Corpos que dançam... na escola: um diálogo com Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernanda de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00437
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14060
Resumo: Esta pesquisa foi tensionada por uma investigação sobre o que pode o corpo que dança na escola e procurou articular corpo, palavra, movimento e pensamento para criar uma escrita onde papel e pele se tocam. Ela se caracteriza pelo encontro do fazer/pensar dançante de uma arte educadora e pesquisadora em Dança de uma escola pública municipal juiz-forana, o CEM/Centro de Educação de Jovens e Adultos, com os estudos acadêmicos sobre os corpos que habitam o espaço/tempo escola. A bricolagem foi utilizada como metodologia de pesquisa qualitativa para avivar o processo dialético entre teorias e as situações concretas do cotidiano escolar, conectando bibliografias das áreas de Educação, Filosofia, Arte/Dança, legislações, registros históricos, histórias orais, narrativas pessoais e imagens poéticas das linhas dançantes dos corpos desta escola. O diálogo de quatro categorias do pensamento filosófico e pedagógico de Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido, 1987) – corpo consciente, situações-limites, atos-limites, inédito viável – com fundamentos de pensadoras e pensadores da Educação, Filosofia e Dança, sustentam o fio da reflexão central que move essa pesquisa. Pode a Dança, enquanto um componente curricular, ser considerada como um ato-limite que possibilita os inéditos viáveis dos corpos, para além das situações-limites em que eles se encontram quando chegam na sala de aula? O que seriam esses inéditos viáveis que a Dança dá a ver? A pesquisa contornou o corpo que dança na escola para jogar luz nessas questões: dos pés que tocam e são tocados pela história do CEM às políticas públicas da dança no município de Juiz de Fora; das situações-limites que constituem os corpos dançantes do CEM às figuras (corpo dual, corpo negado de ser, corpo dócil, corpo cansado) que a história e a concretude da realidade os assujeita – junto a Silvio Gallo, Ana Maria Freire, Lilia Lobo, Michel Foucault, David Lapoujade, Byung Chul Han entre outros; do corpo vivo de Paulo Freire à sua perspectiva ontológica sobre a corporeidade – inspirado na fenomenologia de Merleau-Ponty e outras correntes filosóficas; do corpo consciente ao inédito viável do eu-corpo através de uma educação libertadora; da legitimação da Dança nas escolas de Educação Básica do Brasil ao pioneirismo da Dança na Bahia; da maneira que Paulo Freire escreveu sobre a dança à maneira como a dança se apropria de seu pensar/fazer educação; das reflexões sobre que danças(?) – com pesquisadoras de Rudolf Laban, Isabel Marques, Laurence Louppe – à reflexão sobre como tem sido as práticas e políticas das/dos arte educadores nas escolas; da dança na escola como ato-limite aos inéditos devires poéticos dos corpos dançantes do CEM, com Ignez Calfa e outros autores.
id UFJF_6c9066a8f631e5cfcc625ad431568b3f
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14060
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha dohttp://lattes.cnpq.br/7149138277195437Pinto, Tarcísio Jorge Santoshttp://lattes.cnpq.br/6249756724489117Calfa, Maria Ignez de Souzahttp://lattes.cnpq.br/9705840362236270http://lattes.cnpq.br/9501211619025484Oliveira, Fernanda de2022-05-10T12:10:38Z2022-05-092022-05-10T12:10:38Z2021-12-15https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00437https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14060Esta pesquisa foi tensionada por uma investigação sobre o que pode o corpo que dança na escola e procurou articular corpo, palavra, movimento e pensamento para criar uma escrita onde papel e pele se tocam. Ela se caracteriza pelo encontro do fazer/pensar dançante de uma arte educadora e pesquisadora em Dança de uma escola pública municipal juiz-forana, o CEM/Centro de Educação de Jovens e Adultos, com os estudos acadêmicos sobre os corpos que habitam o espaço/tempo escola. A bricolagem foi utilizada como metodologia de pesquisa qualitativa para avivar o processo dialético entre teorias e as situações concretas do cotidiano escolar, conectando bibliografias das áreas de Educação, Filosofia, Arte/Dança, legislações, registros históricos, histórias orais, narrativas pessoais e imagens poéticas das linhas dançantes dos corpos desta escola. O diálogo de quatro categorias do pensamento filosófico e pedagógico de Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido, 1987) – corpo consciente, situações-limites, atos-limites, inédito viável – com fundamentos de pensadoras e pensadores da Educação, Filosofia e Dança, sustentam o fio da reflexão central que move essa pesquisa. Pode a Dança, enquanto um componente curricular, ser considerada como um ato-limite que possibilita os inéditos viáveis dos corpos, para além das situações-limites em que eles se encontram quando chegam na sala de aula? O que seriam esses inéditos viáveis que a Dança dá a ver? A pesquisa contornou o corpo que dança na escola para jogar luz nessas questões: dos pés que tocam e são tocados pela história do CEM às políticas públicas da dança no município de Juiz de Fora; das situações-limites que constituem os corpos dançantes do CEM às figuras (corpo