Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11526 |
Resumo: | Nos dias atuais, o composto mercadológico é uma das seções estruturais mais relevantes das organizações. Decisões sobre o produto, seu preço, concorrência e comunicação da empresa são alguns dos pontos abordados no mix de marketing. É fundamental, então, que as empresas realizem estudos nessa área, a fim de permitir uma maior competitividade em seus setores de atuação. Diante disso, o presente trabalho busca contextualizar a teoria acerca do tema em uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas, denominada Control Up, de forma a estudar e propor ajustes em seu mix mercadológico. Trata-se de estudo de caso, de caráter descritivo, tendo se baseado em questionário aplicado junto ao gestor, com posterior pesquisa bibliográfica. Os resultados do estudo foram a detecção de potenciais falhas em cada um dos P’s do mix de marketing. Concluiu-se que a organização tem uma gestão competitiva, porém tem uma cristalina necessidade de otimização de marketing para conseguir maior participação de mercado e otimização produtiva. |
id |
UFJF_7875afee78c27f21a1867fb7a40e539f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/11526 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima Júnior, José Humberto Vianahttp://lattes.cnpq.br/6957354027471901Santos Júnior, Ary Ferreira doshttp://lattes.cnpq.br/5154743108953360Morais Júnior, Celso Souza dehttp://lattes.cnpq.br/1337916355941739http://lattes.cnpq.br/Ribeiro, Wagner Cesar Guedes2020-03-05T15:22:19Z2019-12-172020-03-05T15:22:19Z2019-12-04https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11526Nos dias atuais, o composto mercadológico é uma das seções estruturais mais relevantes das organizações. Decisões sobre o produto, seu preço, concorrência e comunicação da empresa são alguns dos pontos abordados no mix de marketing. É fundamental, então, que as empresas realizem estudos nessa área, a fim de permitir uma maior competitividade em seus setores de atuação. Diante disso, o presente trabalho busca contextualizar a teoria acerca do tema em uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas, denominada Control Up, de forma a estudar e propor ajustes em seu mix mercadológico. Trata-se de estudo de caso, de caráter descritivo, tendo se baseado em questionário aplicado junto ao gestor, com posterior pesquisa bibliográfica. Os resultados do estudo foram a detecção de potenciais falhas em cada um dos P’s do mix de marketing. Concluiu-se que a organização tem uma gestão competitiva, porém tem uma cristalina necessidade de otimização de marketing para conseguir maior participação de mercado e otimização produtiva.Nowadays, the marketing compound is one of the most relevant structural sections of organizations. Decisions about the product, its pricing, competition and company communication are some of the points addressed in the marketing mix. Therefore, it is essential that companies carry out studies in this area, in order to allow greater competitiveness in their sectors of activity. Given this, the present work seeks to contextualize the theory on the subject in a company that produces pest control devices, called Control Up, in order to study and propose adjustments in its marketing mix. This is a descriptive case study, based on a questionnaire applied to the manager, with subsequent bibliographic research. The results of the study were the detection of potential failures in each of the marketing mix's P's. It was concluded that the organization has a competitive management, but has a clear need for marketing optimization to achieve greater market share and productive optimization.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASMarketingComposto mercadológicoAdministraçãoEstudo de casoCompostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALwagnercesarguedesribeiro.pdfwagnercesarguedesribeiro.pdfapplication/pdf3740308https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/1/wagnercesarguedesribeiro.pdf0f7d1e880733ccc0a17fbbc20daae6d6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTwagnercesarguedesribeiro.pdf.txtwagnercesarguedesribeiro.pdf.txtExtracted texttext/plain119168https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/4/wagnercesarguedesribeiro.pdf.txt5d3bb279d404101edb9ac4d9b37bbb03MD54THUMBNAILwagnercesarguedesribeiro.pdf.jpgwagnercesarguedesribeiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/5/wagnercesarguedesribeiro.pdf.jpg11b8e3518c83ab2d869b496ae3b32cfbMD55ufjf/115262020-03-06 03:07:21.834oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2020-03-06T06:07:21Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP |
title |
Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP |
spellingShingle |
Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP Ribeiro, Wagner Cesar Guedes CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Marketing Composto mercadológico Administração Estudo de caso |
title_short |
Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP |
title_full |
Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP |
title_fullStr |
Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP |
title_full_unstemmed |
Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP |
title_sort |
Compostos de marketing: estudo de caso para uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas - CONTROL UP |
author |
Ribeiro, Wagner Cesar Guedes |
author_facet |
Ribeiro, Wagner Cesar Guedes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima Júnior, José Humberto Viana |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6957354027471901 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Santos Júnior, Ary Ferreira dos |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5154743108953360 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Morais Júnior, Celso Souza de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1337916355941739 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Wagner Cesar Guedes |
contributor_str_mv |
Lima Júnior, José Humberto Viana Santos Júnior, Ary Ferreira dos Morais Júnior, Celso Souza de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Marketing Composto mercadológico Administração Estudo de caso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Composto mercadológico Administração Estudo de caso |
description |
Nos dias atuais, o composto mercadológico é uma das seções estruturais mais relevantes das organizações. Decisões sobre o produto, seu preço, concorrência e comunicação da empresa são alguns dos pontos abordados no mix de marketing. É fundamental, então, que as empresas realizem estudos nessa área, a fim de permitir uma maior competitividade em seus setores de atuação. Diante disso, o presente trabalho busca contextualizar a teoria acerca do tema em uma empresa produtora de dispositivos de controle de pragas, denominada Control Up, de forma a estudar e propor ajustes em seu mix mercadológico. Trata-se de estudo de caso, de caráter descritivo, tendo se baseado em questionário aplicado junto ao gestor, com posterior pesquisa bibliográfica. Os resultados do estudo foram a detecção de potenciais falhas em cada um dos P’s do mix de marketing. Concluiu-se que a organização tem uma gestão competitiva, porém tem uma cristalina necessidade de otimização de marketing para conseguir maior participação de mercado e otimização produtiva. |
publishDate |
2019 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-12-17 2020-03-05T15:22:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-12-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-05T15:22:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11526 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11526 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/1/wagnercesarguedesribeiro.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/4/wagnercesarguedesribeiro.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11526/5/wagnercesarguedesribeiro.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0f7d1e880733ccc0a17fbbc20daae6d6 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 5d3bb279d404101edb9ac4d9b37bbb03 11b8e3518c83ab2d869b496ae3b32cfb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661357467107328 |