O marketing esportivo como ferramenta de reafirmação da marca e aproximação com o torcedor: um estudo de caso sobre o Clube de Regatas do Flamengo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalathezi, Viviane da Cunha
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10368
Resumo: Assim como a sociedade e as tecnologias, o marketing evoluiu e deixou de ser apenas uma ferramenta que as marcas usam para vender produtos. O marketing contemporâneo é uma ferramenta de relacionamento com o cliente. Por meio dele, é possível estreitar laços, conquistar a fidelidade e alavancar marcas. A internet potencializou as comunicação em redes por meio das mídias sociais. As pessoas passaram a produzir conteúdos diversos e a consumir informações de fontes variadas. Os consumidores passaram a não depender mais da mídia de massa para obter informações sobre marcas e produtos. Com a internet as discussões se tornaram horizontais. Diante dessa nova realidade, as marcas começam a usar as mídias sociais como ferramenta de marketing: um marketing de relacionamento que gera conteúdo de interesse do consumidor, realiza desejos e toca o lado emocional dessas pessoas. O esporte se tornou produto ao longo de sua existência e passou a lançar mão das estratégias de marketing como forma de aproximação com seus amantes. No futebol o relacionamento extracampo se faz necessário para que o clube, além de alavancar a venda dos seus produtos, não dependa exclusivamente dos resultados dos jogos para manter fiel seu torcedor. Neste trabalho encontram-se discussões teóricas de marketing contemporâneo, esportivo e digital, além de três exemplos do bom uso da união dos marketings esportivo e digital, realizados pelo Clube de Regatas do Flamengo. Por meio da análise da enunciação, um método da análise de conteúdo, analisamos três campanhas do clube e detectamos quais características dos marketings contemporâneos são utilizadas pelo clube.
id UFJF_efba3127b485b5b263ebe923d4a9b199
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10368
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Villela, Cícero Costahttp://lattes.cnpq.br/7402323269350871Guerra, Márcio de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7660834171810480Bara, Gilze Freitashttp://lattes.cnpq.br/6318683403852285http://lattes.cnpq.br/Dalathezi, Viviane da Cunha2019-08-07T18:19:05Z2019-07-222019-08-07T18:19:05Z2018-12-13https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10368Assim como a sociedade e as tecnologias, o marketing evoluiu e deixou de ser apenas uma ferramenta que as marcas usam para vender produtos. O marketing contemporâneo é uma ferramenta de relacionamento com o cliente. Por meio dele, é possível estreitar laços, conquistar a fidelidade e alavancar marcas. A internet potencializou as comunicação em redes por meio das mídias sociais. As pessoas passaram a produzir conteúdos diversos e a consumir informações de fontes variadas. Os consumidores passaram a não depender mais da mídia de massa para obter informações sobre marcas e produtos. Com a internet as discussões se tornaram horizontais. Diante dessa nova realidade, as marcas começam a usar as mídias sociais como ferramenta de marketing: um marketing de relacionamento que gera conteúdo de interesse do consumidor, realiza desejos e toca o lado emocional dessas pessoas. O esporte se tornou produto ao longo de sua existência e passou a lançar mão das estratégias de marketing como forma de aproximação com seus amantes. No futebol o relacionamento extracampo se faz necessário para que o clube, além de alavancar a venda dos seus produtos, não dependa exclusivamente dos resultados dos jogos para manter fiel seu torcedor. Neste trabalho encontram-se discussões teóricas de marketing contemporâneo, esportivo e digital, além de três exemplos do bom uso da união dos marketings esportivo e digital, realizados pelo Clube de Regatas do Flamengo. Por meio da análise da enunciação, um método da análise de conteúdo, analisamos três campanhas do clube e detectamos quais características dos marketings contemporâneos são utilizadas pelo clube.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOMarketing esportivoMarketing digitalFlamengoConteúdoO marketing esportivo como ferramenta de reafirmação da marca e aproximação com o torcedor: um estudo de caso sobre o Clube de Regatas do Flamengoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALvivianedacunhadalathezi.pdfvivianedacunhadalathezi.pdfapplication/pdf461760https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10368/1/vivianedacunhadalathezi.pdf61421c0ab5d286dcd05740d2db7f70a7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10368/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10368/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTvivianedacunhadalathezi.pdf.txtvivianedacunhadalathezi.pdf.txtExtracted texttext/plain160064https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10368/4/vivianedacunhadalathezi.pdf.txta165fc4852149c8aa732f4ef1f6f89caMD54THUMBNAILvivianedacunhadalathezi.pdf.jpgvivianedacunhadalathezi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1145https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10368/5/vivianedacunhadalathezi.pdf.jpg54c9099f1d99dee2ea5e0c06650e2798MD55ufjf/103682019-08-08 03:06:53.006oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-08T06:06:53Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O marketing esportivo como ferramenta de reafirmação da marca e aproximação com o torcedor: um estudo de caso sobre o Clube de Regatas do Flamengo
