IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruna Carvalho de Avelar
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45146
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201611571
Resumo: Existe hoje, no âmbito educacional, uma preocupante tendência à medicalização dos problemas de ensino e aprendizagem, a qual implica em um cenário de hiperdiagnósticos de estudantes, geralmente associados a supostos transtornos de desatenção, hiperatividade e impulsividade. À vista disso, este trabalho teve como objetivo analisar, em um estudo de caso, os impactos da perspectiva medicalizante e patologizante dos processos educativos, tendo como enfoque os estigmas advindos do diagnóstico de TDAH. Foram investigadas as relações interpessoais envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de um estudante diagnosticado com TDAH, os meios pelos quais a instituição de ensino e a professora incluíram esse sujeito no planejamento escolar, e as estratégias pedagógicas adotadas para promover o desenvolvimento atencional desse estudante. Para tanto, adotamos a concepção de ser humano e de desenvolvimento propostas pela psicologia histórico-cultural, que tem como principais proponentes os estudiosos Vygotski, Luria e Leontiev. Os resultados demonstram as múltiplas determinações dos problemas de aprendizagem, explicitando o modo como a escola, a mediação docente e os estereótipos relacionados ao laudo de TDAH, contribuíram para a situação de fracasso escolar do participante da pesquisa.
id UFLA_8e05e4f431d993092a8739b726bba39c
oai_identifier_str oai:localhost:1/45146
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLARIMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLARIMPACTS OF THE PATHOLOGIZATION OF EDUCATIONAL PROCESSES A CASE STUDY ON ADHD AND SCHOOL FAILUREExiste hoje, no âmbito educacional, uma preocupante tendência à medicalização dos problemas de ensino e aprendizagem, a qual implica em um cenário de hiperdiagnósticos de estudantes, geralmente associados a supostos transtornos de desatenção, hiperatividade e impulsividade. À vista disso, este trabalho teve como objetivo analisar, em um estudo de caso, os impactos da perspectiva medicalizante e patologizante dos processos educativos, tendo como enfoque os estigmas advindos do diagnóstico de TDAH. Foram investigadas as relações interpessoais envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de um estudante diagnosticado com TDAH, os meios pelos quais a instituição de ensino e a professora incluíram esse sujeito no planejamento escolar, e as estratégias pedagógicas adotadas para promover o desenvolvimento atencional desse estudante. Para tanto, adotamos a concepção de ser humano e de desenvolvimento propostas pela psicologia histórico-cultural, que tem como principais proponentes os estudiosos Vygotski, Luria e Leontiev. Os resultados demonstram as múltiplas determinações dos problemas de aprendizagem, explicitando o modo como a escola, a mediação docente e os estereótipos relacionados ao laudo de TDAH, contribuíram para a situação de fracasso escolar do participante da pesquisa.Today, in the educational field, there is a worrying tendency towards the medicalization of teaching and learning problems, which implies a scenario of overdiagnosis among students, generally associated with supposed disorders of inattention, hyperactivity and impulsivity. In view of this, this study aimed to analyze, in a case study, the impacts of the medicalizing and pathological perspective of educational processes, focusing on the stigmas arising from the diagnosis of ADHD. The interpersonal relationships involved in the teaching and learning process of a student diagnosed with ADHD were investigated, the means by which the teaching institution and the teacher included this subject in school planning, and the pedagogical strategies adopted to promote the students attentional development. For that, we adopted the concept of human being and development proposed by historical-cultural psychology, whose main proponents are the scholars Vygotski, Luria and Leontiev. The results demonstrate the multiple determinations of learning problems, explaining how the school, teaching mediation and stereotypes related to the ADHD report, contributed to the situation of school failure of the research participant.Universidade Federal de LavrasUFLABrasilLarissa Figueiredo Salmen Seixlack BulhoesNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOLarissa Figueiredo Salmen Seixlack BulhõesNAO_INFORMADOIlsa do Carmo Vieira GoulartNAO_INFORMADOJacqueline Magalhães AlvesNAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADONAO_INFORMADOBruna Carvalho de Avelar2020-11-03T19:17:26Z2020-11-03T19:17:26Z2020-08-222020-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAvelar, B. C. d. IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR. 2020. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45146http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201611571PortuguêsporAcesso aos termos da licença em repositorio.ufla.brrepositorio.ufla.brBruna Carvalho de Avelar e Universidade Federal de LavrasLicença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2020-11-03T19:17:26Zoai:localhost:1/45146Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-11-03T19:17:26Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR
IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR
IMPACTS OF THE PATHOLOGIZATION OF EDUCATIONAL PROCESSES A CASE STUDY ON ADHD AND SCHOOL FAILURE
title IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR
spellingShingle IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR
Bruna Carvalho de Avelar
title_short IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR
title_full IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR
title_fullStr IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR
title_full_unstemmed IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR
title_sort IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR
author Bruna Carvalho de Avelar
author_facet Bruna Carvalho de Avelar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhoes
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões
NAO_INFORMADO
Ilsa do Carmo Vieira Goulart
NAO_INFORMADO
Jacqueline Magalhães Alves
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
NAO_INFORMADO
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruna Carvalho de Avelar
description Existe hoje, no âmbito educacional, uma preocupante tendência à medicalização dos problemas de ensino e aprendizagem, a qual implica em um cenário de hiperdiagnósticos de estudantes, geralmente associados a supostos transtornos de desatenção, hiperatividade e impulsividade. À vista disso, este trabalho teve como objetivo analisar, em um estudo de caso, os impactos da perspectiva medicalizante e patologizante dos processos educativos, tendo como enfoque os estigmas advindos do diagnóstico de TDAH. Foram investigadas as relações interpessoais envolvidas no processo de ensino e aprendizagem de um estudante diagnosticado com TDAH, os meios pelos quais a instituição de ensino e a professora incluíram esse sujeito no planejamento escolar, e as estratégias pedagógicas adotadas para promover o desenvolvimento atencional desse estudante. Para tanto, adotamos a concepção de ser humano e de desenvolvimento propostas pela psicologia histórico-cultural, que tem como principais proponentes os estudiosos Vygotski, Luria e Leontiev. Os resultados demonstram as múltiplas determinações dos problemas de aprendizagem, explicitando o modo como a escola, a mediação docente e os estereótipos relacionados ao laudo de TDAH, contribuíram para a situação de fracasso escolar do participante da pesquisa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-03T19:17:26Z
2020-11-03T19:17:26Z
2020-08-22
2020-07-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Avelar, B. C. d. IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR. 2020. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45146
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201611571
identifier_str_mv Avelar, B. C. d. IMPACTOS DA PATOLOGIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS UM ESTUDO DE CASO SOBRE O TDAH E O FRACASSO ESCOLAR. 2020. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/45146
http://sip.prg.ufla.br/arquivos/php/bibliotecas/repositorio/download_documento/20201_201611571
dc.language.iso.fl_str_mv Português
por
language_invalid_str_mv Português
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Bruna Carvalho de Avelar e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br
repositorio.ufla.br
Bruna Carvalho de Avelar e Universidade Federal de Lavras
Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Lavras
UFLA
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439174302433280