Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Marcello
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, André Luís Silva da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31966
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre a relação de três tecnologias educacionais (TE), a Alfabetização Científica (AC), a Resolução de Problemas (RP) e a Pedagogia da Pesquisa (PP) – respectivamente como concepção, metodologia e autonomia na formação de um professor de Ciências – em relação à proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas (CLCE) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que oferece formação em quatro licenciaturas (Ciências, Física, Matemática e Química) interdisciplinares e integradas. Para tanto, utilizou-se a análise de conteúdo, que propicia o estudo das correlações entre os elementos textuais e as intenções do emissor, visando à interpretação textual. Verificaram-se eixos centrais que demonstram uma aproximação da proposta do CLCE às TE da AC, RP e PP, bem como a influência dessas perspectivas na formação do professor de Ciências encaminhada no curso.
id UFJF-7_e9edb8ac1537341109d3db0c9cbb4994
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31966
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradasAlfabetização científicaFormação docenteLicenciatura interdisciplinarPedagogia da pesquisaResolução de problemasTecnologias educacionaisEste artigo apresenta um estudo sobre a relação de três tecnologias educacionais (TE), a Alfabetização Científica (AC), a Resolução de Problemas (RP) e a Pedagogia da Pesquisa (PP) – respectivamente como concepção, metodologia e autonomia na formação de um professor de Ciências – em relação à proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas (CLCE) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que oferece formação em quatro licenciaturas (Ciências, Física, Matemática e Química) interdisciplinares e integradas. Para tanto, utilizou-se a análise de conteúdo, que propicia o estudo das correlações entre os elementos textuais e as intenções do emissor, visando à interpretação textual. Verificaram-se eixos centrais que demonstram uma aproximação da proposta do CLCE às TE da AC, RP e PP, bem como a influência dessas perspectivas na formação do professor de Ciências encaminhada no curso.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31966Pesquisa e Debate em Educação; v. 5 n. 1 (2015): Rendimento, desempenho e desigualdades educacionais; 83-1052237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31966/21196Ferreira, Marcello Silva, André Luís Silva da info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-06T17:24:46Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31966Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:33.560901Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas
title Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas
spellingShingle Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas
Ferreira, Marcello
Alfabetização científica
Formação docente
Licenciatura interdisciplinar
Pedagogia da pesquisa
Resolução de problemas
Tecnologias educacionais
title_short Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas
title_full Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas
title_fullStr Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas
title_full_unstemmed Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas
title_sort Análise de tecnologias educacionais em um curso de licenciaturas interdisciplinares e integradas
author Ferreira, Marcello
author_facet Ferreira, Marcello
Silva, André Luís Silva da
author_role author
author2 Silva, André Luís Silva da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Marcello
Silva, André Luís Silva da
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização científica
Formação docente
Licenciatura interdisciplinar
Pedagogia da pesquisa
Resolução de problemas
Tecnologias educacionais
topic Alfabetização científica
Formação docente
Licenciatura interdisciplinar
Pedagogia da pesquisa
Resolução de problemas
Tecnologias educacionais
description Este artigo apresenta um estudo sobre a relação de três tecnologias educacionais (TE), a Alfabetização Científica (AC), a Resolução de Problemas (RP) e a Pedagogia da Pesquisa (PP) – respectivamente como concepção, metodologia e autonomia na formação de um professor de Ciências – em relação à proposta pedagógica do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas (CLCE) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que oferece formação em quatro licenciaturas (Ciências, Física, Matemática e Química) interdisciplinares e integradas. Para tanto, utilizou-se a análise de conteúdo, que propicia o estudo das correlações entre os elementos textuais e as intenções do emissor, visando à interpretação textual. Verificaram-se eixos centrais que demonstram uma aproximação da proposta do CLCE às TE da AC, RP e PP, bem como a influência dessas perspectivas na formação do professor de Ciências encaminhada no curso.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31966
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31966/21196
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 5 n. 1 (2015): Rendimento, desempenho e desigualdades educacionais; 83-105
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123502206976