiva identitária. Conclui-se que as organizações ainda possuemdificuldade de manter uma coerência entre o discurso e a prática,impulsionadas pelo mercado competitivo. Assim, muitas vezes acomunicação é organizada para induzir o público a uma falsa imagem deempresa-cidadã. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-06-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/187 |
url |
https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/187/182 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2014 Lumina info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2014 Lumina |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lumina |
publisher.none.fl_str_mv |
Lumina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Lumina; v. 2, n. 1 (2008) e-1981-4070 1516-0785 reponame:Revista Lumina instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro instacron:UFRJ |
reponame_str |
Revista Lumina |
collection |
Revista Lumina |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1624478394360004608 |