dual, corpo negado de ser, corpo dócil, corpo cansado) que a história e a concretude da realidade os assujeita – junto a Silvio Gallo, Ana Maria Freire, Lilia Lobo, Michel Foucault, David Lapoujade, Byung Chul Han entre outros; do corpo vivo de Paulo Freire à sua perspectiva ontológica sobre a corporeidade – inspirado na fenomenologia de Merleau-Ponty e outras correntes filosóficas; do corpo consciente ao inédito viável do eu-corpo através de uma educação libertadora; da legitimação da Dança nas escolas de Educação Básica do Brasil ao pioneirismo da Dança na Bahia; da maneira que Paulo Freire escreveu sobre a dança à maneira como a dança se apropria de seu pensar/fazer educação; das reflexões sobre que danças(?) – com pesquisadoras de Rudolf Laban, Isabel Marques, Laurence Louppe – à reflexão sobre como tem sido as práticas e políticas das/dos arte educadores nas escolas; da dança na escola como ato-limite aos inéditos devires poéticos dos corpos dançantes do CEM, com Ignez Calfa e outros autores.Esta investigación fue tensionada por un estudio sobre lo que puede hacer el cuerpo que danza en la escuela y trató de articular cuerpo, palabra, movimiento y pensamiento para crear una escritura donde el papel y la piel se tocan. Se caracteriza por el encuentro del hacer/pensar danzante de una educadora de arte e investigadora de danza de una escuela pública municipal de Juiz de Fora, el CEM/Centro de Educación de Jóvenes y Adultos, con los estudios académicos sobre los cuerpos que habitan el espacio/tiempo escuela. Se utilizó el bricolaje como metodología de investigación cualitativa para avivar el proceso dialéctico entre las teorías y las situaciones concretas de la vida cotidiana de la escuela, conectando bibliografías en las áreas de Educación, Filosofía, Arte/Danza, legislaciones, registros históricos, historias orales, narraciones personales e imágenes poéticas de las líneas danzantes de los cuerpos de esta escuela. El diálogo entre cuatro categorías del pensamiento filosófico y pedagógico de Paulo Freire (Pedagogia del Oprimido, 1987) – cuerpo consciente, situaciones-límites, actos-límites, inéditos viables – con los fundamentos de pensadores de la Educación, la Filosofía y la Danza, se sustenta el hilo conductor de la reflexión que mueve esta investigación. ¿Puede la Danza, como componente curricular, ser considerada como un acto-limite que permita la inédita viabilidad de los cuerpos, más allá de las situaciones-limite en las que se encuentran al llegar al aula? ¿Cuáles serían esos inéditos viables que la Danza nos da a ver? La investigación contorneó el cuerpo que danza en la escuela para esclarecer estas cuestiones: desde los pies que tocan y son tocados por la historia del CEM hasta las políticas públicas de la danza en el municipio de Juiz de Fora; desde las situaciones-límites que constituyen los cuerpos danzantes del CEM hasta las figuras (cuerpo dual, cuerpo negado de ser, cuerpo dócil, cuerpo cansado) a las que la historia y la concreción de la realidad los somete – junto con Silvio Gallo, Ana Maria Freire, Lilia Lobo, Michel Foucault, David Lapoujade, Byung Chul Han entre otros; del cuerpo vivo de Paulo Freire a su perspectiva ontológica sobre la corporeidad – inspirada en la fenomenología de Merleau-Ponty y otras escuelas filosóficas; del cuerpo consciente a los inéditos viables del yo-cuerpo a través de una educación liberadora; de la legitimación de la danza en las escuelas primarias brasileñas al pionerismo de la danza en las escuelas de Educación Básica de Brasil a la danza pionera en Bahía; de la forma en que Paulo Freire escribió sobre la danza a la manera en que la danza se apropia de su pensamiento/hacer de la educación; de las reflexiones sobre (¿)qué danzas(?) – con investigadores de Rudolf Laban, Isabel Marques y Laurence Louppe – a la reflexición sobre cómo han sido las prácticas y políticas de los/de las educadores/educadoras de arte en las escuelas; de la danza en la escuela como acto-límite hasta p los inéditos poéticos de los cuerpos danzantes del CEM, con Ignez Calfa y otros autores.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em EducaçãoUFJFBrasilFaculdade de EducaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCorpoDançaEducaçãoFilosofiaPaulo FreireCuerpoDanzaEducaciónFilosofiaCorpos que dançam... na escola: um diálogo com Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14060/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14060/3/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD53ORIGINALfernandadeoliveira.pdffernandadeoliveira.pdfPDF/Aapplication/pdf3522846https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14060/1/fernandadeoliveira.pdfffd5646c3ae865c7c21543cde8298e68MD51TEXTfernandadeoliveira.pdf.txtfernandadeoliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain417842https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14060/4/fernandadeoliveira.pdf.txte2487e336079d73c92dd739308cdc42bMD54THUMBNAILfernandadeoliveira.pdf.jpgfernandadeoliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14060/5/fernandadeoliveira.pdf.jpgc6105ce19034dcdd52ffc569fbeea6c0MD55ufjf/140602022-11-01 13:36:16.844oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-11-01T15:36:16Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpos que dançam... na escola: um diálogo com Paulo Freire
