Atividade experimental problematizada (AEP): revisão bibliográfica em descritores na área de ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Luís Silva da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, Marcello, Pereira, Samara Magalhães, Silva Filho, Olavo Leopoldino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31125
Resumo: O ensino experimental fundamentado na busca por solução de problemas baseia-se, sobretudo, na relação estabelecida entre os desafios e a busca de estratégias particularizadas para cercá-los a determinada maneira. Temos trabalhado nesta área de pesquisa nos últimos anos, investigando abordagens experimentais problematizadas (AEP). Muito se tem produzido neste campo científico, sob diversos vieses, e este trabalho se dedica a analisar determinado extrato da produção acadêmica correlata. Foram analisados 12 periódicos científicos nas áreas de Ensino, Educação, Ensino de Química e Ensino de Física, relativamente ao período de 2010 a 2015, selecionando-se 104 trabalhos de interesse. A revisão dos periódicos resultante deste trabalho fornece uma visão ampla e concreta de como a experimentação e a resolução de problemas vêm sendo estudadas/pesquisadas aproximadamente nos últimos cinco anos, em particular na correlação que se estabelece entre elas.
id UFJF-7_295819799a5447891713dad9096617e6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31125
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Atividade experimental problematizada (AEP): revisão bibliográfica em descritores na área de ensino de ciênciasAtividade Experimental ProblematizadaResolução de ProblemasEnsino de CiênciasRevisão BibliográficaO ensino experimental fundamentado na busca por solução de problemas baseia-se, sobretudo, na relação estabelecida entre os desafios e a busca de estratégias particularizadas para cercá-los a determinada maneira. Temos trabalhado nesta área de pesquisa nos últimos anos, investigando abordagens experimentais problematizadas (AEP). Muito se tem produzido neste campo científico, sob diversos vieses, e este trabalho se dedica a analisar determinado extrato da produção acadêmica correlata. Foram analisados 12 periódicos científicos nas áreas de Ensino, Educação, Ensino de Química e Ensino de Física, relativamente ao período de 2010 a 2015, selecionando-se 104 trabalhos de interesse. A revisão dos periódicos resultante deste trabalho fornece uma visão ampla e concreta de como a experimentação e a resolução de problemas vêm sendo estudadas/pesquisadas aproximadamente nos últimos cinco anos, em particular na correlação que se estabelece entre elas.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/3112510.34019/2237-9444.2019.v9.31125Pesquisa e Debate em Educação; v. 9 n. 1 (2019): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática (continuação); 459-4712237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31125/20854Silva, André Luís Silva daFerreira, MarcelloPereira, Samara MagalhãesSilva Filho, Olavo Leopoldino dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T22:10:40Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31125Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:26.587139Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Atividade experimental problematizada (AEP): revisão bibliográfica em descritores na área de ensino de ciências
title Atividade experimental problematizada (AEP): revisão bibliográfica em descritores na área de ensino de ciências
spellingShingle Atividade experimental problematizada (AEP): revisão bibliográfica em descritores na área de ensino de ciências
Silva, André Luís Silva da
Atividade Experimental Problematizada
Resolução de Problemas
Ensino de Ciências
Revisão Bibliográfica
title_short Atividade experimental problematizada (AEP): revisão bibliográfica em descritores na área de ensino de ciências
title_full Atividade experimental problematizada (AEP): revisão bibliográfica em descritores na área de ensino de ciências
title_fullStr Atividade experimental problematizada (AEP): revisão bibliográfica em descritores na área de ensino de ciências
title_full_unstemmed Atividade experimental problematizada (AEP): revisão bibliográfica em descritores na área de ensino de ciências
title_sort Atividade experimental problematizada (AEP): revisão bibliográfica em descritores na área de ensino de ciências
author Silva, André Luís Silva da
author_facet Silva, André Luís Silva da
Ferreira, Marcello
Pereira, Samara Magalhães
Silva Filho, Olavo Leopoldino da
author_role author
author2 Ferreira, Marcello
Pereira, Samara Magalhães
Silva Filho, Olavo Leopoldino da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Luís Silva da
Ferreira, Marcello
Pereira, Samara Magalhães
Silva Filho, Olavo Leopoldino da
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade Experimental Problematizada
Resolução de Problemas
Ensino de Ciências
Revisão Bibliográfica
topic Atividade Experimental Problematizada
Resolução de Problemas
Ensino de Ciências
Revisão Bibliográfica
description O ensino experimental fundamentado na busca por solução de problemas baseia-se, sobretudo, na relação estabelecida entre os desafios e a busca de estratégias particularizadas para cercá-los a determinada maneira. Temos trabalhado nesta área de pesquisa nos últimos anos, investigando abordagens experimentais problematizadas (AEP). Muito se tem produzido neste campo científico, sob diversos vieses, e este trabalho se dedica a analisar determinado extrato da produção acadêmica correlata. Foram analisados 12 periódicos científicos nas áreas de Ensino, Educação, Ensino de Química e Ensino de Física, relativamente ao período de 2010 a 2015, selecionando-se 104 trabalhos de interesse. A revisão dos periódicos resultante deste trabalho fornece uma visão ampla e concreta de como a experimentação e a resolução de problemas vêm sendo estudadas/pesquisadas aproximadamente nos últimos cinco anos, em particular na correlação que se estabelece entre elas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31125
10.34019/2237-9444.2019.v9.31125
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31125
identifier_str_mv 10.34019/2237-9444.2019.v9.31125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31125/20854
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 9 n. 1 (2019): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática (continuação); 459-471
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123025104896