Cinema e história da ciência: Um diálogo para a formação de professores a partir do filme “A Guerra do Fogo”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Vitória Emanuela de Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves, Thiago Rubim, Santos, Estela Fabiana dos, Cardoso, Pollyana Cristina Alves, Gonçalves, Laise Vieira, Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFLA
Texto Completo: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55898
Resumo: O objetivo do trabalho é analisar as contribuições do filme “A Guerra do Fogo” para a formação de docentes críticos preocupados com um ensino científico contextualizado socio historicamente. A atividade aconteceu durante a disciplina “Biologia: fundamentos e métodos na história” ofertada para o Programa de Pósgraduação em Educação Científica e Ambiental da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e para os discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de ciências biológicas da UFLA, em que o filme em questão foi utilizado para identificar elementos que estruturam a história da biologia no que tange ao estudo dos seres vivos.
id UFLA_cc6c1666c9ba15cbaf03f150c8fe23f5
oai_identifier_str oai:localhost:1/55898
network_acronym_str UFLA
network_name_str Repositório Institucional da UFLA
repository_id_str
spelling Cinema e história da ciência: Um diálogo para a formação de professores a partir do filme “A Guerra do Fogo”Ciência - HistóriaCiência - FilosofiaCinema em sala de aulaFilme e ensinoDesenvolvimento do conhecimentoO objetivo do trabalho é analisar as contribuições do filme “A Guerra do Fogo” para a formação de docentes críticos preocupados com um ensino científico contextualizado socio historicamente. A atividade aconteceu durante a disciplina “Biologia: fundamentos e métodos na história” ofertada para o Programa de Pósgraduação em Educação Científica e Ambiental da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e para os discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de ciências biológicas da UFLA, em que o filme em questão foi utilizado para identificar elementos que estruturam a história da biologia no que tange ao estudo dos seres vivos.Editora Poisson2023-01-30T22:33:44Z2023-01-30T22:33:44Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfCOSTA, V. E. de S. et al. Cinema e história da ciência: um diálogo para a formação de professores a partir do filme “A Guerra do Fogo”. In: GONÇALVES, M. C. da; JESUS, B. G. de (Org.). Educação Contemporânea. Belo Horizonte: Poisson, 2021, v. 32, p. 30-36. DOI: 10.36229/978-65-5866-131-3.CAP.04.978-65-5866-131-3http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55898Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Vitória Emanuela de SousaAlves, Thiago RubimSantos, Estela Fabiana dosCardoso, Pollyana Cristina AlvesGonçalves, Laise VieiraNascimento Junior, Antonio Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLA2023-04-14T14:27:56Zoai:localhost:1/55898Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2023-04-14T14:27:56Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema e história da ciência: Um diálogo para a formação de professores a partir do filme “A Guerra do Fogo”
title Cinema e história da ciência: Um diálogo para a formação de professores a partir do filme “A Guerra do Fogo”
spellingShingle Cinema e história da ciência: Um diálogo para a formação de professores a partir do filme “A Guerra do Fogo”
Costa, Vitória Emanuela de Sousa
Ciência - História
Ciência - Filosofia
Cinema em sala de aula
Filme e ensino
Desenvolvimento do conhecimento
title_short Cinema e história da ciência: Um diálogo para a formação de professores a partir do filme “A Guerra do Fogo”
title_full Cinema e história da ciência: Um diálogo para a formação de professores a partir do filme “A Guerra do Fogo”
title_fullStr Cinema e história da ciência: Um diálogo para a formação de professores a partir do filme “A Guerra do Fogo”
title_full_unstemmed Cinema e história da ciência: Um diálogo para a formação de professores a partir do filme “A Guerra do Fogo”
title_sort Cinema e história da ciência: Um diálogo para a formação de professores a partir do filme “A Guerra do Fogo”
author Costa, Vitória Emanuela de Sousa
author_facet Costa, Vitória Emanuela de Sousa
Alves, Thiago Rubim
Santos, Estela Fabiana dos
Cardoso, Pollyana Cristina Alves
Gonçalves, Laise Vieira
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author_role author
author2 Alves, Thiago Rubim
Santos, Estela Fabiana dos
Cardoso, Pollyana Cristina Alves
Gonçalves, Laise Vieira
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Vitória Emanuela de Sousa
Alves, Thiago Rubim
Santos, Estela Fabiana dos
Cardoso, Pollyana Cristina Alves
Gonçalves, Laise Vieira
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência - História
Ciência - Filosofia
Cinema em sala de aula
Filme e ensino
Desenvolvimento do conhecimento
topic Ciência - História
Ciência - Filosofia
Cinema em sala de aula
Filme e ensino
Desenvolvimento do conhecimento
description O objetivo do trabalho é analisar as contribuições do filme “A Guerra do Fogo” para a formação de docentes críticos preocupados com um ensino científico contextualizado socio historicamente. A atividade aconteceu durante a disciplina “Biologia: fundamentos e métodos na história” ofertada para o Programa de Pósgraduação em Educação Científica e Ambiental da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e para os discentes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) do curso de ciências biológicas da UFLA, em que o filme em questão foi utilizado para identificar elementos que estruturam a história da biologia no que tange ao estudo dos seres vivos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-01-30T22:33:44Z
2023-01-30T22:33:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, V. E. de S. et al. Cinema e história da ciência: um diálogo para a formação de professores a partir do filme “A Guerra do Fogo”. In: GONÇALVES, M. C. da; JESUS, B. G. de (Org.). Educação Contemporânea. Belo Horizonte: Poisson, 2021, v. 32, p. 30-36. DOI: 10.36229/978-65-5866-131-3.CAP.04.
978-65-5866-131-3
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55898
identifier_str_mv COSTA, V. E. de S. et al. Cinema e história da ciência: um diálogo para a formação de professores a partir do filme “A Guerra do Fogo”. In: GONÇALVES, M. C. da; JESUS, B. G. de (Org.). Educação Contemporânea. Belo Horizonte: Poisson, 2021, v. 32, p. 30-36. DOI: 10.36229/978-65-5866-131-3.CAP.04.
978-65-5866-131-3
url http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/55898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Poisson
publisher.none.fl_str_mv Editora Poisson
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFLA
instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron:UFLA
instname_str Universidade Federal de Lavras (UFLA)
instacron_str UFLA
institution UFLA
reponame_str Repositório Institucional da UFLA
collection Repositório Institucional da UFLA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)
repository.mail.fl_str_mv nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br
_version_ 1815439211326603264