Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14863 |
Resumo: | Com o surgimento de novas tecnologias houve uma mudança na concorrência, de forma simples, antes ela correspondia a competição entre negócios no mesmo território, e agora se tornou global. Também, houve uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a adotar novos hábitos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de Transformação Digital da Lojas Renner, observando as principais estratégias adotadas pela empresa nos últimos anos, além dos reflexos dessa transformação nos resultados da empresa tendo como base seus indicadores financeiros. Para tal, os principais aspectos da Transformação Digital da empresa foram analisados por meio da pesquisa exploratória a partir da análise documental. Como resultado, foram identificados alguns pontos que sugerem uma relação entre os resultados financeiros e operacionais com o processo de transformação digital da Renner, como o crescimento acelerado do e-commerce, um aumento significativo da representatividade da venda bruta de mercadoria digital nas vendas totais, mudança no papel das lojas físicas e a evolução do EBITDA. Também é possível deduzir, que fatores como, a cultura do encantamento envolvendo clientes e colaboradores, investimento em tecnologia, e sua estratégia omnichannel, contribuíram para o sucesso da transformação digital na companhia. O trabalho traz contribuições como, proporcionar uma visão mais ampla para empresas do varejo de moda que desejam iniciar o processo de transformação digital, e também, para o desenvolvimento de estudos sobre o tema. |
id |
UFJF_d0acb540eefbf1a748efa3e24ee4d9ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14863 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Nádiahttp://lattes.cnpq.br/3763348815313797Moreira, Nathalia Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4234933638102118Corrêa, Stela Cristina Hotthttp://lattes.cnpq.br/1964577702715502http://lattes.cnpq.br/2163678975136875Costa, Karoline Pinheiro Ferreira da2023-01-16T10:36:50Z2023-01-132023-01-16T10:36:50Z2023-01-06https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14863Com o surgimento de novas tecnologias houve uma mudança na concorrência, de forma simples, antes ela correspondia a competição entre negócios no mesmo território, e agora se tornou global. Também, houve uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a adotar novos hábitos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de Transformação Digital da Lojas Renner, observando as principais estratégias adotadas pela empresa nos últimos anos, além dos reflexos dessa transformação nos resultados da empresa tendo como base seus indicadores financeiros. Para tal, os principais aspectos da Transformação Digital da empresa foram analisados por meio da pesquisa exploratória a partir da análise documental. Como resultado, foram identificados alguns pontos que sugerem uma relação entre os resultados financeiros e operacionais com o processo de transformação digital da Renner, como o crescimento acelerado do e-commerce, um aumento significativo da representatividade da venda bruta de mercadoria digital nas vendas totais, mudança no papel das lojas físicas e a evolução do EBITDA. Também é possível deduzir, que fatores como, a cultura do encantamento envolvendo clientes e colaboradores, investimento em tecnologia, e sua estratégia omnichannel, contribuíram para o sucesso da transformação digital na companhia. O trabalho traz contribuições como, proporcionar uma visão mais ampla para empresas do varejo de moda que desejam iniciar o processo de transformação digital, e também, para o desenvolvimento de estudos sobre o tema.With the emergence of new technologies there was a change in competition, simply put, before it corresponded to competition between businesses in the same territory, and now it has become global. Also, there was a change in consumer behavior, which started to adopt new habits. In this context, the objective of this work is to analyze the Digital Transformation process at Lojas Renner, observing the main strategies adopted by the company in recent years, in addition to the effects of this transformation on the company's results based on its financial indicators. To this end, the main aspects of the company's Digital Transformation were analyzed through exploratory research based on document analysis. As a result, some points were identified that suggest a relationship between financial and operational results with Renner's digital transformation process, such as the accelerated growth of e- commerce, a significant increase in the representativeness of gross sales of digital goods in total sales, change in the role of physical stores and the evolution of EBITDA. It is also possible to deduce that factors such as the culture of enchantment involving customers and employees, investment in technology, and its omnichannel strategy, contributed to the success of the digital transformation in the company. The work brings contributions such as providing a broader view for fashion retail companies that wish to start the digital transformation process, and also for the development of studies on the subject.porUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador ValadaresUFJF/GVBrasilICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTransformação