Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33738 |
Resumo: | In this paper, we aim to present a cut of the master's research and seek to understand the possibilities of interrelationship between Marxist theory and the organization of mathematics teaching. In order to do this, we seek to analyze the process of signification of subjects-participants of a group of studies and researches, when discuss collectively assumptions of the Marxist work for the organization of the teaching of Mathematics. From the interpretative analysis, we find that a point of approximation, between the Marxist work and the organization of the teaching of Mathematics in the logical-historical perspective, is associated with the understanding the construction of historical knowledge based on historical-dialectical materialism. The data constructed by the research revealed the need for joint reflection on the assumptions of Marxist theory for the organization of Mathematics teaching. |
id |
UFLA_5859a7e16b7b30c51e80267cb8c3600c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/33738 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisasMarxismo y la organización de la enseñanza de matemática: significaciones de sujetos en grupo de estudios y investigacionesMarxism and the organization of mathematics teaching: significance of subjects in groups of studies and researchEducação matemáticaOrganização do ensinoMarxismo e educaçãoPerspectiva lógico-históricaEducación matemáticaOrganización de la enseñanzaMarxismo y educaciónPerspectiva lógico-históricaMathematical educationOrganization of teachingMarxism and educationLogical-historical perspectiveIn this paper, we aim to present a cut of the master's research and seek to understand the possibilities of interrelationship between Marxist theory and the organization of mathematics teaching. In order to do this, we seek to analyze the process of signification of subjects-participants of a group of studies and researches, when discuss collectively assumptions of the Marxist work for the organization of the teaching of Mathematics. From the interpretative analysis, we find that a point of approximation, between the Marxist work and the organization of the teaching of Mathematics in the logical-historical perspective, is associated with the understanding the construction of historical knowledge based on historical-dialectical materialism. The data constructed by the research revealed the need for joint reflection on the assumptions of Marxist theory for the organization of Mathematics teaching.Neste artigo, objetivamos apresentar um recorte de uma pesquisa de mestrado, no qual buscamos compreender quais as possibilidades de inter-relação entre a teoria marxista e a organização do ensino de Matemática. Para isso, investigamos o processo de significação de sujeitos-participantes de um grupo de estudos e pesquisas ao discutirem coletivamente pressupostos da obra marxista para a organização do ensino de Matemática. A partir da análise interpretativa, constatamos que um ponto de aproximação, entre a obra marxista com a organização do ensino de Matemática na perspectiva lógico-histórica, está associado à compreensão de como se dá o desenvolvimento do conhecimento por meio da ótica do materialismo histórico-dialético. Os dados construídos pela pesquisa revelaram a necessidade de reflexão conjunta sobre pressupostos da teoria marxista para a organização do ensino de Matemática.Universidade Federal da Bahia2019-04-23T15:23:38Z2019-04-23T15:23:38Z2018-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLEANDRO, E. G.; SOUSA, M. do C. de; ANDRADE, J. A. A. Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 1, p. 326-337, mai. 2018.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33738Germinal: Marxismo e Educação em Debatereponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLeandro, Everaldo GomesSousa, Maria do Carmo deAndrade, José Antônio Araujopor2023-05-26T19:36:00Zoai:localhost:1/33738Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-05-26T19:36Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas Marxismo y la organización de la enseñanza de matemática: significaciones de sujetos en grupo de estudios y investigaciones Marxism and the organization of mathematics teaching: significance of subjects in groups of studies and research |
title |
Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas |
spellingShingle |
Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas Leandro, Everaldo Gomes Educação matemática Organização do ensino Marxismo e educação Perspectiva lógico-histórica Educación matemática Organización de la enseñanza Marxismo y educación Perspectiva lógico-histórica Mathematical education Organization of teaching Marxism and education Logical-historical perspective |
title_short |
Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas |
title_full |
Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas |
title_fullStr |
Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas |
title_full_unstemmed |
Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas |
title_sort |
Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas |
author |
Leandro, Everaldo Gomes |
author_facet |
Leandro, Everaldo Gomes Sousa, Maria do Carmo de Andrade, José Antônio Araujo |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Maria do Carmo de Andrade, José Antônio Araujo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro, Everaldo Gomes Sousa, Maria do Carmo de Andrade, José Antônio Araujo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Organização do ensino Marxismo e educação Perspectiva lógico-histórica Educación matemática Organización de la enseñanza Marxismo y educación Perspectiva lógico-histórica Mathematical education Organization of teaching Marxism and education Logical-historical perspective |
topic |
Educação matemática Organização do ensino Marxismo e educação Perspectiva lógico-histórica Educación matemática Organización de la enseñanza Marxismo y educación Perspectiva lógico-histórica Mathematical education Organization of teaching Marxism and education Logical-historical perspective |
description |
In this paper, we aim to present a cut of the master's research and seek to understand the possibilities of interrelationship between Marxist theory and the organization of mathematics teaching. In order to do this, we seek to analyze the process of signification of subjects-participants of a group of studies and researches, when discuss collectively assumptions of the Marxist work for the organization of the teaching of Mathematics. From the interpretative analysis, we find that a point of approximation, between the Marxist work and the organization of the teaching of Mathematics in the logical-historical perspective, is associated with the understanding the construction of historical knowledge based on historical-dialectical materialism. The data constructed by the research revealed the need for joint reflection on the assumptions of Marxist theory for the organization of Mathematics teaching. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05 2019-04-23T15:23:38Z 2019-04-23T15:23:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEANDRO, E. G.; SOUSA, M. do C. de; ANDRADE, J. A. A. Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 1, p. 326-337, mai. 2018. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33738 |
identifier_str_mv |
LEANDRO, E. G.; SOUSA, M. do C. de; ANDRADE, J. A. A. Marxismo e a organização do ensino de matemática: significações de sujeitos em grupo de estudos e pesquisas. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 10, n. 1, p. 326-337, mai. 2018. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/33738 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835100104097792 |