Reformas curriculares em contexto de influência e de produção de texto: proposições para o ensino de ciências no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31133 |
Resumo: | Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo analisar o movimento das reformas curriculares para o Ensino Médio, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN/96, nos contextos de influência e de produção de texto, de modo a problematizar, na área de Ciências da Natureza, o princípio de integração curricular ao contexto da prática. A análise documental aponta que as políticas curriculares são constituídas por diferentes agendas nacionais e internacionais em relações híbridas de cunho global com proposições e princípios pedagógicos que fundamentam o pensamento neoliberal, ao passo que, a integração curricular tem se mostrado fragilizada. |
id |
UFJF-7_a533e189cfcba75a1ea1a9dffadb1032 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31133 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reformas curriculares em contexto de influência e de produção de texto: proposições para o ensino de ciências no ensino médioReformas curricularesEnsino MédioCíclo de PolíticasEnsino de CiênciasIntegração curricularEste trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo analisar o movimento das reformas curriculares para o Ensino Médio, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN/96, nos contextos de influência e de produção de texto, de modo a problematizar, na área de Ciências da Natureza, o princípio de integração curricular ao contexto da prática. A análise documental aponta que as políticas curriculares são constituídas por diferentes agendas nacionais e internacionais em relações híbridas de cunho global com proposições e princípios pedagógicos que fundamentam o pensamento neoliberal, ao passo que, a integração curricular tem se mostrado fragilizada.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/3113310.34019/2237-9444.2019.v9.31133Pesquisa e Debate em Educação; v. 9 n. 1 (2019): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática (continuação); 620-6432237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31133/20861Martins, Eliezer AlvesFerreira, Maira Dias, Lisete Funariinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T22:10:38Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31133Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:26.987846Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reformas curriculares em contexto de influência e de produção de texto: proposições para o ensino de ciências no ensino médio |
title |
Reformas curriculares em contexto de influência e de produção de texto: proposições para o ensino de ciências no ensino médio |
spellingShingle |
Reformas curriculares em contexto de influência e de produção de texto: proposições para o ensino de ciências no ensino médio Martins, Eliezer Alves Reformas curriculares Ensino Médio Cíclo de Políticas Ensino de Ciências Integração curricular |
title_short |
Reformas curriculares em contexto de influência e de produção de texto: proposições para o ensino de ciências no ensino médio |
title_full |
Reformas curriculares em contexto de influência e de produção de texto: proposições para o ensino de ciências no ensino médio |
title_fullStr |
Reformas curriculares em contexto de influência e de produção de texto: proposições para o ensino de ciências no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Reformas curriculares em contexto de influência e de produção de texto: proposições para o ensino de ciências no ensino médio |
title_sort |
Reformas curriculares em contexto de influência e de produção de texto: proposições para o ensino de ciências no ensino médio |
author |
Martins, Eliezer Alves |
author_facet |
Martins, Eliezer Alves Ferreira, Maira Dias, Lisete Funari |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Maira Dias, Lisete Funari |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Eliezer Alves Ferreira, Maira Dias, Lisete Funari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reformas curriculares Ensino Médio Cíclo de Políticas Ensino de Ciências Integração curricular |
topic |
Reformas curriculares Ensino Médio Cíclo de Políticas Ensino de Ciências Integração curricular |
description |
Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo analisar o movimento das reformas curriculares para o Ensino Médio, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN/96, nos contextos de influência e de produção de texto, de modo a problematizar, na área de Ciências da Natureza, o princípio de integração curricular ao contexto da prática. A análise documental aponta que as políticas curriculares são constituídas por diferentes agendas nacionais e internacionais em relações híbridas de cunho global com proposições e princípios pedagógicos que fundamentam o pensamento neoliberal, ao passo que, a integração curricular tem se mostrado fragilizada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31133 10.34019/2237-9444.2019.v9.31133 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31133 |
identifier_str_mv |
10.34019/2237-9444.2019.v9.31133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31133/20861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 9 n. 1 (2019): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática (continuação); 620-643 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123035590656 |