O encontro do cinema na educação : é possível?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Settin, Maria Iolanda Esaier
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134407
Resumo: Este trabalho aborda sobre as relações que se formam entre cinema, arte e educação em interação com a tecnologia no ambiente de aprendizagem, e os reflexos e contribuições que somam a trajetória do aluno, como agente receptor, processador e produtor daquilo que ao final constrói. Aborda as dificuldades inerentes a todo processo de aprendizagem, provenientes também de fatores externos. Ao reconhecer a interferência midiática na formação do aluno, refere ao aspecto positivo desta inserção na educação, através de estratégias facilitadoras. Destaca a presença da arte e do cinema permeando as áreas do conhecimento e contribuindo nesta construção, apesar dos estranhamentos que ainda provocam, mas não obstante, fortalecendo o processo de aprendizagem do aluno protagonista.
id UFRGS-2_e763033054921e59b63c03fe39d671ad
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134407
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Settin, Maria Iolanda EsaierVieira, Martha Barcellos2016-03-30T02:07:40Z2015http://hdl.handle.net/10183/134407000986803Este trabalho aborda sobre as relações que se formam entre cinema, arte e educação em interação com a tecnologia no ambiente de aprendizagem, e os reflexos e contribuições que somam a trajetória do aluno, como agente receptor, processador e produtor daquilo que ao final constrói. Aborda as dificuldades inerentes a todo processo de aprendizagem, provenientes também de fatores externos. Ao reconhecer a interferência midiática na formação do aluno, refere ao aspecto positivo desta inserção na educação, através de estratégias facilitadoras. Destaca a presença da arte e do cinema permeando as áreas do conhecimento e contribuindo nesta construção, apesar dos estranhamentos que ainda provocam, mas não obstante, fortalecendo o processo de aprendizagem do aluno protagonista.This paper is concerning the relationships between film, art and education, interacting with the technology looking at the learning environment, and the reflections and contributions that add into the student trajectory, as a receiver, processor and producer of what constructs, in the end of the process. It discusses how the difficulties inherent to any learning process, from external factors as well. This paper recognizes the media interference in the formation of the student, referred to the positive aspect of this integration in education, through enabling strategies. It highlights the presence of art and cinema permeating the areas of knowledge and contributing in this building, despite the barriers that still cause, nevertheless, strengthening the student's learning process.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)CinemaSala de aulaEducationCinema (film)ArtTechnologyO encontro do cinema na educação : é possível?The meeting of the cinema in education : is it possible?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000986803.pdf000986803.pdfTexto completoapplication/pdf260216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134407/1/000986803.pdf3665ec193975a7d0c364f242b017a66eMD51TEXT000986803.pdf.txt000986803.pdf.txtExtracted Texttext/plain87284http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134407/2/000986803.pdf.txt251ceeeef78293165e76f1b874820b87MD52THUMBNAIL000986803.pdf.jpg000986803.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1018http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134407/3/000986803.pdf.jpg7e48d8b11714d3d34df6bcccc5e24fb8MD5310183/1344072018-10-29 08:19:26.843oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134407Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:19:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O encontro do cinema na educação : é possível?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The meeting of the cinema in education : is it possible?
title O encontro do cinema na educação : é possível?
spellingShingle O encontro do cinema na educação : é possível?
Settin, Maria Iolanda Esaier
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Cinema
Sala de aula
Education
Cinema (film)
Art
Technology
title_short O encontro do cinema na educação : é possível?
title_full O encontro do cinema na educação : é possível?
title_fullStr O encontro do cinema na educação : é possível?
title_full_unstemmed O encontro do cinema na educação : é possível?
title_sort O encontro do cinema na educação : é possível?
author Settin, Maria Iolanda Esaier
author_facet Settin, Maria Iolanda Esaier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Settin, Maria Iolanda Esaier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Martha Barcellos
contributor_str_mv Vieira, Martha Barcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Cinema
Sala de aula
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Cinema
Sala de aula
Education
Cinema (film)
Art
Technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Education
Cinema (film)
Art
Technology
description Este trabalho aborda sobre as relações que se formam entre cinema, arte e educação em interação com a tecnologia no ambiente de aprendizagem, e os reflexos e contribuições que somam a trajetória do aluno, como agente receptor, processador e produtor daquilo que ao final constrói. Aborda as dificuldades inerentes a todo processo de aprendizagem, provenientes também de fatores externos. Ao reconhecer a interferência midiática na formação do aluno, refere ao aspecto positivo desta inserção na educação, através de estratégias facilitadoras. Destaca a presença da arte e do cinema permeando as áreas do conhecimento e contribuindo nesta construção, apesar dos estranhamentos que ainda provocam, mas não obstante, fortalecendo o processo de aprendizagem do aluno protagonista.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-30T02:07:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134407
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000986803
url http://hdl.handle.net/10183/134407
identifier_str_mv 000986803
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134407/1/000986803.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134407/2/000986803.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134407/3/000986803.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3665ec193975a7d0c364f242b017a66e
251ceeeef78293165e76f1b874820b87
7e48d8b11714d3d34df6bcccc5e24fb8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447165394223104