IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruna Carvalho de Avelar
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45146
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201611571
Resumo: Existe hoje, no âmbito educacional, uma preocupante tendência à medicalização dos problemas de ensino e aprendizagem, a qual implica em um cenário de hiperdiagnósticos de estudantes, geralmente associados a supostos transtornos de desatenção, hiperatividade e impulsividade. À vista disso, este trabalho teve como objetivo analisar, em um estudo de caso, os impactos da perspectiva medicalizante e patologizante dos processos educativos, tendo como enfoque os estigmas advindos do diagnóstico de TDAH. Foram investigadas as relações interpessoais envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de um estudante diagnosticado com TDAH, os meios pelos quais a instituição de ensino e a professora incluíram esse sujeito no planejamento escolar, e as estratégias pedagógicas adotadas para promover o desenvolvimento atencional desse estudante. Para tanto, adotamos a concepção de ser humano e de desenvolvimento propostas pela psicologia histórico-cultural, que tem como principais proponentes os estudiosos Vygotski, Luria e Leontiev. Os resultados demonstram as múltiplas determinações dos problemas de aprendizagem, explicitando o modo como a escola, a mediação docente e os estereótipos relacionados ao laudo de TDAH, contribuíram para a situação de fracasso escolar do participante da pesquisa.
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