O encontro do cinema na educação : é possível?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134407 |
Resumo: | Este trabalho aborda sobre as relações que se formam entre cinema, arte e educação em interação com a tecnologia no ambiente de aprendizagem, e os reflexos e contribuições que somam a trajetória do aluno, como agente receptor, processador e produtor daquilo que ao final constrói. Aborda as dificuldades inerentes a todo processo de aprendizagem, provenientes também de fatores externos. Ao reconhecer a interferência midiática na formação do aluno, refere ao aspecto positivo desta inserção na educação, através de estratégias facilitadoras. Destaca a presença da arte e do cinema permeando as áreas do conhecimento e contribuindo nesta construção, apesar dos estranhamentos que ainda provocam, mas não obstante, fortalecendo o processo de aprendizagem do aluno protagonista. |
id |
UFRGS-2_e763033054921e59b63c03fe39d671ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134407 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Settin, Maria Iolanda EsaierVieira, Martha Barcellos2016-03-30T02:07:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/134407000986803Este trabalho aborda sobre as relações que se formam entre cinema, arte e educação em interação com a tecnologia no ambiente de aprendizagem, e os reflexos e contribuições que somam a trajetória do aluno, como agente receptor, processador e produtor daquilo que ao final constrói. Aborda as dificuldades inerentes a todo processo de aprendizagem, provenientes também de fatores externos. Ao reconhecer a interferência midiática na formação do aluno, refere ao aspecto positivo desta inserção na educação, através de estratégias facilitadoras. Destaca a presença da arte e do cinema permeando as áreas do conhecimento e contribuindo nesta construção, apesar dos estranhamentos que ainda provocam, mas não obstante, fortalecendo o processo de aprendizagem do aluno protagonista.This paper is concerning the relationships between film, art and education, interacting with the technology looking at the learning environment, and the reflections and contributions that add into the student trajectory, as a receiver, processor and producer of what constructs, in the end of the process. It discusses how the difficulties inherent to any learning process, from external factors as well. This paper recognizes the media interference in the formation of the student, referred to the positive aspect of this integration in education, through enabling strategies. It highlights the presence of art and cinema permeating the areas of knowledge and contributing in this building, despite the barriers that still cause, nevertheless, strengthening the student's learning process.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)CinemaSala de aulaEducationCinema (film)ArtTechnologyO encontro do cinema na educação : é possível?The meeting of the cinema in education : is it possible?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986803.pdf000986803.pdfTexto completoapplication/pdf260216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134407/1/000986803.pdf3665ec193975a7d0c364f242b017a66eMD51TEXT000986803.pdf.txt000986803.pdf.txtExtracted Texttext/plain87284http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134407/2/000986803.pdf.txt251ceeeef78293165e76f1b874820b87MD52THUMBNAIL000986803.pdf.jpg000986803.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134407/3/000986803.pdf.jpg7e48d8b11714d3d34df6bcccc5e24fb8MD5310183/1344072018-10-29 08:19:26.843oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134407Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:19:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O encontro do cinema na educação : é possível? |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The meeting of the cinema in education : is it possible? |
title |
O encontro do cinema na educação : é possível? |
spellingShingle |
O encontro do cinema na educação : é possível? Settin, Maria Iolanda Esaier Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Cinema Sala de aula Education Cinema (film) Art Technology |
title_short |
O encontro do cinema na educação : é possível? |
title_full |
O encontro do cinema na educação : é possível? |
title_fullStr |
O encontro do cinema na educação : é possível? |
title_full_unstemmed |
O encontro do cinema na educação : é possível? |
title_sort |
O encontro do cinema na educação : é possível? |
author |
Settin, Maria Iolanda Esaier |
author_facet |
Settin, Maria Iolanda Esaier |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Settin, Maria Iolanda Esaier |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Martha Barcellos |
contributor_str_mv |
Vieira, Martha Barcellos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Cinema Sala de aula |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Cinema Sala de aula Education Cinema (film) Art Technology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Education Cinema (film) Art Technology |
description |
Este trabalho aborda sobre as relações que se formam entre cinema, arte e educação em interação com a tecnologia no ambiente de aprendizagem, e os reflexos e contribuições que somam a trajetória do aluno, como agente receptor, processador e produtor daquilo que ao final constrói. Aborda as dificuldades inerentes a todo processo de aprendizagem, provenientes também de fatores externos. Ao reconhecer a interferência midiática na formação do aluno, refere ao aspecto positivo desta inserção na educação, através de estratégias facilitadoras. Destaca a presença da arte e do cinema permeando as áreas do conhecimento e contribuindo nesta construção, apesar dos estranhamentos que ainda provocam, mas não obstante, fortalecendo o processo de aprendizagem do aluno protagonista. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-30T02:07:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134407 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000986803 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134407 |
identifier_str_mv |
000986803 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134407/1/000986803.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134407/2/000986803.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134407/3/000986803.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3665ec193975a7d0c364f242b017a66e 251ceeeef78293165e76f1b874820b87 7e48d8b11714d3d34df6bcccc5e24fb8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447165394223104 |