Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Caroline Mendonça Nogueira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Alcântara, Juciara Nunes de, Cintra, Evandro Marcus, Calegario, Cristina Lelis Leal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15168
Resumo: There is a consensus that the market circumstances induce firms to promote strategies adjustments (adaptation and differentiation) to meet its requirements. However, the challenge for academia is to determine the degree to which firms adapt or differentiate their products to export. Thus, this study aims to demonstrate through an empirical study, which characteristics of the firm and the foreign market influence export strategies (adaptation and differentiation) of small and medium businesses. Data were obtained from primary and secondary nature, through semi-structured questionnaire administered to SMEs from Minas Gerais and these were treated by Multiple Regression. The results show that adaptation strategies are influenced more by local conditions of the host country whereas differentiation strategies are influenced by the firm specific characteristics.
id UFLA_b0d8cb6e586937ca72073e129ad529d4
oai_identifier_str oai:localhost:1/15168
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´sDeterminants of adaptation and differentiation international strategies of SMEsFactores determinantes de las estrategias internacionales “adaptación y diferenciación” de las PYMERegressão múltiplaEstratégias de diferenciaçãoEstratégias de adaptaçãoPequenas e médias empresasDifferentiation strategiesMultiple regressionAdaptation strategiesSmall and medium enterprisesEstrategias de adaptaciónEstrategias de diferenciaciónRegresión múltiplePequeñas y medianas empresasThere is a consensus that the market circumstances induce firms to promote strategies adjustments (adaptation and differentiation) to meet its requirements. However, the challenge for academia is to determine the degree to which firms adapt or differentiate their products to export. Thus, this study aims to demonstrate through an empirical study, which characteristics of the firm and the foreign market influence export strategies (adaptation and differentiation) of small and medium businesses. Data were obtained from primary and secondary nature, through semi-structured questionnaire administered to SMEs from Minas Gerais and these were treated by Multiple Regression. The results show that adaptation strategies are influenced more by local conditions of the host country whereas differentiation strategies are influenced by the firm specific characteristics.É consenso na literatura que as circunstâncias do mercado induzem as firmas a promover estratégias de ajustes (adaptação e diferenciação) para atender às suas exigências. Todavia, o desafio para a academia consiste em determinar em que grau as firmas se adaptam ou diferenciam para exportar seus produtos. Desta forma, o presente estudo propõe-se evidenciar, por meio de um estudo empírico, como as características da firma e do mercado estrangeiro influenciam nas estratégias de exportação (adaptação e diferenciação) de empresas de pequeno e médio porte. Foram coletados dados de natureza primária e secundária, obtidos através que questionário semiestruturado, aplicado às PME´s mineiras e estes foram tratados por meio da Regressão Múltipla. Os resultados mostram que as estratégias de adaptação são influenciadas mais pelos condicionantes locais do país hospedeiro, ao passo que para as estratégias de diferenciação as características das firmas são mais relevantes.Comitê Científico Interinstitucional2017-08-14T13:12:29Z2017-08-14T13:12:29Z2014-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPAIVA, C. M. N. et al. Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s. Revista Ibero-Americana de Estratégia, Revista Ibero-Americana de Estratégia, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 70-82, abr./jun. 2014.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15168Revista Ibero-Americana de Estratégiareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAPaiva, Caroline Mendonça NogueiraAlcântara, Juciara Nunes deCintra, Evandro MarcusCalegario, Cristina Lelis Lealinfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-08-14T13:12:29Zoai:localhost:1/15168Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2017-08-14T13:12:29Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s
Determinants of adaptation and differentiation international strategies of SMEs
Factores determinantes de las estrategias internacionales “adaptación y diferenciación” de las PYME
title Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s
spellingShingle Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s
Paiva, Caroline Mendonça Nogueira
Regressão múltipla
Estratégias de diferenciação
Estratégias de adaptação
Pequenas e médias empresas
Differentiation strategies
Multiple regression
Adaptation strategies
Small and medium enterprises
Estrategias de adaptación
Estrategias de diferenciación
Regresión múltiple
Pequeñas y medianas empresas
title_short Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s
title_full Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s
title_fullStr Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s
title_full_unstemmed Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s
title_sort Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s
author Paiva, Caroline Mendonça Nogueira
author_facet Paiva, Caroline Mendonça Nogueira
Alcântara, Juciara Nunes de
Cintra, Evandro Marcus
Calegario, Cristina Lelis Leal
author_role author
author2 Alcântara, Juciara Nunes de
Cintra, Evandro Marcus
Calegario, Cristina Lelis Leal
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Caroline Mendonça Nogueira
Alcântara, Juciara Nunes de
Cintra, Evandro Marcus
Calegario, Cristina Lelis Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Regressão múltipla
Estratégias de diferenciação
Estratégias de adaptação
Pequenas e médias empresas
Differentiation strategies
Multiple regression
Adaptation strategies
Small and medium enterprises
Estrategias de adaptación
Estrategias de diferenciación
Regresión múltiple
Pequeñas y medianas empresas
topic Regressão múltipla
Estratégias de diferenciação
Estratégias de adaptação
Pequenas e médias empresas
Differentiation strategies
Multiple regression
Adaptation strategies
Small and medium enterprises
Estrategias de adaptación
Estrategias de diferenciación
Regresión múltiple
Pequeñas y medianas empresas
description There is a consensus that the market circumstances induce firms to promote strategies adjustments (adaptation and differentiation) to meet its requirements. However, the challenge for academia is to determine the degree to which firms adapt or differentiate their products to export. Thus, this study aims to demonstrate through an empirical study, which characteristics of the firm and the foreign market influence export strategies (adaptation and differentiation) of small and medium businesses. Data were obtained from primary and secondary nature, through semi-structured questionnaire administered to SMEs from Minas Gerais and these were treated by Multiple Regression. The results show that adaptation strategies are influenced more by local conditions of the host country whereas differentiation strategies are influenced by the firm specific characteristics.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04
2017-08-14T13:12:29Z
2017-08-14T13:12:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAIVA, C. M. N. et al. Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s. Revista Ibero-Americana de Estratégia, Revista Ibero-Americana de Estratégia, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 70-82, abr./jun. 2014.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15168
identifier_str_mv PAIVA, C. M. N. et al. Determinantes das estratégias internacionais de adaptação e diferenciação de PME´s. Revista Ibero-Americana de Estratégia, Revista Ibero-Americana de Estratégia, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 70-82, abr./jun. 2014.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/15168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Comitê Científico Interinstitucional
publisher.none.fl_str_mv Comitê Científico Interinstitucional
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ibero-Americana de Estratégia
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1807835144470396928