Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonring, Danielle Oliveira Lelis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1267
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração em Linguística Aplicada, para a obtenção do título de Mestre.
id UFLA_5612c5c590a904085131d6f256ca05ca
oai_identifier_str oai:localhost:1/1267
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letrasLíngua estrangeiraEnsino-aprendizagemEnsino superiorLicenciandoAprendizagemEnglish LanguageLearning strategieHigher educationUndergraduateLearningCNPQ_NÃO_INFORMADODissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração em Linguística Aplicada, para a obtenção do título de Mestre.Linguística AplicadaA Língua Inglesa tem sido altamente valorizada no Ensino Superior principalmente devido ao impacto que causa na visibilidade profissional e no desenvolvimento cultural como um todo. Porém, muitos estudantes passam por dificuldades ou problemas na aprendizagem de língua estrangeira, gerando uma aprendizagem aquém do desejável. Muitos são os aspectos que interferem no processo de aprendizagem e podem afetá-lo de forma positiva ou negativa, como afirma Lopes (2005). Os objetivos desta pesquisa são: (A) compreender as principais dificuldades enfrentadas por estudantes de graduação em Letras na aprendizagem da língua inglesa, (B) entender quais são as estratégias referidas por esses estudantes para superar suas próprias dificuldades, e (C) identificar as estratégias não referidas por esses estudantes. As informações coletadas nessa investigação servirão para apoiar educadores que trabalham com ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira. Para isso, realizei um estudo levando em conta aspectos como a aprendizagem de língua estrangeira, a relação entre reflexão crítica e linguagem, autonomia e construção de identidade, estratégias e teorias de aprendizagem. O estudo é baseado em conceitos vygotskianos (VYGOTSKY, 1996) que enfatizam, sobretudo, a capacidade dos indivíduos de aprender por meio de interações dialéticas estabelecidas com os outros. Para se chegar aos resultados, a metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, na qual as experiências vividas pelos participantes são prioridade, e o principal método de coleta dados foi de fonte documental. Nesta pesquisa documental (GIL, 1991) os dados são provenientes de diários de aprendizagem escritos por estudantes de graduação em Letras (ZABALZA, 1994). A interpretação dos dados foi feita com base em conceitos vygotskianos, complementada linguisticamente de acordo com os princípios da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994). Os resultados mostram que os estudantes se veem chegando a Universidade com poucos conhecimentos em língua inglesa. Os diários também revelam que os estudantes tem pouca habilidade para lidar com o processo de aprendizagem, o que pode dificultar o desenvolvimento de uma aprendizagem adequada ao longo do curso. Assim, o uso dos diários promove uma reflexão por parte dos estudantes, pois, constata-se que eles sabem da sua responsabilidade sobre a própria aprendizagem, mas possuem pouca autonomia nos estudos. Desenvolvem poucas estratégias para aprender, predominando as estratégias cognitivas. Há, portanto, a necessidade de que educadores possam desenvolver outros tipos de estratégias de aprendizagem com esses estudantes para beneficiá-los no desenvolvimento de sua autonomia e aprendizagem satisfatória de língua inglesa.The English Language has been highly valued in higher education, mainly due to the impact causing both the professional visibility and cultural development as a whole. However, many undergraduate students have difficulties or problems in foreign language learning, generating poor learning. There are many aspects that affect the learning process and can affect you positively or negatively, as stated by Lopes (2005). The objectives of this research are: (A) to understand the main difficulties faced by undergraduates in Letters in English language learning, (B) to understand what the strategies mentioned by these students to overcome their difficulties are, and (C) to identify strategies not covered by these students. The information gathered by this investigation will serve to support educators who work with teaching-learning foreign language. For this, I carried out a study taking into account aspects such as foreign language learning, the relation between critical reflection and language, autonomy and identity building, learning strategies and learning theories. The study is based on Vygotskian concepts (VYGOTSKY, 1996) that emphasize, above all, the ability of individuals to learn through dialectical interactions established with others. In order to get the results, the methodology used was the qualitative approach, in which the experiences lived by the participants are the priority, and the main data collection method came from a documentary source. In this documentary research (GIL, 1991) data are drawn from learning diaries written by undergraduates in Letters (ZABALZA, 1994). The data interpretation was based on Vygotskian concepts, which was further linguistically complemented according to Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY, 1994) principles. The results show that students see themselves as arriving at university with little knowledge of the English language. The diaries also reveal that students have little ability to deal with the learning process, which may impair the development of appropriate learning throughout the course. Thus, the use of the diaries promotes reflection by the students, because it is clear that they know their responsibility for their own learning, but they have little autonomy in the studies. They develop few strategies to learn, using mainly the cognitive strategies. There is, therefore, the necessity for educators to develop other types of learning strategies with these students to benefit them in developing their autonomy and satisfactory learning of the English language.UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASDED - Programa de Pós-graduaçãoUFLABRASILRomero, Tania Regina de SouzaBetlinsk, CarlosMagalhães, Maria Cecília CamargoGonring, Danielle Oliveira Lelis2013-10-31T13:12:01Z2013-10-31T13:12:01Z201320132013-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGONRING, D. O. L. Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letras. 2013. 148 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1267info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-05-08T12:14:00Zoai:localhost:1/1267Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-08T12:14Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letras
title Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letras
spellingShingle Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letras
Gonring, Danielle Oliveira Lelis
Língua estrangeira
Ensino-aprendizagem
Ensino superior
Licenciando
Aprendizagem
English Language
Learning strategie
Higher education
Undergraduate
Learning
CNPQ_NÃO_INFORMADO
title_short Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letras
title_full Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letras
title_fullStr Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letras
title_full_unstemmed Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letras
title_sort Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letras
author Gonring, Danielle Oliveira Lelis
author_facet Gonring, Danielle Oliveira Lelis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romero, Tania Regina de Souza
Betlinsk, Carlos
Magalhães, Maria Cecília Camargo
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonring, Danielle Oliveira Lelis
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira
Ensino-aprendizagem
Ensino superior
Licenciando
Aprendizagem
English Language
Learning strategie
Higher education
Undergraduate
Learning
CNPQ_NÃO_INFORMADO
topic Língua estrangeira
Ensino-aprendizagem
Ensino superior
Licenciando
Aprendizagem
English Language
Learning strategie
Higher education
Undergraduate
Learning
CNPQ_NÃO_INFORMADO
description Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Educação, área de concentração em Linguística Aplicada, para a obtenção do título de Mestre.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-31T13:12:01Z
2013-10-31T13:12:01Z
2013
2013
2013-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONRING, D. O. L. Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letras. 2013. 148 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1267
identifier_str_mv GONRING, D. O. L. Um olhar crítico-reflexivo sobre as estratégias de aprendizagem de língua inglesa de licenciados em letras. 2013. 148 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DED - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
DED - Programa de Pós-graduação
UFLA
BRASIL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835206358401024