IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45146 http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201611571 |
Resumo: | Existe hoje, no âmbito educacional, uma preocupante tendência à medicalização dos problemas de ensino e aprendizagem, a qual implica em um cenário de hiperdiagnósticos de estudantes, geralmente associados a supostos transtornos de desatenção, hiperatividade e impulsividade. À vista disso, este trabalho teve como objetivo analisar, em um estudo de caso, os impactos da perspectiva medicalizante e patologizante dos processos educativos, tendo como enfoque os estigmas advindos do diagnóstico de TDAH. Foram investigadas as relações interpessoais envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de um estudante diagnosticado com TDAH, os meios pelos quais a instituição de ensino e a professora incluíram esse sujeito no planejamento escolar, e as estratégias pedagógicas adotadas para promover o desenvolvimento atencional desse estudante. Para tanto, adotamos a concepção de ser humano e de desenvolvimento propostas pela psicologia histórico-cultural, que tem como principais proponentes os estudiosos Vygotski, Luria e Leontiev. Os resultados demonstram as múltiplas determinações dos problemas de aprendizagem, explicitando o modo como a escola, a mediação docente e os estereótipos relacionados ao laudo de TDAH, contribuíram para a situação de fracasso escolar do participante da pesquisa. |
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IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLARIMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLARIMPACTS OF THE PATHOLOGIZATION OF EDUCATIONAL PROCESSES A CASE STUDY ON ADHD AND SCHOOL FAILUREExiste hoje, no âmbito educacional, uma preocupante tendência à medicalização dos problemas de ensino e aprendizagem, a qual implica em um cenário de hiperdiagnósticos de estudantes, geralmente associados a supostos transtornos de desatenção, hiperatividade e impulsividade. À vista disso, este trabalho teve como objetivo analisar, em um estudo de caso, os impactos da perspectiva medicalizante e patologizante dos processos educativos, tendo como enfoque os estigmas advindos do diagnóstico de TDAH. Foram investigadas as relações interpessoais envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de um estudante diagnosticado com TDAH, os meios pelos quais a instituição de ensino e a professora incluíram esse sujeito no planejamento escolar, e as estratégias pedagógicas adotadas para promover o desenvolvimento atencional desse estudante. Para tanto, adotamos a concepção de ser humano e de desenvolvimento propostas pela psicologia histórico-cultural, que tem como principais proponentes os estudiosos Vygotski, Luria e Leontiev. Os resultados demonstram as múltiplas determinações dos problemas de aprendizagem, explicitando o modo como a escola, a mediação docente e os estereótipos relacionados ao laudo de TDAH, contribuíram para a situação de fracasso escolar do participante da pesquisa.Today, in the educational field, there is a worrying tendency towards the medicalization of teaching and learning problems, which implies a scenario of overdiagnosis among students, generally associated with supposed disorders of inattention, hyperactivity and impulsivity. In view of this, this study aimed to analyze, in a case study, the impacts of the medicalizing and pathological perspective of educational processes, focusing on the stigmas arising from the diagnosis of ADHD. The interpersonal relationships involved in the teaching and learning process of a student diagnosed with ADHD were investigated, the means by which the teaching institution and the teacher included this subject in school planning, and the pedagogical strategies adopted to promote the students attentional development. For that, we adopted the concept of human being and development proposed by historical-cultural psychology, whose main proponents are the scholars Vygotski, Luria and Leontiev. The results demonstrate the multiple determinations of learning problems, explaining how the school, teaching mediation and stereotypes related to the ADHD report, contributed to the situation of school failure of the research participant.Universidade Federal de LavrasUFLABrasilLarissa Figueiredo Salmen Seixlack BulhoesNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOLarissa Figueiredo Salmen Seixlack BulhõesNAO_INFORMADOIlsa do Carmo Vieira GoulartNAO_INFORMADOJacqueline Magalhães AlvesNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOBruna Carvalho de Avelar2020-11-03T19:17:26Z2020-11-03T19:17:26Z2020-08-222020-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAvelar, B. C. d. IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR. 2020. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45146http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201611571PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brBruna Carvalho de Avelar e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T19:17:26Zoai:localhost:1/45146Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T19:17:26Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
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Existe hoje, no âmbito educacional, uma preocupante tendência à medicalização dos problemas de ensino e aprendizagem, a qual implica em um cenário de hiperdiagnósticos de estudantes, geralmente associados a supostos transtornos de desatenção, hiperatividade e impulsividade. À vista disso, este trabalho teve como objetivo analisar, em um estudo de caso, os impactos da perspectiva medicalizante e patologizante dos processos educativos, tendo como enfoque os estigmas advindos do diagnóstico de TDAH. Foram investigadas as relações interpessoais envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de um estudante diagnosticado com TDAH, os meios pelos quais a instituição de ensino e a professora incluíram esse sujeito no planejamento escolar, e as estratégias pedagógicas adotadas para promover o desenvolvimento atencional desse estudante. Para tanto, adotamos a concepção de ser humano e de desenvolvimento propostas pela psicologia histórico-cultural, que tem como principais proponentes os estudiosos Vygotski, Luria e Leontiev. Os resultados demonstram as múltiplas determinações dos problemas de aprendizagem, explicitando o modo como a escola, a mediação docente e os estereótipos relacionados ao laudo de TDAH, contribuíram para a situação de fracasso escolar do participante da pesquisa. |
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