Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15168 |
Resumo: | There is a consensus that the market circumstances induce firms to promote strategies adjustments (adaptation and differentiation) to meet its requirements. However, the challenge for academia is to determine the degree to which firms adapt or differentiate their products to export. Thus, this study aims to demonstrate through an empirical study, which characteristics of the firm and the foreign market influence export strategies (adaptation and differentiation) of small and medium businesses. Data were obtained from primary and secondary nature, through semi-structured questionnaire administered to SMEs from Minas Gerais and these were treated by Multiple Regression. The results show that adaptation strategies are influenced more by local conditions of the host country whereas differentiation strategies are influenced by the firm specific characteristics. |
id |
UFLA_b0d8cb6e586937ca72073e129ad529d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/15168 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´sDeterminants of adaptation and differentiation international strategies of SMEsFactores determinantes de las estrategias internacionales “adaptación y diferenciación” de las PYMERegressão múltiplaEstratégias de diferenciaçãoEstratégias de adaptaçãoPequenas e médias empresasDifferentiation strategiesMultiple regressionAdaptation strategiesSmall and medium enterprisesEstrategias de adaptaciónEstrategias de diferenciaciónRegresión múltiplePequeñas y medianas empresasThere is a consensus that the market circumstances induce firms to promote strategies adjustments (adaptation and differentiation) to meet its requirements. However, the challenge for academia is to determine the degree to which firms adapt or differentiate their products to export. Thus, this study aims to demonstrate through an empirical study, which characteristics of the firm and the foreign market influence export strategies (adaptation and differentiation) of small and medium businesses. Data were obtained from primary and secondary nature, through semi-structured questionnaire administered to SMEs from Minas Gerais and these were treated by Multiple Regression. The results show that adaptation strategies are influenced more by local conditions of the host country whereas differentiation strategies are influenced by the firm specific characteristics.É consenso na literatura que as circunstâncias do mercado induzem as firmas a promover estratégias de ajustes (adaptação e diferenciação) para atender às suas exigências. Todavia, o desafio para a academia consiste em determinar em que grau as firmas se adaptam ou diferenciam para exportar seus produtos. Desta forma, o presente estudo propõe-se evidenciar, por meio de um estudo empírico, como as características da firma e do mercado estrangeiro influenciam nas estratégias de exportação (adaptação e diferenciação) de empresas de pequeno e médio porte. Foram coletados dados de natureza primária e secundária, obtidos através que questionário semiestruturado, aplicado às PME´s mineiras e estes foram tratados por meio da Regressão Múltipla. Os resultados mostram que as estratégias de adaptação são influenciadas mais pelos condicionantes locais do país hospedeiro, ao passo que para as estratégias de diferenciação as características das firmas são mais relevantes.Comitê Científico Interinstitucional2017-08-14T13:12:29Z2017-08-14T13:12:29Z2014-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPAIVA, C. M. N. et al. Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s. Revista Ibero-Americana de Estratégia, Revista Ibero-Americana de Estratégia, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 70-82, abr./jun. 2014.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15168Revista Ibero-Americana de Estratégiareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAPaiva, Caroline Mendonça NogueiraAlcântara, Juciara Nunes deCintra, Evandro MarcusCalegario, Cristina Lelis Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-08-14T13:12:29Zoai:localhost:1/15168Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2017-08-14T13:12:29Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s Determinants of adaptation and differentiation international strategies of SMEs Factores determinantes de las estrategias internacionales “adaptación y diferenciación” de las PYME |
title |
Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s |
spellingShingle |
Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s Paiva, Caroline Mendonça Nogueira Regressão múltipla Estratégias de diferenciação Estratégias de adaptação Pequenas e médias empresas Differentiation strategies Multiple regression Adaptation strategies Small and medium enterprises Estrategias de adaptación Estrategias de diferenciación Regresión múltiple Pequeñas y medianas empresas |
title_short |
Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s |
title_full |
Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s |
title_fullStr |
Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s |
title_full_unstemmed |
Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s |
title_sort |
Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s |
author |
Paiva, Caroline Mendonça Nogueira |
author_facet |
Paiva, Caroline Mendonça Nogueira Alcântara, Juciara Nunes de Cintra, Evandro Marcus Calegario, Cristina Lelis Leal |
author_role |
author |
author2 |
Alcântara, Juciara Nunes de Cintra, Evandro Marcus Calegario, Cristina Lelis Leal |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Caroline Mendonça Nogueira Alcântara, Juciara Nunes de Cintra, Evandro Marcus Calegario, Cristina Lelis Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Regressão múltipla Estratégias de diferenciação Estratégias de adaptação Pequenas e médias empresas Differentiation strategies Multiple regression Adaptation strategies Small and medium enterprises Estrategias de adaptación Estrategias de diferenciación Regresión múltiple Pequeñas y medianas empresas |
topic |
Regressão múltipla Estratégias de diferenciação Estratégias de adaptação Pequenas e médias empresas Differentiation strategies Multiple regression Adaptation strategies Small and medium enterprises Estrategias de adaptación Estrategias de diferenciación Regresión múltiple Pequeñas y medianas empresas |
description |
There is a consensus that the market circumstances induce firms to promote strategies adjustments (adaptation and differentiation) to meet its requirements. However, the challenge for academia is to determine the degree to which firms adapt or differentiate their products to export. Thus, this study aims to demonstrate through an empirical study, which characteristics of the firm and the foreign market influence export strategies (adaptation and differentiation) of small and medium businesses. Data were obtained from primary and secondary nature, through semi-structured questionnaire administered to SMEs from Minas Gerais and these were treated by Multiple Regression. The results show that adaptation strategies are influenced more by local conditions of the host country whereas differentiation strategies are influenced by the firm specific characteristics. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04 2017-08-14T13:12:29Z 2017-08-14T13:12:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAIVA, C. M. N. et al. Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s. Revista Ibero-Americana de Estratégia, Revista Ibero-Americana de Estratégia, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 70-82, abr./jun. 2014. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15168 |
identifier_str_mv |
PAIVA, C. M. N. et al. Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s. Revista Ibero-Americana de Estratégia, Revista Ibero-Americana de Estratégia, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 70-82, abr./jun. 2014. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Comitê Científico Interinstitucional |
publisher.none.fl_str_mv |
Comitê Científico Interinstitucional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estratégia reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1823242118077874176 |