Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Wagner Cesar Guedes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11526
Resumo: Nos dias atuais, o composto mercadológico é uma das seções estruturais mais relevantes das organizações. Decisões sobre o produto, seu preço, concorrência e comunicação da empresa são alguns dos pontos abordados no mix de marketing. É fundamental, então, que as empresas realizem estudos nessa área, a fim de permitir uma maior competitividade em seus setores de atuação. Diante disso, o presente trabalho busca contextualizar a teoria acerca do tema em uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas, denominada Control Up, de forma a estudar e propor ajustes em seu mix mercadológico. Trata-se de estudo de caso, de caráter descritivo, tendo se baseado em questionário aplicado junto ao gestor, com posterior pesquisa bibliográfica. Os resultados do estudo foram a detecção de potenciais falhas em cada um dos P’s do mix de marketing. Concluiu-se que a organização tem uma gestão competitiva, porém tem uma cristalina necessidade de otimização de marketing para conseguir maior participação de mercado e otimização produtiva.
id UFJF_7875afee78c27f21a1867fb7a40e539f
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/11526
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Lima Júnior, José Humberto Vianahttp://lattes.cnpq.br/6957354027471901Santos Júnior, Ary Ferreira doshttp://lattes.cnpq.br/5154743108953360Morais Júnior, Celso Souza dehttp://lattes.cnpq.br/1337916355941739http://lattes.cnpq.br/Ribeiro, Wagner Cesar Guedes2020-03-05T15:22:19Z2019-12-172020-03-05T15:22:19Z2019-12-04https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11526Nos dias atuais, o composto mercadológico é uma das seções estruturais mais relevantes das organizações. Decisões sobre o produto, seu preço, concorrência e comunicação da empresa são alguns dos pontos abordados no mix de marketing. É fundamental, então, que as empresas realizem estudos nessa área, a fim de permitir uma maior competitividade em seus setores de atuação. Diante disso, o presente trabalho busca contextualizar a teoria acerca do tema em uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas, denominada Control Up, de forma a estudar e propor ajustes em seu mix mercadológico. Trata-se de estudo de caso, de caráter descritivo, tendo se baseado em questionário aplicado junto ao gestor, com posterior pesquisa bibliográfica. Os resultados do estudo foram a detecção de potenciais falhas em cada um dos P’s do mix de marketing. Concluiu-se que a organização tem uma gestão competitiva, porém tem uma cristalina necessidade de otimização de marketing para conseguir maior participação de mercado e otimização produtiva.Nowadays, the marketing compound is one of the most relevant structural sections of organizations. Decisions about the product, its pricing, competition and company communication are some of the points addressed in the marketing mix. Therefore, it is essential that companies carry out studies in this area, in order to allow greater competitiveness in their sectors of activity. Given this, the present work seeks to contextualize the theory on the subject in a company that produces pest control devices, called Control Up, in order to study and propose adjustments in its marketing mix. This is a descriptive case study, based on a questionnaire applied to the manager, with subsequent bibliographic research. The results of the study were the detection of potential failures in each of the marketing mix's P's. It was concluded that the organization has a competitive management, but has a clear need for marketing optimization to achieve greater market share and productive optimization.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMarketingComposto mercadológicoAdministraçãoEstudo de casoCompostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALwagnercesarguedesribeiro.pdfwagnercesarguedesribeiro.pdfapplication/pdf3740308https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/1/wagnercesarguedesribeiro.pdf0f7d1e880733ccc0a17fbbc20daae6d6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTwagnercesarguedesribeiro.pdf.txtwagnercesarguedesribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain119168https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/4/wagnercesarguedesribeiro.pdf.txt5d3bb279d404101edb9ac4d9b37bbb03MD54THUMBNAILwagnercesarguedesribeiro.pdf.jpgwagnercesarguedesribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/5/wagnercesarguedesribeiro.pdf.jpg11b8e3518c83ab2d869b496ae3b32cfbMD55ufjf/115262020-03-06 03:07:21.834oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2020-03-06T06:07:21Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP
title Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP
spellingShingle Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP
Ribeiro, Wagner Cesar Guedes
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Marketing
Composto mercadológico
Administração
Estudo de caso
title_short Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP
title_full Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP
title_fullStr Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP
title_full_unstemmed Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP
title_sort Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP
author Ribeiro, Wagner Cesar Guedes
author_facet Ribeiro, Wagner Cesar Guedes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima Júnior, José Humberto Viana
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6957354027471901
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos Júnior, Ary Ferreira dos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5154743108953360
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Morais Júnior, Celso Souza de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1337916355941739
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Wagner Cesar Guedes
contributor_str_mv Lima Júnior, José Humberto Viana
Santos Júnior, Ary Ferreira dos
Morais Júnior, Celso Souza de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Marketing
Composto mercadológico
Administração
Estudo de caso
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Composto mercadológico
Administração
Estudo de caso
description Nos dias atuais, o composto mercadológico é uma das seções estruturais mais relevantes das organizações. Decisões sobre o produto, seu preço, concorrência e comunicação da empresa são alguns dos pontos abordados no mix de marketing. É fundamental, então, que as empresas realizem estudos nessa área, a fim de permitir uma maior competitividade em seus setores de atuação. Diante disso, o presente trabalho busca contextualizar a teoria acerca do tema em uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas, denominada Control Up, de forma a estudar e propor ajustes em seu mix mercadológico. Trata-se de estudo de caso, de caráter descritivo, tendo se baseado em questionário aplicado junto ao gestor, com posterior pesquisa bibliográfica. Os resultados do estudo foram a detecção de potenciais falhas em cada um dos P’s do mix de marketing. Concluiu-se que a organização tem uma gestão competitiva, porém tem uma cristalina necessidade de otimização de marketing para conseguir maior participação de mercado e otimização produtiva.
publishDate 2019
dc.date.available.fl_str_mv 2019-12-17
2020-03-05T15:22:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-05T15:22:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11526
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/1/wagnercesarguedesribeiro.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/4/wagnercesarguedesribeiro.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/5/wagnercesarguedesribeiro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 0f7d1e880733ccc0a17fbbc20daae6d6
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
5d3bb279d404101edb9ac4d9b37bbb03
11b8e3518c83ab2d869b496ae3b32cfb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661357467107328