title O marketing esportivo como ferramenta de reafirmação da marca e aproximação com o torcedor: um estudo de caso sobre o Clube de Regatas do Flamengo
spellingShingle O marketing esportivo como ferramenta de reafirmação da marca e aproximação com o torcedor: um estudo de caso sobre o Clube de Regatas do Flamengo
Dalathezi, Viviane da Cunha
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Marketing esportivo
Marketing digital
Flamengo
Conteúdo
title_short O marketing esportivo como ferramenta de reafirmação da marca e aproximação com o torcedor: um estudo de caso sobre o Clube de Regatas do Flamengo
title_full O marketing esportivo como ferramenta de reafirmação da marca e aproximação com o torcedor: um estudo de caso sobre o Clube de Regatas do Flamengo
title_fullStr O marketing esportivo como ferramenta de reafirmação da marca e aproximação com o torcedor: um estudo de caso sobre o Clube de Regatas do Flamengo
title_full_unstemmed O marketing esportivo como ferramenta de reafirmação da marca e aproximação com o torcedor: um estudo de caso sobre o Clube de Regatas do Flamengo
title_sort O marketing esportivo como ferramenta de reafirmação da marca e aproximação com o torcedor: um estudo de caso sobre o Clube de Regatas do Flamengo
author Dalathezi, Viviane da Cunha
author_facet Dalathezi, Viviane da Cunha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Villela, Cícero Costa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7402323269350871
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Guerra, Márcio de Oliveira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7660834171810480
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bara, Gilze Freitas
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6318683403852285
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalathezi, Viviane da Cunha
contributor_str_mv Villela, Cícero Costa
Guerra, Márcio de Oliveira
Bara, Gilze Freitas
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Marketing esportivo
Marketing digital
Flamengo
Conteúdo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing esportivo
Marketing digital
Flamengo
Conteúdo
description Assim como a sociedade e as tecnologias, o marketing evoluiu e deixou de ser apenas uma ferramenta que as marcas usam para vender produtos. O marketing contemporâneo é uma ferramenta de relacionamento com o cliente. Por meio dele, é possível estreitar laços, conquistar a fidelidade e alavancar marcas. A internet potencializou as comunicação em redes por meio das mídias sociais. As pessoas passaram a produzir conteúdos diversos e a consumir informações de fontes variadas. Os consumidores passaram a não depender mais da mídia de massa para obter informações sobre marcas e produtos. Com a internet as discussões se tornaram horizontais. Diante dessa nova realidade, as marcas começam a usar as mídias sociais como ferramenta de marketing: um marketing de relacionamento que gera conteúdo de interesse do consumidor, realiza desejos e toca o lado emocional dessas pessoas. O esporte se tornou produto ao longo de sua existência e passou a lançar mão das estratégias de marketing como forma de aproximação com seus amantes. No futebol o relacionamento extracampo se faz necessário para que o clube, além de alavancar a venda dos seus produtos, não dependa exclusivamente dos resultados dos jogos para manter fiel seu torcedor. Neste trabalho encontram-se discussões teóricas de marketing contemporâneo, esportivo e digital, além de três exemplos do bom uso da união dos marketings esportivo e digital, realizados pelo Clube de Regatas do Flamengo. Por meio da análise da enunciação, um método da análise de conteúdo, analisamos três campanhas do clube e detectamos quais características dos marketings contemporâneos são utilizadas pelo clube.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-07T18:19:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-22
2019-08-07T18:19:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10368
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10368/1/vivianedacunhadalathezi.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10368/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10368/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10368/4/vivianedacunhadalathezi.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10368/5/vivianedacunhadalathezi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 61421c0ab5d286dcd05740d2db7f70a7
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
a165fc4852149c8aa732f4ef1f6f89ca
54c9099f1d99dee2ea5e0c06650e2798
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193971705315328