Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37460 |
Resumo: | This qualitative study aimed to discuss organizational learning in public service, trying to analyze its configuration from the elements that constitute social work practices. By adopting a social practice perspective for the analysis of organizational learning, it was decided to carry out a case study on Integrated Unit. The result analysis was based on the assumptions of the interpretative approach. The main results indicate that the social practice learning is still distant of management practices in the public service in the analyzed unit, mainly due to the prevalence of bureaucratization and centralization, as elements whose nature blocks the social practice flow in the management and organization of everyday activities in public service. |
id |
UFLA_4919040a59ca3e22ea7fd704556e690a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/37460 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativoSociopractice organizational learning: an interpretative case studyEl aprendizaje organizacional social práctico en los servicios públicos: un estudio de caso interpretativoAprendizagem organizacionalAdministração públicaServiço públicoOrganizational learningPublic managementPublic serviceThis qualitative study aimed to discuss organizational learning in public service, trying to analyze its configuration from the elements that constitute social work practices. By adopting a social practice perspective for the analysis of organizational learning, it was decided to carry out a case study on Integrated Unit. The result analysis was based on the assumptions of the interpretative approach. The main results indicate that the social practice learning is still distant of management practices in the public service in the analyzed unit, mainly due to the prevalence of bureaucratization and centralization, as elements whose nature blocks the social practice flow in the management and organization of everyday activities in public service.Este estudo qualitativo teve como objetivo discutir a aprendizagem organizacional no serviço público, buscando analisar sua configuração a partir dos elementos sociais que constituem as práticas de trabalho. Ao adotar a perspectiva socioprática para a análise da aprendizagem organizacional, optou-se pela realização de um estudo de caso numa Unidade de Atendimento Integrado (UAI). A análise dos resultados foi fundamentada nos pressupostos da abordagem interpretativa. Os principais resultados indicam que a aprendizagem socioprática está ainda distante das práticas de gestão no serviço público da unidade analisada, sobretudo em função da prevalência de burocratização e centralização, como elementos cuja natureza bloqueia a fluidez socioprática na gestão e organização das atividades cotidianas no serviço público.Fundação Getulio Vargas2019-10-31T17:33:03Z2019-10-31T17:33:03Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBERTOLIN, R. V.; ZWICK, E.; BRITO, M. J. de. Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 47, n. 2, p. 493-513, mar./abr. 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37460Revista de Administração Públicareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBertolin, Rosangela ViolettiZwick, ElisaBrito, Mozar José depor2019-10-31T17:36:30Zoai:localhost:1/37460Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2019-10-31T17:36:30Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo Sociopractice organizational learning: an interpretative case study El aprendizaje organizacional social práctico en los servicios públicos: un estudio de caso interpretativo |
title |
Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo |
spellingShingle |
Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo Bertolin, Rosangela Violetti Aprendizagem organizacional Administração pública Serviço público Organizational learning Public management Public service |
title_short |
Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo |
title_full |
Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo |
title_fullStr |
Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo |
title_sort |
Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo |
author |
Bertolin, Rosangela Violetti |
author_facet |
Bertolin, Rosangela Violetti Zwick, Elisa Brito, Mozar José de |
author_role |
author |
author2 |
Zwick, Elisa Brito, Mozar José de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertolin, Rosangela Violetti Zwick, Elisa Brito, Mozar José de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional Administração pública Serviço público Organizational learning Public management Public service |
topic |
Aprendizagem organizacional Administração pública Serviço público Organizational learning Public management Public service |
description |
This qualitative study aimed to discuss organizational learning in public service, trying to analyze its configuration from the elements that constitute social work practices. By adopting a social practice perspective for the analysis of organizational learning, it was decided to carry out a case study on Integrated Unit. The result analysis was based on the assumptions of the interpretative approach. The main results indicate that the social practice learning is still distant of management practices in the public service in the analyzed unit, mainly due to the prevalence of bureaucratization and centralization, as elements whose nature blocks the social practice flow in the management and organization of everyday activities in public service. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-10-31T17:33:03Z 2019-10-31T17:33:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BERTOLIN, R. V.; ZWICK, E.; BRITO, M. J. de. Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 47, n. 2, p. 493-513, mar./abr. 2013. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37460 |
identifier_str_mv |
BERTOLIN, R. V.; ZWICK, E.; BRITO, M. J. de. Aprendizagem organizacional socioprática no serviço público: um estudo de caso interpretativo. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 47, n. 2, p. 493-513, mar./abr. 2013. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/37460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Getulio Vargas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Administração Pública reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835159132635136 |