Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Everaldo Gomes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sousa, Maria do Carmo de, Andrade, José Antônio Araujo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33738
Resumo: In this paper, we aim to present a cut of the master's research and seek to understand the possibilities of interrelationship between Marxist theory and the organization of mathematics teaching. In order to do this, we seek to analyze the process of signification of subjects-participants of a group of studies and researches, when discuss collectively assumptions of the Marxist work for the organization of the teaching of Mathematics. From the interpretative analysis, we find that a point of approximation, between the Marxist work and the organization of the teaching of Mathematics in the logical-historical perspective, is associated with the understanding the construction of historical knowledge based on historical-dialectical materialism. The data constructed by the research revealed the need for joint reflection on the assumptions of Marxist theory for the organization of Mathematics teaching.
id UFLA_5859a7e16b7b30c51e80267cb8c3600c
oai_identifier_str oai:localhost:1/33738
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisasMarxismo y la organización de la enseñanza de matemática: significaciones de sujetos en grupo de estudios y investigacionesMarxism and the organization of mathematics teaching: significance of subjects in groups of studies and researchEducação matemáticaOrganização do ensinoMarxismo e educaçãoPerspectiva lógico-históricaEducación matemáticaOrganización de la enseñanzaMarxismo y educaciónPerspectiva lógico-históricaMathematical educationOrganization of teachingMarxism and educationLogical-historical perspectiveIn this paper, we aim to present a cut of the master's research and seek to understand the possibilities of interrelationship between Marxist theory and the organization of mathematics teaching. In order to do this, we seek to analyze the process of signification of subjects-participants of a group of studies and researches, when discuss collectively assumptions of the Marxist work for the organization of the teaching of Mathematics. From the interpretative analysis, we find that a point of approximation, between the Marxist work and the organization of the teaching of Mathematics in the logical-historical perspective, is associated with the understanding the construction of historical knowledge based on historical-dialectical materialism. The data constructed by the research revealed the need for joint reflection on the assumptions of Marxist theory for the organization of Mathematics teaching.Neste artigo, objetivamos apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado, no qual buscamos compreender quais as possibilidades de inter-relação entre a teoria marxista e a organização do ensino de Matemática. Para isso, investigamos o processo de significação de sujeitos-participantes de um grupo de estudos e pesquisas ao discutirem coletivamente pressupostos da obra marxista para a organização do ensino de Matemática. A partir da análise interpretativa, constatamos que um ponto de aproximação, entre a obra marxista com a organização do ensino de Matemática na perspectiva lógico-histórica, está associado à compreensão de como se dá o desenvolvimento do conhecimento por meio da ótica do materialismo histórico-dialético. Os dados construídos pela pesquisa revelaram a necessidade de reflexão conjunta sobre pressupostos da teoria marxista para a organização do ensino de Matemática.Universidade Federal da Bahia2019-04-23T15:23:38Z2019-04-23T15:23:38Z2018-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEANDRO, E. G.; SOUSA, M. do C. de; ANDRADE, J. A. A. Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 1, p. 326-337, mai. 2018.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33738Germinal: Marxismo e Educação em Debatereponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLeandro, Everaldo GomesSousa, Maria do Carmo deAndrade, José Antônio Araujopor2023-05-26T19:36:00Zoai:localhost:1/33738Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-26T19:36Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas
Marxismo y la organización de la enseñanza de matemática: significaciones de sujetos en grupo de estudios y investigaciones
Marxism and the organization of mathematics teaching: significance of subjects in groups of studies and research
title Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas
spellingShingle Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas
Leandro, Everaldo Gomes
Educação matemática
Organização do ensino
Marxismo e educação
Perspectiva lógico-histórica
Educación matemática
Organización de la enseñanza
Marxismo y educación
Perspectiva lógico-histórica
Mathematical education
Organization of teaching
Marxism and education
Logical-historical perspective
title_short Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas
title_full Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas
title_fullStr Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas
title_full_unstemmed Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas
title_sort Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas
author Leandro, Everaldo Gomes
author_facet Leandro, Everaldo Gomes
Sousa, Maria do Carmo de
Andrade, José Antônio Araujo
author_role author
author2 Sousa, Maria do Carmo de
Andrade, José Antônio Araujo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro, Everaldo Gomes
Sousa, Maria do Carmo de
Andrade, José Antônio Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Organização do ensino
Marxismo e educação
Perspectiva lógico-histórica
Educación matemática
Organización de la enseñanza
Marxismo y educación
Perspectiva lógico-histórica
Mathematical education
Organization of teaching
Marxism and education
Logical-historical perspective
topic Educação matemática
Organização do ensino
Marxismo e educação
Perspectiva lógico-histórica
Educación matemática
Organización de la enseñanza
Marxismo y educación
Perspectiva lógico-histórica
Mathematical education
Organization of teaching
Marxism and education
Logical-historical perspective
description In this paper, we aim to present a cut of the master's research and seek to understand the possibilities of interrelationship between Marxist theory and the organization of mathematics teaching. In order to do this, we seek to analyze the process of signification of subjects-participants of a group of studies and researches, when discuss collectively assumptions of the Marxist work for the organization of the teaching of Mathematics. From the interpretative analysis, we find that a point of approximation, between the Marxist work and the organization of the teaching of Mathematics in the logical-historical perspective, is associated with the understanding the construction of historical knowledge based on historical-dialectical materialism. The data constructed by the research revealed the need for joint reflection on the assumptions of Marxist theory for the organization of Mathematics teaching.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05
2019-04-23T15:23:38Z
2019-04-23T15:23:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEANDRO, E. G.; SOUSA, M. do C. de; ANDRADE, J. A. A. Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 1, p. 326-337, mai. 2018.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33738
identifier_str_mv LEANDRO, E. G.; SOUSA, M. do C. de; ANDRADE, J. A. A. Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 1, p. 326-337, mai. 2018.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835100104097792