title Corpos que dançam... na escola: um diálogo com Paulo Freire
spellingShingle Corpos que dançam... na escola: um diálogo com Paulo Freire
Oliveira, Fernanda de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Corpo
Dança
Educação
Filosofia
Paulo Freire
Cuerpo
Danza
Educación
Filosofia
title_short Corpos que dançam... na escola: um diálogo com Paulo Freire
title_full Corpos que dançam... na escola: um diálogo com Paulo Freire
title_fullStr Corpos que dançam... na escola: um diálogo com Paulo Freire
title_full_unstemmed Corpos que dançam... na escola: um diálogo com Paulo Freire
title_sort Corpos que dançam... na escola: um diálogo com Paulo Freire
author Oliveira, Fernanda de
author_facet Oliveira, Fernanda de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7149138277195437
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pinto, Tarcísio Jorge Santos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6249756724489117
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Calfa, Maria Ignez de Souza
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9705840362236270
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9501211619025484
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Fernanda de
contributor_str_mv Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do
Pinto, Tarcísio Jorge Santos
Calfa, Maria Ignez de Souza
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Corpo
Dança
Educação
Filosofia
Paulo Freire
Cuerpo
Danza
Educación
Filosofia
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Dança
Educação
Filosofia
Paulo Freire
Cuerpo
Danza
Educación
Filosofia
description Esta pesquisa foi tensionada por uma investigação sobre o que pode o corpo que dança na escola e procurou articular corpo, palavra, movimento e pensamento para criar uma escrita onde papel e pele se tocam. Ela se caracteriza pelo encontro do fazer/pensar dançante de uma arte educadora e pesquisadora em Dança de uma escola pública municipal juiz-forana, o CEM/Centro de Educação de Jovens e Adultos, com os estudos acadêmicos sobre os corpos que habitam o espaço/tempo escola. A bricolagem foi utilizada como metodologia de pesquisa qualitativa para avivar o processo dialético entre teorias e as situações concretas do cotidiano escolar, conectando bibliografias das áreas de Educação, Filosofia, Arte/Dança, legislações, registros históricos, histórias orais, narrativas pessoais e imagens poéticas das linhas dançantes dos corpos desta escola. O diálogo de quatro categorias do pensamento filosófico e pedagógico de Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido, 1987) – corpo consciente, situações-limites, atos-limites, inédito viável – com fundamentos de pensadoras e pensadores da Educação, Filosofia e Dança, sustentam o fio da reflexão central que move essa pesquisa. Pode a Dança, enquanto um componente curricular, ser considerada como um ato-limite que possibilita os inéditos viáveis dos corpos, para além das situações-limites em que eles se encontram quando chegam na sala de aula? O que seriam esses inéditos viáveis que a Dança dá a ver? A pesquisa contornou o corpo que dança na escola para jogar luz nessas questões: dos pés que tocam e são tocados pela história do CEM às políticas públicas da dança no município de Juiz de Fora; das situações-limites que constituem os corpos dançantes do CEM às figuras (corpo dual, corpo negado de ser, corpo dócil, corpo cansado) que a história e a concretude da realidade os assujeita – junto a Silvio Gallo, Ana Maria Freire, Lilia Lobo, Michel Foucault, David Lapoujade, Byung Chul Han entre outros; do corpo vivo de Paulo Freire à sua perspectiva ontológica sobre a corporeidade – inspirado na fenomenologia de Merleau-Ponty e outras correntes filosóficas; do corpo consciente ao inédito viável do eu-corpo através de uma educação libertadora; da legitimação da Dança nas escolas de Educação Básica do Brasil ao pioneirismo da Dança na Bahia; da maneira que Paulo Freire escreveu sobre a dança à maneira como a dança se apropria de seu pensar/fazer educação; das reflexões sobre que danças(?) – com pesquisadoras de Rudolf Laban, Isabel Marques, Laurence Louppe – à reflexão sobre como tem sido as práticas e políticas das/dos arte educadores nas escolas; da dança na escola como ato-limite aos inéditos devires poéticos dos corpos dançantes do CEM, com Ignez Calfa e outros autores.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-10T12:10:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-09
2022-05-10T12:10:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14060
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00437
url https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00437
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14060/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14060/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14060/1/fernandadeoliveira.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14060/4/fernandadeoliveira.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14060/5/fernandadeoliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
ffd5646c3ae865c7c21543cde8298e68
e2487e336079d73c92dd739308cdc42b
c6105ce19034dcdd52ffc569fbeea6c0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661318404505600