EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hugo Simões Junqueira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44942
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201611412
Resumo: Tratou-se de uma pesquisa cujo fito central foi cotejar as percepções de alunosas, de um professor e da gestora escolar em relação à incidência de evasão nas aulas de Educação Física, em uma instituição escolar pública situada na região sul do Estado de Minas Gerais. A investigação assenta-se sob pressupostos qualitativos, ao abrigo de uma abordagem narrativa (SAMPIERI COLLADO LUCIO, 2013). Para tanto, entrevistou-se trinta e dois (32) alunosas, um professor e a gestora da referida instituição, subsidiado por um roteiro semiestruturado, alvitrando entrecruzar às narrativas, percepções e ações que incidem sobre o fenômeno da evasão no interior do referido componente curricular. Além do material empírico proveniente das entrevistas, o estudo contou com um período de observação in loco, os quais engendraram registros que compõem o diário de campo. Em linhas gerais os dados aferidos demonstram uma incidência significativa de abandono das aulas cotidianamente, sob a justificativa de se tratar de uma componente curricular desprovido de sentido e significado para osas educandos, seja em decorrência da ausência de intervenção pedagógica sistematizada, ou por efeito da redundância dos conteúdos apresentados nas aulas. Por outro lado, quando questionados sobre como enfrentariam essa questão e de que modo modificariam o quadro, não responderam, ou apresentaram proposições plausíveis, denotando assim, um estado de resignação preocupante para essesas jovens em franco desenvolvimento e anelando emancipação
id UFLA_59f07ff09d2aa6b995d97519438f2380
oai_identifier_str oai:localhost:1/44942
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTESEVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTESNAO_INFORMADOTratou-se de uma pesquisa cujo fito central foi cotejar as percepções de alunosas, de um professor e da gestora escolar em relação à incidência de evasão nas aulas de Educação Física, em uma instituição escolar pública situada na região sul do Estado de Minas Gerais. A investigação assenta-se sob pressupostos qualitativos, ao abrigo de uma abordagem narrativa (SAMPIERI COLLADO LUCIO, 2013). Para tanto, entrevistou-se trinta e dois (32) alunosas, um professor e a gestora da referida instituição, subsidiado por um roteiro semiestruturado, alvitrando entrecruzar às narrativas, percepções e ações que incidem sobre o fenômeno da evasão no interior do referido componente curricular. Além do material empírico proveniente das entrevistas, o estudo contou com um período de observação in loco, os quais engendraram registros que compõem o diário de campo. Em linhas gerais os dados aferidos demonstram uma incidência significativa de abandono das aulas cotidianamente, sob a justificativa de se tratar de uma componente curricular desprovido de sentido e significado para osas educandos, seja em decorrência da ausência de intervenção pedagógica sistematizada, ou por efeito da redundância dos conteúdos apresentados nas aulas. Por outro lado, quando questionados sobre como enfrentariam essa questão e de que modo modificariam o quadro, não responderam, ou apresentaram proposições plausíveis, denotando assim, um estado de resignação preocupante para essesas jovens em franco desenvolvimento e anelando emancipaçãoNAO_INFORMADOUniversidade Federal de LavrasUFLABrasilKleber Tuxen Carneiro AzevedoNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOKleber Tuxen Carneiro AzevedoNAO_INFORMADOFabio Pinto Gonçalves dos ReisNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOHugo Simões Junqueira2020-11-03T19:11:51Z2020-11-03T19:11:51Z2020-09-092020-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisJunqueira, H. S. EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES. 2020. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44942http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201611412PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brHugo Simões Junqueira e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T19:11:51Zoai:localhost:1/44942Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T19:11:51Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES
EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES
NAO_INFORMADO
title EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES
spellingShingle EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES
Hugo Simões Junqueira
title_short EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES
title_full EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES
title_fullStr EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES
title_full_unstemmed EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES
title_sort EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES
author Hugo Simões Junqueira
author_facet Hugo Simões Junqueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kleber Tuxen Carneiro Azevedo
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
Kleber Tuxen Carneiro Azevedo
NAO_INFORMADO
Fabio Pinto Gonçalves dos Reis
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
dc.contributor.author.fl_str_mv Hugo Simões Junqueira
description Tratou-se de uma pesquisa cujo fito central foi cotejar as percepções de alunosas, de um professor e da gestora escolar em relação à incidência de evasão nas aulas de Educação Física, em uma instituição escolar pública situada na região sul do Estado de Minas Gerais. A investigação assenta-se sob pressupostos qualitativos, ao abrigo de uma abordagem narrativa (SAMPIERI COLLADO LUCIO, 2013). Para tanto, entrevistou-se trinta e dois (32) alunosas, um professor e a gestora da referida instituição, subsidiado por um roteiro semiestruturado, alvitrando entrecruzar às narrativas, percepções e ações que incidem sobre o fenômeno da evasão no interior do referido componente curricular. Além do material empírico proveniente das entrevistas, o estudo contou com um período de observação in loco, os quais engendraram registros que compõem o diário de campo. Em linhas gerais os dados aferidos demonstram uma incidência significativa de abandono das aulas cotidianamente, sob a justificativa de se tratar de uma componente curricular desprovido de sentido e significado para osas educandos, seja em decorrência da ausência de intervenção pedagógica sistematizada, ou por efeito da redundância dos conteúdos apresentados nas aulas. Por outro lado, quando questionados sobre como enfrentariam essa questão e de que modo modificariam o quadro, não responderam, ou apresentaram proposições plausíveis, denotando assim, um estado de resignação preocupante para essesas jovens em franco desenvolvimento e anelando emancipação
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-03T19:11:51Z
2020-11-03T19:11:51Z
2020-09-09
2020-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Junqueira, H. S. EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES. 2020. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44942
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201611412
identifier_str_mv Junqueira, H. S. EVASÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ENSINO MÉDIO ENTRE REPRESENTAÇÕES, DISCURSOS E AÇÕES DISCENTES. 2020. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/44942
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201611412
dc.language.iso.fl_str_mv Português
por
language_invalid_str_mv Português
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Hugo Simões Junqueira e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Hugo Simões Junqueira e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835192198430720