Reformas curriculares em contexto de influência e de produção de texto: proposições para o ensino de ciências no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Eliezer Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ferreira, Maira, Dias, Lisete Funari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31133
Resumo: Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo analisar o movimento das reformas curriculares para o Ensino Médio, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN/96, nos contextos de influência e de produção de texto, de modo a problematizar, na área de Ciências da Natureza, o princípio de integração curricular ao contexto da prática. A análise documental aponta que as políticas curriculares são constituídas por diferentes agendas nacionais e internacionais em relações híbridas de cunho global com proposições e princípios pedagógicos que fundamentam o pensamento neoliberal, ao passo que, a integração curricular tem se mostrado fragilizada.
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