Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Manolita Correia, Narciso, Eliza Rezende Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29581
Resumo: The formation of the university teacher has been understood, by virtue of tradition and ratified the legislation as regards the knowledge of the content of education. Being a teacher in higher education, however, is not just a matter of content domain. The pedagogical practice of teaching is complex and contextualized. With this understanding, efforts will be made, in this academic essay, in the sense of arguing for the importance of teacher training, seeking grants in education to develop the argument. The objective is to know how the pedagogical training of university professor is treated by the law and the academic literature.
id UFLA_bd7fb1e3681d15344799b0bf7718543e
oai_identifier_str oai:localhost:1/29581
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração?Teacher education in Higher Education: what does the law and literature in Education and Administration?Formação de professoresEnsino superiorTeacher educationHigher educationThe formation of the university teacher has been understood, by virtue of tradition and ratified the legislation as regards the knowledge of the content of education. Being a teacher in higher education, however, is not just a matter of content domain. The pedagogical practice of teaching is complex and contextualized. With this understanding, efforts will be made, in this academic essay, in the sense of arguing for the importance of teacher training, seeking grants in education to develop the argument. The objective is to know how the pedagogical training of university professor is treated by the law and the academic literature.A formação do professor universitário tem sido entendida, por força da tradição e ratificada pela legislação, como atinente aos saberes do conteúdo de ensino. Ser docente no ensino superior, no entanto, não é apenas uma questão de domínio de conteúdo. A prática pedagógica de ensino é complexa e contextualizada. Com esse entendimento, procurar-se-á, neste ensaio acadêmico, argumentar em favor da importância da formação pedagógica do professor universitário buscando subsídios na área da educação para desenvolver o argumento. Assim, o objetivo é conhecer como a formação pedagógica do professor universitário é tratada pela legislação e pela literatura acadêmica.Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior2018-07-09T10:38:45Z2018-07-09T10:38:45Z2016-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLOURENÇO, C. D. da S. et al. Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração? Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 21, n. 3, p. 691-717, nov. 2016.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29581Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superiorreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLourenço, Cléria Donizete da SilvaLima, Manolita CorreiaNarciso, Eliza Rezende Pintopor2018-07-09T10:38:45Zoai:localhost:1/29581Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2018-07-09T10:38:45Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração?
Teacher education in Higher Education: what does the law and literature in Education and Administration?
title Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração?
spellingShingle Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração?
Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Formação de professores
Ensino superior
Teacher education
Higher education
title_short Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração?
title_full Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração?
title_fullStr Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração?
title_full_unstemmed Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração?
title_sort Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração?
author Lourenço, Cléria Donizete da Silva
author_facet Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Lima, Manolita Correia
Narciso, Eliza Rezende Pinto
author_role author
author2 Lima, Manolita Correia
Narciso, Eliza Rezende Pinto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lourenço, Cléria Donizete da Silva
Lima, Manolita Correia
Narciso, Eliza Rezende Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino superior
Teacher education
Higher education
topic Formação de professores
Ensino superior
Teacher education
Higher education
description The formation of the university teacher has been understood, by virtue of tradition and ratified the legislation as regards the knowledge of the content of education. Being a teacher in higher education, however, is not just a matter of content domain. The pedagogical practice of teaching is complex and contextualized. With this understanding, efforts will be made, in this academic essay, in the sense of arguing for the importance of teacher training, seeking grants in education to develop the argument. The objective is to know how the pedagogical training of university professor is treated by the law and the academic literature.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08
2018-07-09T10:38:45Z
2018-07-09T10:38:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LOURENÇO, C. D. da S. et al. Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração? Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 21, n. 3, p. 691-717, nov. 2016.
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29581
identifier_str_mv LOURENÇO, C. D. da S. et al. Formação pedagógica no ensino superior: o que diz a legislação e a literatura em Educação e Administração? Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Sorocaba, v. 21, n. 3, p. 691-717, nov. 2016.
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/29581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior
publisher.none.fl_str_mv Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior
dc.source.none.fl_str_mv Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1784550160805658624