Transformação digital: análise do caso do Magazine Luiza e seus pilares estratégicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14400 |
Resumo: | O objetivo do estudo é analisar o processo de Transformação Digital do Magazine Luiza e seus reflexos, em especial no que tange aos indicadores financeiros da empresa. Para tal, os principais aspectos da Transformação Digital da empresa foram analisados por meio da pesquisa exploratória a partir da análise documental. Como resultado, foram identificadas evidências que relacionam o processo de transformação digital do Magazine Luiza com os resultados financeiros e operacionais, como, por exemplo, crescimento acelerado do e-commerce, aumento significativo da participação do e-commerce nas vendas totais, mudança no papel das lojas físicas e evolução do EBITDA. Além disso, o estudo indica que o sucesso da transformação digital da empresa foi impulsionado por alguns fatores, como a visão clara da liderança no digital, cultura e foco em produção de tecnologia internamente, direcionando. O estudo contribui com a literatura ao indicar uma relação do processo de Transformação Digital com os resultados do Magazine Luiza, destacando importantes aspectos estudados que atuam como facilitadores do desenvolvimento do processo de Transformação Digital nas empresas. |
id |
UFJF_3245e91893f01953cf04d2b60bbcd3fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14400 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Carvalho, Nádiahttp://lattes.cnpq.br/3763348815313797Rodrigues, Antonio Carloshttp://lattes.cnpq.br/1322627918739691Santos, Leonardo Lemos da Silveirahttp://lattes.cnpq.br/2655136965492722http:lattes.cnpq.br/Vito, Pedro Henrique Souza de2022-09-02T11:56:12Z2022-08-172022-09-02T11:56:12Z2022-08-04https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14400O objetivo do estudo é analisar o processo de Transformação Digital do Magazine Luiza e seus reflexos, em especial no que tange aos indicadores financeiros da empresa. Para tal, os principais aspectos da Transformação Digital da empresa foram analisados por meio da pesquisa exploratória a partir da análise documental. Como resultado, foram identificadas evidências que relacionam o processo de transformação digital do Magazine Luiza com os resultados financeiros e operacionais, como, por exemplo, crescimento acelerado do e-commerce, aumento significativo da participação do e-commerce nas vendas totais, mudança no papel das lojas físicas e evolução do EBITDA. Além disso, o estudo indica que o sucesso da transformação digital da empresa foi impulsionado por alguns fatores, como a visão clara da liderança no digital, cultura e foco em produção de tecnologia internamente, direcionando. O estudo contribui com a literatura ao indicar uma relação do processo de Transformação Digital com os resultados do Magazine Luiza, destacando importantes aspectos estudados que atuam como facilitadores do desenvolvimento do processo de Transformação Digital nas empresas.The objective of the study is to analyze Magazine Luiza's indicator processes of Digital Transformation and its consequences, especially with regard to the company's financials. To this end, the main aspects of the company's Digital Transformation were analyzed through exploratory research based on document analysis. As a result, evidence was identified that relates Magazine Luiza's digital transformation process with financial and operating results, such as, for example, accelerated growth of e- commerce, significant increase in the share of e-commerce in total sales, change in role physical stores and EBITDA evolution. In addition, the study indicates that the success of the company's digital transformation was driven by a few factors, such as a clear vision of leadership in digital, culture and focus on technology production internally, driving. The study contributes to the literature by indicating a relationship between the Digital Transformation process and the results of Magazine Luiza, highlighting important aspects studied that act as facilitators of the development of the Digital Transformation process in companies.porUniversidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador ValadaresUFJF/GVBrasilICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOTransformação digitalIndicadores financeirosVarejoDigital transformationFinancial indicatorsRetailTransformação digital: análise do caso do Magazine Luiza e seus pilares estratégicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALpedrohenriquesouzadevito.pdfpedrohenriquesouzadevito.pdfapplication/pdf676636https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14400/1/pedrohenriquesouzadevito.pdf813abd84c444156b294b976eae173e0fMD51CC-LICENSELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14400/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTpedrohenriquesouzadevito.pdf.txtpedrohenriquesouzadevito.pdf.txtExtracted texttext/plain95206https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14400/3/pedrohenriquesouzadevito.pdf.txt47321dfdb9f0796f7b1579d8edb25d02MD53THUMBNAILpedrohenriquesouzadevito.pdf.jpgpedrohenriquesouzadevito.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14400/4/pedrohenriquesouzadevito.pdf.jpgceca77fa3704b63c25adbda6321621ccMD54ufjf/144002022-09-03 03:10:46.012oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14400Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-09-03T06:10:46Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transformação digital: análise do caso do Magazine Luiza e seus pilares estratégicos |
title |
Transformação digital: análise do caso do Magazine Luiza e seus pilares estratégicos |
spellingShingle |
Transformação digital: análise do caso do Magazine Luiza e seus pilares estratégicos Vito, Pedro Henrique Souza de CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Transformação digital Indicadores financeiros Varejo Digital transformation Financial indicators Retail |
title_short |
Transformação digital: análise do caso do Magazine Luiza e seus pilares estratégicos |
title_full |
Transformação digital: análise do caso do Magazine Luiza e seus pilares estratégicos |
title_fullStr |
Transformação digital: análise do caso do Magazine Luiza e seus pilares estratégicos |
title_full_unstemmed |
Transformação digital: análise do caso do Magazine Luiza e seus pilares estratégicos |
title_sort |
Transformação digital: análise do caso do Magazine Luiza e seus pilares estratégicos |
author |
Vito, Pedro Henrique Souza de |
author_facet |
Vito, Pedro Henrique Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Nádia |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3763348815313797 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rodrigues, Antonio Carlos |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1322627918739691 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Santos, Leonardo Lemos da Silveira |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2655136965492722 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http:lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vito, Pedro Henrique Souza de |
contributor_str_mv |
Carvalho, Nádia Rodrigues, Antonio Carlos Santos, Leonardo Lemos da Silveira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Transformação digital Indicadores financeiros Varejo Digital transformation Financial indicators Retail |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transformação digital Indicadores financeiros Varejo Digital transformation Financial indicators Retail |
description |
O objetivo do estudo é analisar o processo de Transformação Digital do Magazine Luiza e seus reflexos, em especial no que tange aos indicadores financeiros da empresa. Para tal, os principais aspectos da Transformação Digital da empresa foram analisados por meio da pesquisa exploratória a partir da análise documental. Como resultado, foram identificadas evidências que relacionam o processo de transformação digital do Magazine Luiza com os resultados financeiros e operacionais, como, por exemplo, crescimento acelerado do e-commerce, aumento significativo da participação do e-commerce nas vendas totais, mudança no papel das lojas físicas e evolução do EBITDA. Além disso, o estudo indica que o sucesso da transformação digital da empresa foi impulsionado por alguns fatores, como a visão clara da liderança no digital, cultura e foco em produção de tecnologia internamente, direcionando. O estudo contribui com a literatura ao indicar uma relação do processo de Transformação Digital com os resultados do Magazine Luiza, destacando importantes aspectos estudados que atuam como facilitadores do desenvolvimento do processo de Transformação Digital nas empresas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-02T11:56:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-17 2022-09-02T11:56:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-08-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14400 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF/GV |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14400/1/pedrohenriquesouzadevito.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14400/2/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14400/3/pedrohenriquesouzadevito.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14400/4/pedrohenriquesouzadevito.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
813abd84c444156b294b976eae173e0f 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 47321dfdb9f0796f7b1579d8edb25d02 ceca77fa3704b63c25adbda6321621cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813193921777369088 |