Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertolin, Rosangela Violetti
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Zwick, Elisa, Brito, Mozar José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37460
Resumo: This qualitative study aimed to discuss organizational learning in public service, trying to analyze its configuration from the elements that constitute social work practices. By adopting a social practice perspective for the analysis of organizational learning, it was decided to carry out a case study on Integrated Unit. The result analysis was based on the assumptions of the interpretative approach. The main results indicate that the social practice learning is still distant of management practices in the public service in the analyzed unit, mainly due to the prevalence of bureaucratization and centralization, as elements whose nature blocks the social practice flow in the management and organization of everyday activities in public service.
id UFLA_4919040a59ca3e22ea7fd704556e690a
oai_identifier_str oai:localhost:1/37460
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativoSociopractice organizational learning: an interpretative case studyEl aprendizaje organizacional social práctico en los servicios públicos: un estudio de caso interpretativoAprendizagem organizacionalAdministração públicaServiço públicoOrganizational learningPublic managementPublic serviceThis qualitative study aimed to discuss organizational learning in public service, trying to analyze its configuration from the elements that constitute social work practices. By adopting a social practice perspective for the analysis of organizational learning, it was decided to carry out a case study on Integrated Unit. The result analysis was based on the assumptions of the interpretative approach. The main results indicate that the social practice learning is still distant of management practices in the public service in the analyzed unit, mainly due to the prevalence of bureaucratization and centralization, as elements whose nature blocks the social practice flow in the management and organization of everyday activities in public service.Este estudo qualitativo teve como objetivo discutir a aprendizagem organizacional no serviço público, buscando analisar sua configuração a partir dos elementos sociais que constituem as práticas de trabalho. Ao adotar a perspectiva socioprática para a análise da aprendizagem organizacional, optou-se pela realização de um estudo de caso numa Unidade de Atendimento Integrado (UAI). A análise dos resultados foi fundamentada nos pressupostos da abordagem interpretativa. Os principais resultados indicam que a aprendizagem socioprática está ainda distante das práticas de gestão no serviço público da unidade analisada, sobretudo em função da prevalência de burocratização e centralização, como elementos cuja natureza bloqueia a fluidez socioprática na gestão e organização das atividades cotidianas no serviço público.Fundação Getulio Vargas2019-10-31T17:33:03Z2019-10-31T17:33:03Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERTOLIN, R. V.; ZWICK, E.; BRITO, M. J. de. Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 47, n. 2, p. 493-513, mar./abr. 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37460Revista de Administração Públicareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBertolin, Rosangela ViolettiZwick, ElisaBrito, Mozar José depor2019-10-31T17:36:30Zoai:localhost:1/37460Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-10-31T17:36:30Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo
Sociopractice organizational learning: an interpretative case study
El aprendizaje organizacional social práctico en los servicios públicos: un estudio de caso interpretativo
title Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo
spellingShingle Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo
Bertolin, Rosangela Violetti
Aprendizagem organizacional
Administração pública
Serviço público
Organizational learning
Public management
Public service
title_short Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo
title_full Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo
title_fullStr Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo
title_full_unstemmed Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo
title_sort Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo
author Bertolin, Rosangela Violetti
author_facet Bertolin, Rosangela Violetti
Zwick, Elisa
Brito, Mozar José de
author_role author
author2 Zwick, Elisa
Brito, Mozar José de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertolin, Rosangela Violetti
Zwick, Elisa
Brito, Mozar José de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem organizacional
Administração pública
Serviço público
Organizational learning
Public management
Public service
topic Aprendizagem organizacional
Administração pública
Serviço público
Organizational learning
Public management
Public service
description This qualitative study aimed to discuss organizational learning in public service, trying to analyze its configuration from the elements that constitute social work practices. By adopting a social practice perspective for the analysis of organizational learning, it was decided to carry out a case study on Integrated Unit. The result analysis was based on the assumptions of the interpretative approach. The main results indicate that the social practice learning is still distant of management practices in the public service in the analyzed unit, mainly due to the prevalence of bureaucratization and centralization, as elements whose nature blocks the social practice flow in the management and organization of everyday activities in public service.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-10-31T17:33:03Z
2019-10-31T17:33:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BERTOLIN, R. V.; ZWICK, E.; BRITO, M. J. de. Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 47, n. 2, p. 493-513, mar./abr. 2013.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37460
identifier_str_mv BERTOLIN, R. V.; ZWICK, E.; BRITO, M. J. de. Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 47, n. 2, p. 493-513, mar./abr. 2013.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Getulio Vargas
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração Pública
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835159132635136