Educação e Política: sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Emancipação |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20615 |
Resumo: | O presente trabalho se organiza na forma de um ensaio que toma como base para suas reflexões uma análise da realidade política e social do Brasil nos últimos anos e seus possíveis impactos no processo de formação de sujeitos críticos e conscientes. Nessa seara, são feitas também discussões que abarcam a educação, a escola e a política no cotidiano escolar em uma perspectiva pedagógica que se baseia no conflito como ferramenta educativa, bem como o diálogo com autores como Paulo Freire (2011; 2020), Moacir Gadotti (2003), Miguel Arroyo (1997; 2005), Neidson Rodrigues (2003) e Boaventura de Sousa Santos (2009) com vistas a problematizar o processo educativo contemporâneo e as práticas docentes. Ao fim, sem qualquer pretensão de prescrever modelos a serem seguidos, o trabalho aponta as potencialidades de uma prática docente progressista e dos estudantes como atores envolvidos no processo. |
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Educação e Política: sobre obstáculos e potencialidades do ato educativo Educación y Política: sobre obstáculos y potencialidades del acto educativo Education and Policy: about obstacles and potentialities of the educational act educationpolicyconflict pedagogyeducaçãopolíticapedagogia do conflitoEducação e Políticaeducaciónpolíticapedagogía del conflictoO presente trabalho se organiza na forma de um ensaio que toma como base para suas reflexões uma análise da realidade política e social do Brasil nos últimos anos e seus possíveis impactos no processo de formação de sujeitos críticos e conscientes. Nessa seara, são feitas também discussões que abarcam a educação, a escola e a política no cotidiano escolar em uma perspectiva pedagógica que se baseia no conflito como ferramenta educativa, bem como o diálogo com autores como Paulo Freire (2011; 2020), Moacir Gadotti (2003), Miguel Arroyo (1997; 2005), Neidson Rodrigues (2003) e Boaventura de Sousa Santos (2009) com vistas a problematizar o processo educativo contemporâneo e as práticas docentes. Ao fim, sem qualquer pretensão de prescrever modelos a serem seguidos, o trabalho aponta as potencialidades de uma prática docente progressista e dos estudantes como atores envolvidos no processo.El presente trabajo está organizado en forma de ensayo que parte de un análisis de la realidad política y social de Brasil en los últimos años y sus posibles impactos en el proceso de formación de sujetos críticos y conscientes. En este ámbito también se realizan discusiones que abordan la educación, la escuela y la política en el cotidiano escolar en una perspectiva pedagógica que se fundamenta en el conflicto como herramienta educativa, así como el diálogo con autores como: Paulo Freire (2011; 2020), Moacir Gadotti (2003), Miguel Arroyo (1997; 2005), Neidson Rodrigues (2003) y Boaventura de Sousa Santos (2009) con miras a problematizar el proceso educativo y las prácticas docentes contemporáneas. Al final, sin intención de prescribir modelos a seguir, el trabajo señala el potencial de una práctica docente progresiva y de los estudiantes como actores involucrados en el proceso.The present work is organized in the form of an essay based on an analysis of the political and social reality in Brazil in recent years and its possible impacts on the process of forming critical and conscious subjects. In this area, discussions are also held that cover education, school and politics in everyday school life in a pedagogical perspective that is based on conflict as an educational tool, as well as dialogue with authors such as: Paulo Freire (2011; 2020), Moacir Gadotti (2003), Miguel Arroyo (1997; 2005), Neidson Rodrigues (2003) and Boaventura de Sousa Santos (2009) with a view to problematizing the contemporary educational process and teaching practices. In the end, without any intention of prescribing models to be followed, the work points out the potential of a progressive teaching practice and of students as actors involved in the process. Universidade Federal do Maranhão2023-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/2061510.18764/2358-4319v16n1.2023.6Revista Educação e Emancipação; v. 16, n. 1, jan./abr. 2023; 154-1782358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20615/11732Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Francisco André Silva2023-05-07T02:41:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20615Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2023-05-07T02:41:33Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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