A poesia na criação entre artes de Jean Cocteau
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15740 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo discutir o lugar da poesia na criação artística de Jean Cocteau. Investiga-se, principalmente, como Cocteau se constituiu enquanto artista, transitando entre diferentes linguagens e atuando de maneira múltipla no meio artístico. Nesse sentido, busca-se entender como o artista compreendia a poesia para além de seus aspectos textuais, expandindo-a para as artes plásticas, para a música e para o cinema. Sua produção plural, desenvolvida primariamente no contexto das vanguardas modernas de 1920 e 1930, diz respeito a uma trajetória que tem, paradoxalmente, uma influência direta das narrativas clássicas e da arte moderna. Essa constante movimentação de Cocteau, que não se fixa a nenhuma corrente artística, acaba fazendo-o ocupar um entre-lugar, constantemente invisibilizado e marginalizado. A sua compreensão do cinema e das outras artes se deu, portanto, a partir de uma ótica muito particular. A Trilogia Órfica (1932 – 1960), sua obra mais duradoura, é analisada para fundamentar o debate introduzido pelo trabalho e para mostrar como a obra de Cocteau se constituiu de elementos muitos próprios, pautada principalmente em uma representação poética do eu. |
id |
UFJF_968e07c538ec58d5af1cfe2c46398705 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/15740 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Muanis, Felipe de Castrohttp://lattes.cnpq.br/3754220449291813Oliveira Júnior, Luiz Carlos Gonçalves dehttp://lattes.cnpq.br/6985782589830684Medeiros, Theresa Christina Barbosa dehttp://lattes.cnpq.br/3827255304233580http://lattes.cnpq.br/0819284895535926Fernandes, Júlia Guimarães da Gama2023-08-14T15:35:28Z2023-08-132023-08-14T15:35:28Z2021-03-16https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15740A presente pesquisa tem por objetivo discutir o lugar da poesia na criação artística de Jean Cocteau. Investiga-se, principalmente, como Cocteau se constituiu enquanto artista, transitando entre diferentes linguagens e atuando de maneira múltipla no meio artístico. Nesse sentido, busca-se entender como o artista compreendia a poesia para além de seus aspectos textuais, expandindo-a para as artes plásticas, para a música e para o cinema. Sua produção plural, desenvolvida primariamente no contexto das vanguardas modernas de 1920 e 1930, diz respeito a uma trajetória que tem, paradoxalmente, uma influência direta das narrativas clássicas e da arte moderna. Essa constante movimentação de Cocteau, que não se fixa a nenhuma corrente artística, acaba fazendo-o ocupar um entre-lugar, constantemente invisibilizado e marginalizado. A sua compreensão do cinema e das outras artes se deu, portanto, a partir de uma ótica muito particular. A Trilogia Órfica (1932 – 1960), sua obra mais duradoura, é analisada para fundamentar o debate introduzido pelo trabalho e para mostrar como a obra de Cocteau se constituiu de elementos muitos próprios, pautada principalmente em uma representação poética do eu.La présente étude a pour but de discuter le lieu de la poésie dans la création artistique de Jean Cocteau. On explore, surtout, la façon dont Cocteau se constitue en tant qu’artiste, transitant parmi les différents langages et agissant de manière multiple dans le milieu artistique. Dans ce sens, on cherche à saisir la façon dont l’artiste comprenait la poésie au-delà de ses aspects textuels, en l’étendant aux arts plastiques, à la musique et au cinéma. Sa production diverse, développée principalement dans le contexte des avant-gardes modernes des années 1920 et 1930, dit d’une trajectoire qui a paradoxalement, une influence directe sur les récits classiques et l'art moderne. Ce mouvement constant de Cocteau, qui ne se limite pas à un seul courant artistique, lui permet d’occuper un entre-lieu, constamment invisible et marginalisé. Sa compréhension du cinéma et d’autres arts s’est formée donc d'un point de vue très particulier. On analyse la Trilogie Orphique (1932 - 1960), son œuvre la plus durable, pour fonder le débat introduit par cette recherche et montrer comment l'œuvre de Cocteau est composée d'éléments qui lui étaient propres, fondée principalement sur une représentation poétique de soi.