Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Karoline Pinheiro Ferreira da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14863
Resumo: Com o surgimento de novas tecnologias houve uma mudança na concorrência, de forma simples, antes ela correspondia a competição entre negócios no mesmo território, e agora se tornou global. Também, houve uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a adotar novos hábitos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de Transformação Digital da Lojas Renner, observando as principais estratégias adotadas pela empresa nos últimos anos, além dos reflexos dessa transformação nos resultados da empresa tendo como base seus indicadores financeiros. Para tal, os principais aspectos da Transformação Digital da empresa foram analisados por meio da pesquisa exploratória a partir da análise documental. Como resultado, foram identificados alguns pontos que sugerem uma relação entre os resultados financeiros e operacionais com o processo de transformação digital da Renner, como o crescimento acelerado do e-commerce, um aumento significativo da representatividade da venda bruta de mercadoria digital nas vendas totais, mudança no papel das lojas físicas e a evolução do EBITDA. Também é possível deduzir, que fatores como, a cultura do encantamento envolvendo clientes e colaboradores, investimento em tecnologia, e sua estratégia omnichannel, contribuíram para o sucesso da transformação digital na companhia. O trabalho traz contribuições como, proporcionar uma visão mais ampla para empresas do varejo de moda que desejam iniciar o processo de transformação digital, e também, para o desenvolvimento de estudos sobre o tema.
id UFJF_d0acb540eefbf1a748efa3e24ee4d9ef
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14863
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Carvalho, Nádiahttp://lattes.cnpq.br/3763348815313797Moreira, Nathalia Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/4234933638102118Corrêa, Stela Cristina Hotthttp://lattes.cnpq.br/1964577702715502http://lattes.cnpq.br/2163678975136875Costa, Karoline Pinheiro Ferreira da2023-01-16T10:36:50Z2023-01-132023-01-16T10:36:50Z2023-01-06https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14863Com o surgimento de novas tecnologias houve uma mudança na concorrência, de forma simples, antes ela correspondia a competição entre negócios no mesmo território, e agora se tornou global. Também, houve uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a adotar novos hábitos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de Transformação Digital da Lojas Renner, observando as principais estratégias adotadas pela empresa nos últimos anos, além dos reflexos dessa transformação nos resultados da empresa tendo como base seus indicadores financeiros. Para tal, os principais aspectos da Transformação Digital da empresa foram analisados por meio da pesquisa exploratória a partir da análise documental. Como resultado, foram identificados alguns pontos que sugerem uma relação entre os resultados financeiros e operacionais com o processo de transformação digital da Renner, como o crescimento acelerado do e-commerce, um aumento significativo da representatividade da venda bruta de mercadoria digital nas vendas totais, mudança no papel das lojas físicas e a evolução do EBITDA. Também é possível deduzir, que fatores como, a cultura do encantamento envolvendo clientes e colaboradores, investimento em tecnologia, e sua estratégia omnichannel, contribuíram para o sucesso da transformação digital na companhia. O trabalho traz contribuições como, proporcionar uma visão mais ampla para empresas do varejo de moda que desejam iniciar o processo de transformação digital, e também, para o desenvolvimento de estudos sobre o tema.With the emergence of new technologies there was a change in competition, simply put, before it corresponded to competition between businesses in the same territory, and now it has become global. Also, there was a change in consumer behavior, which started to adopt new habits. In this context, the objective of this work is to analyze the Digital Transformation process at Lojas Renner, observing the main strategies adopted by the company in recent years, in addition to the effects of this transformation on the company's results based on its financial indicators. To this end, the main aspects of the company's Digital Transformation were analyzed through exploratory research based on document analysis. As a result, some points were identified that suggest a relationship between financial and operational results with Renner's digital transformation process, such as the accelerated growth of e- commerce, a significant increase in the representativeness of gross sales of digital goods in total sales, change in the role of physical stores and the evolution of EBITDA. It is also possible to deduce that factors such as the culture of enchantment involving customers and employees, investment in technology, and its omnichannel strategy, contributed to the success of the digital transformation in the company. The work brings contributions such as providing a broader view for fashion retail companies that wish to start the digital transformation process, and also for the development of studies on the subject.porUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador