Educação e Política: sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Francisco André Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20615
Resumo: O presente trabalho se organiza na forma de um ensaio que toma como base para suas reflexões uma análise da realidade política e social do Brasil nos últimos anos e seus possíveis impactos no processo de formação de sujeitos críticos e conscientes. Nessa seara, são feitas também discussões que abarcam a educação, a escola e a política no cotidiano escolar em uma perspectiva pedagógica que se baseia no conflito como ferramenta educativa, bem como o diálogo com autores como Paulo Freire (2011; 2020), Moacir Gadotti (2003), Miguel Arroyo (1997; 2005), Neidson Rodrigues (2003) e Boaventura de Sousa Santos (2009) com vistas a problematizar o processo educativo contemporâneo e as práticas docentes. Ao fim, sem qualquer pretensão de prescrever modelos a serem seguidos, o trabalho aponta as potencialidades de uma prática docente progressista e dos estudantes como atores envolvidos no processo.
id UFMA-3_9c0c1117b47ecb32e17204adfef39501
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20615
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling Educação e Política: sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo Educación y Política: sobre obstáculos y potencialidades del acto educativo Education and Policy: about obstacles and potentialities of the educational act educationpolicyconflict pedagogyeducaçãopolíticapedagogia do conflitoEducação e Políticaeducaciónpolíticapedagogía del conflictoO presente trabalho se organiza na forma de um ensaio que toma como base para suas reflexões uma análise da realidade política e social do Brasil nos últimos anos e seus possíveis impactos no processo de formação de sujeitos críticos e conscientes. Nessa seara, são feitas também discussões que abarcam a educação, a escola e a política no cotidiano escolar em uma perspectiva pedagógica que se baseia no conflito como ferramenta educativa, bem como o diálogo com autores como Paulo Freire (2011; 2020), Moacir Gadotti (2003), Miguel Arroyo (1997; 2005), Neidson Rodrigues (2003) e Boaventura de Sousa Santos (2009) com vistas a problematizar o processo educativo contemporâneo e as práticas docentes. Ao fim, sem qualquer pretensão de prescrever modelos a serem seguidos, o trabalho aponta as potencialidades de uma prática docente progressista e dos estudantes como atores envolvidos no processo.El presente trabajo está organizado en forma de ensayo que parte de un análisis de la realidad política y social de Brasil en los últimos años y sus posibles impactos en el proceso de formación de sujetos críticos y conscientes. En este ámbito también se realizan discusiones que abordan la educación, la escuela y la política en el cotidiano escolar en una perspectiva pedagógica que se fundamenta en el conflicto como herramienta educativa, así como el diálogo con autores como: Paulo Freire (2011; 2020), Moacir Gadotti (2003), Miguel Arroyo (1997; 2005), Neidson Rodrigues (2003) y Boaventura de Sousa Santos (2009) con miras a problematizar el proceso educativo y las prácticas docentes contemporáneas. Al final, sin intención de prescribir modelos a seguir, el trabajo señala el potencial de una práctica docente progresiva y de los estudiantes como actores involucrados en el proceso.The present work is organized in the form of an essay based on an analysis of the political and social reality in Brazil in recent years and its possible impacts on the process of forming critical and conscious subjects. In this area, discussions are also held that cover education, school and politics in everyday school life in a pedagogical perspective that is based on conflict as an educational tool, as well as dialogue with authors such as: Paulo Freire (2011; 2020), Moacir Gadotti (2003), Miguel Arroyo (1997; 2005), Neidson Rodrigues (2003) and Boaventura de Sousa Santos (2009) with a view to problematizing the contemporary educational process and teaching practices. In the end, without any intention of prescribing models to be followed, the work points out the potential of a progressive teaching practice and of students as actors involved in the process. Universidade Federal do Maranhão2023-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2061510.18764/2358-4319v16n1.2023.6Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 154-1782358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20615/11732Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Francisco André Silva2023-05-07T02:41:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20615Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-05-07T02:41:33Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e Política: sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo
Educación y Política: sobre obstáculos y potencialidades del acto educativo
Education and Policy: about obstacles and potentialities of the educational act
title Educação e Política: sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo
spellingShingle Educação e Política: sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo
Martins, Francisco André Silva
education
policy
conflict pedagogy
educação
política
pedagogia do conflito
Educação e Política
educación
política
pedagogía del conflicto
title_short Educação e Política: sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo
title_full Educação e Política: sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo
title_fullStr Educação e Política: sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo
title_full_unstemmed Educação e Política: sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo
title_sort Educação e Política: sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo
author Martins, Francisco André Silva
author_facet Martins, Francisco André Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Francisco André Silva
dc.subject.por.fl_str_mv education
policy
conflict pedagogy
educação
política
pedagogia do conflito
Educação e Política
educación
política
pedagogía del conflicto
topic education
policy
conflict pedagogy
educação
política
pedagogia do conflito
Educação e Política
educación
política
pedagogía del conflicto
description O presente trabalho se organiza na forma de um ensaio que toma como base para suas reflexões uma análise da realidade política e social do Brasil nos últimos anos e seus possíveis impactos no processo de formação de sujeitos críticos e conscientes. Nessa seara, são feitas também discussões que abarcam a educação, a escola e a política no cotidiano escolar em uma perspectiva pedagógica que se baseia no conflito como ferramenta educativa, bem como o diálogo com autores como Paulo Freire (2011; 2020), Moacir Gadotti (2003), Miguel Arroyo (1997; 2005), Neidson Rodrigues (2003) e Boaventura de Sousa Santos (2009) com vistas a problematizar o processo educativo contemporâneo e as práticas docentes. Ao fim, sem qualquer pretensão de prescrever modelos a serem seguidos, o trabalho aponta as potencialidades de uma prática docente progressista e dos estudantes como atores envolvidos no processo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20615
10.18764/2358-4319v16n1.2023.6
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20615
identifier_str_mv 10.18764/2358-4319v16n1.2023.6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20615/11732
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 154-178
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1799711322348191744