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMAPoesiaJean CocteauArteCinemaArtPoésieCinémaPoetryA poesia na criação entre artes de Jean Cocteauinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALjuliaguimaraesdagamafernandes.pdfjuliaguimaraesdagamafernandes.pdfPDF/Aapplication/pdf558452https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15740/1/juliaguimaraesdagamafernandes.pdf23fe3861365677ae4c43eaebcd34f0a5MD51TEXTjuliaguimaraesdagamafernandes.pdf.txtjuliaguimaraesdagamafernandes.pdf.txtExtracted texttext/plain113667https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15740/4/juliaguimaraesdagamafernandes.pdf.txtabd96ee8ef121fb3774da6bb884d1743MD54THUMBNAILjuliaguimaraesdagamafernandes.pdf.jpgjuliaguimaraesdagamafernandes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1127https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15740/5/juliaguimaraesdagamafernandes.pdf.jpgbb5ce1aaf8696252f4542e946c58556dMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15740/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15740/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ufjf/157402023-08-15 03:04:23.356oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-08-15T06:04:23Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A poesia na criação entre artes de Jean Cocteau |
title |
A poesia na criação entre artes de Jean Cocteau |
spellingShingle |
A poesia na criação entre artes de Jean Cocteau Fernandes, Júlia Guimarães da Gama CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA Poesia Jean Cocteau Arte Cinema Art Poésie Cinéma Poetry |
title_short |
A poesia na criação entre artes de Jean Cocteau |
title_full |
A poesia na criação entre artes de Jean Cocteau |
title_fullStr |
A poesia na criação entre artes de Jean Cocteau |
title_full_unstemmed |
A poesia na criação entre artes de Jean Cocteau |
title_sort |
A poesia na criação entre artes de Jean Cocteau |
author |
Fernandes, Júlia Guimarães da Gama |
author_facet |
Fernandes, Júlia Guimarães da Gama |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Muanis, Felipe de Castro |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3754220449291813 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Oliveira Júnior, Luiz Carlos Gonçalves de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6985782589830684 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Medeiros, Theresa Christina Barbosa de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3827255304233580 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0819284895535926 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Júlia Guimarães da Gama |
contributor_str_mv |
Muanis, Felipe de Castro Oliveira Júnior, Luiz Carlos Gonçalves de Medeiros, Theresa Christina Barbosa de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA Poesia Jean Cocteau Arte Cinema Art Poésie Cinéma Poetry |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Poesia Jean Cocteau Arte Cinema Art Poésie Cinéma Poetry |
description |
A presente pesquisa tem por objetivo discutir o lugar da poesia na criação artística de Jean Cocteau. Investiga-se, principalmente, como Cocteau se constituiu enquanto artista, transitando entre diferentes linguagens e atuando de maneira múltipla no meio artístico. Nesse sentido, busca-se entender como o artista compreendia a poesia para além de seus aspectos textuais, expandindo-a para as artes plásticas, para a música e para o cinema. Sua produção plural, desenvolvida primariamente no contexto das vanguardas modernas de 1920 e 1930, diz respeito a uma trajetória que tem, paradoxalmente, uma influência direta das narrativas clássicas e da arte moderna. Essa constante movimentação de Cocteau, que não se fixa a nenhuma corrente artística, acaba fazendo-o ocupar um entre-lugar, constantemente invisibilizado e marginalizado. A sua compreensão do cinema e das outras artes se deu, portanto, a partir de uma ótica muito particular. A Trilogia Órfica (1932 – 1960), sua obra mais duradoura, é analisada para fundamentar o debate introduzido pelo trabalho e para mostrar como a obra de Cocteau se constituiu de elementos muitos próprios, pautada principalmente em uma representação poética do eu. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-14T15:35:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-13 2023-08-14T15:35:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15740 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15740 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
IAD – Instituto de Artes e Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15740/1/juliaguimaraesdagamafernandes.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15740/4/juliaguimaraesdagamafernandes.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15740/5/juliaguimaraesdagamafernandes.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15740/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15740/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23fe3861365677ae4c43eaebcd34f0a5 abd96ee8ef121fb3774da6bb884d1743 bb5ce1aaf8696252f4542e946c58556d c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813193953989623808 |