digitalVarejo de modaIndicadores financeirosDigital transformationFashion retailFinancial indicatorsTransformação digital: estudo de caso da Lojas Rennerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALkarolinepinheiroferreiradacosta.pdfkarolinepinheiroferreiradacosta.pdfapplication/pdf461317https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/1/karolinepinheiroferreiradacosta.pdfbf6320d69af495b2d3879024fb329277MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTkarolinepinheiroferreiradacosta.pdf.txtkarolinepinheiroferreiradacosta.pdf.txtExtracted texttext/plain100937https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/4/karolinepinheiroferreiradacosta.pdf.txt3289ebff0ab3e02d0c2f50787dce8f52MD54THUMBNAILkarolinepinheiroferreiradacosta.pdf.jpgkarolinepinheiroferreiradacosta.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/5/karolinepinheiroferreiradacosta.pdf.jpgb7b9e3b8c519022d1bdb8fbc4d98dba2MD55ufjf/148632023-01-17 04:16:06.22oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-01-17T06:16:06Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner |
title |
Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner |
spellingShingle |
Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner Costa, Karoline Pinheiro Ferreira da CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Transformação digital Varejo de moda Indicadores financeiros Digital transformation Fashion retail Financial indicators |
title_short |
Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner |
title_full |
Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner |
title_fullStr |
Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner |
title_full_unstemmed |
Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner |
title_sort |
Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner |
author |
Costa, Karoline Pinheiro Ferreira da |
author_facet |
Costa, Karoline Pinheiro Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Nádia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3763348815313797 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Moreira, Nathalia Carvalho |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4234933638102118 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Corrêa, Stela Cristina Hott |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1964577702715502 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2163678975136875 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Karoline Pinheiro Ferreira da |
contributor_str_mv |
Carvalho, Nádia Moreira, Nathalia Carvalho Corrêa, Stela Cristina Hott |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Transformação digital Varejo de moda Indicadores financeiros Digital transformation Fashion retail Financial indicators |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transformação digital Varejo de moda Indicadores financeiros Digital transformation Fashion retail Financial indicators |
description |
Com o surgimento de novas tecnologias houve uma mudança na concorrência, de forma simples, antes ela correspondia a competição entre negócios no mesmo território, e agora se tornou global. Também, houve uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a adotar novos hábitos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de Transformação Digital da Lojas Renner, observando as principais estratégias adotadas pela empresa nos últimos anos, além dos reflexos dessa transformação nos resultados da empresa tendo como base seus indicadores financeiros. Para tal, os principais aspectos da Transformação Digital da empresa foram analisados por meio da pesquisa exploratória a partir da análise documental. Como resultado, foram identificados alguns pontos que sugerem uma relação entre os resultados financeiros e operacionais com o processo de transformação digital da Renner, como o crescimento acelerado do e-commerce, um aumento significativo da representatividade da venda bruta de mercadoria digital nas vendas totais, mudança no papel das lojas físicas e a evolução do EBITDA. Também é possível deduzir, que fatores como, a cultura do encantamento envolvendo clientes e colaboradores, investimento em tecnologia, e sua estratégia omnichannel, contribuíram para o sucesso da transformação digital na companhia. O trabalho traz contribuições como, proporcionar uma visão mais ampla para empresas do varejo de moda que desejam iniciar o processo de transformação digital, e também, para o desenvolvimento de estudos sobre o tema. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-16T10:36:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-13 2023-01-16T10:36:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14863 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF/GV |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/1/karolinepinheiroferreiradacosta.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/4/karolinepinheiroferreiradacosta.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/5/karolinepinheiroferreiradacosta.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bf6320d69af495b2d3879024fb329277 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 3289ebff0ab3e02d0c2f50787dce8f52 b7b9e3b8c519022d1bdb8fbc4d98dba2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813193981024010240 |