EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44942 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201611412 |
Resumo: | Tratou-se de uma pesquisa cujo fito central foi cotejar as percepções de alunosas, de um professor e da gestora escolar em relação à incidência de evasão nas aulas de Educação Física, em uma instituição escolar pública situada na região sul do Estado de Minas Gerais. A investigação assenta-se sob pressupostos qualitativos, ao abrigo de uma abordagem narrativa (SAMPIERI COLLADO LUCIO, 2013). Para tanto, entrevistou-se trinta e dois (32) alunosas, um professor e a gestora da referida instituição, subsidiado por um roteiro semiestruturado, alvitrando entrecruzar às narrativas, percepções e ações que incidem sobre o fenômeno da evasão no interior do referido componente curricular. Além do material empírico proveniente das entrevistas, o estudo contou com um período de observação in loco, os quais engendraram registros que compõem o diário de campo. Em linhas gerais os dados aferidos demonstram uma incidência significativa de abandono das aulas cotidianamente, sob a justificativa de se tratar de uma componente curricular desprovido de sentido e significado para osas educandos, seja em decorrência da ausência de intervenção pedagógica sistematizada, ou por efeito da redundância dos conteúdos apresentados nas aulas. Por outro lado, quando questionados sobre como enfrentariam essa questão e de que modo modificariam o quadro, não responderam, ou apresentaram proposições plausíveis, denotando assim, um estado de resignação preocupante para essesas jovens em franco desenvolvimento e anelando emancipação |
id |
UFLA_59f07ff09d2aa6b995d97519438f2380 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/44942 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTESEVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTESNAO_INFORMADOTratou-se de uma pesquisa cujo fito central foi cotejar as percepções de alunosas, de um professor e da gestora escolar em relação à incidência de evasão nas aulas de Educação Física, em uma instituição escolar pública situada na região sul do Estado de Minas Gerais. A investigação assenta-se sob pressupostos qualitativos, ao abrigo de uma abordagem narrativa (SAMPIERI COLLADO LUCIO, 2013). Para tanto, entrevistou-se trinta e dois (32) alunosas, um professor e a gestora da referida instituição, subsidiado por um roteiro semiestruturado, alvitrando entrecruzar às narrativas, percepções e ações que incidem sobre o fenômeno da evasão no interior do referido componente curricular. Além do material empírico proveniente das entrevistas, o estudo contou com um período de observação in loco, os quais engendraram registros que compõem o diário de campo. Em linhas gerais os dados aferidos demonstram uma incidência significativa de abandono das aulas cotidianamente, sob a justificativa de se tratar de uma componente curricular desprovido de sentido e significado para osas educandos, seja em decorrência da ausência de intervenção pedagógica sistematizada, ou por efeito da redundância dos conteúdos apresentados nas aulas. Por outro lado, quando questionados sobre como enfrentariam essa questão e de que modo modificariam o quadro, não responderam, ou apresentaram proposições plausíveis, denotando assim, um estado de resignação preocupante para essesas jovens em franco desenvolvimento e anelando emancipaçãoNAO_INFORMADOUniversidade Federal de LavrasUFLABrasilKleber Tuxen Carneiro AzevedoNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOKleber Tuxen Carneiro AzevedoNAO_INFORMADOFabio Pinto Gonçalves dos ReisNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOHugo Simões Junqueira2020-11-03T19:11:51Z2020-11-03T19:11:51Z2020-09-092020-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisJunqueira, H. S. EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES. 2020. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44942http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201611412PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brHugo Simões Junqueira e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T19:11:51Zoai:localhost:1/44942Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T19:11:51Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES NAO_INFORMADO |
title |
EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES |
spellingShingle |
EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES Hugo Simões Junqueira |
title_short |
EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES |
title_full |
EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES |
title_fullStr |
EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES |
title_full_unstemmed |
EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES |
title_sort |
EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES |
author |
Hugo Simões Junqueira |
author_facet |
Hugo Simões Junqueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kleber Tuxen Carneiro Azevedo NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO Kleber Tuxen Carneiro Azevedo NAO_INFORMADO Fabio Pinto Gonçalves dos Reis NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO NAO_INFORMADO |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hugo Simões Junqueira |
description |
Tratou-se de uma pesquisa cujo fito central foi cotejar as percepções de alunosas, de um professor e da gestora escolar em relação à incidência de evasão nas aulas de Educação Física, em uma instituição escolar pública situada na região sul do Estado de Minas Gerais. A investigação assenta-se sob pressupostos qualitativos, ao abrigo de uma abordagem narrativa (SAMPIERI COLLADO LUCIO, 2013). Para tanto, entrevistou-se trinta e dois (32) alunosas, um professor e a gestora da referida instituição, subsidiado por um roteiro semiestruturado, alvitrando entrecruzar às narrativas, percepções e ações que incidem sobre o fenômeno da evasão no interior do referido componente curricular. Além do material empírico proveniente das entrevistas, o estudo contou com um período de observação in loco, os quais engendraram registros que compõem o diário de campo. Em linhas gerais os dados aferidos demonstram uma incidência significativa de abandono das aulas cotidianamente, sob a justificativa de se tratar de uma componente curricular desprovido de sentido e significado para osas educandos, seja em decorrência da ausência de intervenção pedagógica sistematizada, ou por efeito da redundância dos conteúdos apresentados nas aulas. Por outro lado, quando questionados sobre como enfrentariam essa questão e de que modo modificariam o quadro, não responderam, ou apresentaram proposições plausíveis, denotando assim, um estado de resignação preocupante para essesas jovens em franco desenvolvimento e anelando emancipação |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-03T19:11:51Z 2020-11-03T19:11:51Z 2020-09-09 2020-08-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Junqueira, H. S. EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES. 2020. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44942 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201611412 |
identifier_str_mv |
Junqueira, H. S. EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES. 2020. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44942 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201611412 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
Português por |
language_invalid_str_mv |
Português |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Hugo Simões Junqueira e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br repositorio.ufla.br Hugo Simões Junqueira e Universidade Federal de Lavras Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Lavras UFLA Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1807835192198430720 |