ValadaresUFJF/GVBrasilICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTransformação digitalVarejo de modaIndicadores financeirosDigital transformationFashion retailFinancial indicatorsTransformação digital: estudo de caso da Lojas Rennerinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALkarolinepinheiroferreiradacosta.pdfkarolinepinheiroferreiradacosta.pdfapplication/pdf461317https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/1/karolinepinheiroferreiradacosta.pdfbf6320d69af495b2d3879024fb329277MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTkarolinepinheiroferreiradacosta.pdf.txtkarolinepinheiroferreiradacosta.pdf.txtExtracted texttext/plain100937https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/4/karolinepinheiroferreiradacosta.pdf.txt3289ebff0ab3e02d0c2f50787dce8f52MD54THUMBNAILkarolinepinheiroferreiradacosta.pdf.jpgkarolinepinheiroferreiradacosta.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1177https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/5/karolinepinheiroferreiradacosta.pdf.jpgb7b9e3b8c519022d1bdb8fbc4d98dba2MD55ufjf/148632023-01-17 04:16:06.22oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-01-17T06:16:06Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner
title Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner
spellingShingle Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner
Costa, Karoline Pinheiro Ferreira da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Transformação digital
Varejo de moda
Indicadores financeiros
Digital transformation
Fashion retail
Financial indicators
title_short Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner
title_full Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner
title_fullStr Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner
title_full_unstemmed Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner
title_sort Transformação digital: estudo de caso da Lojas Renner
author Costa, Karoline Pinheiro Ferreira da
author_facet Costa, Karoline Pinheiro Ferreira da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Nádia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3763348815313797
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Moreira, Nathalia Carvalho
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4234933638102118
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Corrêa, Stela Cristina Hott
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1964577702715502
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2163678975136875
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Karoline Pinheiro Ferreira da
contributor_str_mv Carvalho, Nádia
Moreira, Nathalia Carvalho
Corrêa, Stela Cristina Hott
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Transformação digital
Varejo de moda
Indicadores financeiros
Digital transformation
Fashion retail
Financial indicators
dc.subject.por.fl_str_mv Transformação digital
Varejo de moda
Indicadores financeiros
Digital transformation
Fashion retail
Financial indicators
description Com o surgimento de novas tecnologias houve uma mudança na concorrência, de forma simples, antes ela correspondia a competição entre negócios no mesmo território, e agora se tornou global. Também, houve uma mudança no comportamento do consumidor, que passou a adotar novos hábitos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar o processo de Transformação Digital da Lojas Renner, observando as principais estratégias adotadas pela empresa nos últimos anos, além dos reflexos dessa transformação nos resultados da empresa tendo como base seus indicadores financeiros. Para tal, os principais aspectos da Transformação Digital da empresa foram analisados por meio da pesquisa exploratória a partir da análise documental. Como resultado, foram identificados alguns pontos que sugerem uma relação entre os resultados financeiros e operacionais com o processo de transformação digital da Renner, como o crescimento acelerado do e-commerce, um aumento significativo da representatividade da venda bruta de mercadoria digital nas vendas totais, mudança no papel das lojas físicas e a evolução do EBITDA. Também é possível deduzir, que fatores como, a cultura do encantamento envolvendo clientes e colaboradores, investimento em tecnologia, e sua estratégia omnichannel, contribuíram para o sucesso da transformação digital na companhia. O trabalho traz contribuições como, proporcionar uma visão mais ampla para empresas do varejo de moda que desejam iniciar o processo de transformação digital, e também, para o desenvolvimento de estudos sobre o tema.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-16T10:36:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-13
2023-01-16T10:36:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14863
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF/GV
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/1/karolinepinheiroferreiradacosta.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/4/karolinepinheiroferreiradacosta.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14863/5/karolinepinheiroferreiradacosta.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bf6320d69af495b2d3879024fb329277
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
3289ebff0ab3e02d0c2f50787dce8f52
b7b9e3b8c519022d1bdb8fbc4d98dba2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661369031852032