Educação e Políticas Públicas no contexto capitalista atual: desafios na educação contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Douglas Tomácio
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ribeiro, Márden de Pádua, Veloso, Silene Gelmini Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4214
Resumo: Este trabalho é um esforço analítico acerca do Plano Nacional de Educação (PNE). A investigação aqui proposta, sedimentada em algumas metas e estratégias do PNE, delimita-se aos aspectos circunscritos ao Ensino Médio (EM); buscando evidenciar as implicações do que advoga o plano sobre a atuação docente e a formação discente. Para tanto, entendido como elemento central, este trabalho deteve-se de forma privilegiada na relação entre a formação do sujeito e este enquanto elemento a ser “absorvido” pelo mercado em um contexto neoliberal, que influencia a formação dos alunos e a atuação do professorado. A abordagem estabelece-sena consideração do contexto em que nos inserimos, ressaltando a necessidade de um olhar crítico à educação, esta subordinada (mas não condicionada) à expressão econômica da atual fase do capitalismo, o Neoliberalismo da terceira via. Palavras-chave: PNE. Ensino Médio. Neoliberalismo.ABSTRACT This work is an analytical effort on the National Education Plan (PNE). The research proposed here, settled in some goals and strategies of the NEP, it delimits the circumscribed aspects to High School (HS); to disclosing the implications of advocating the plan on teaching practice and student training. For this purpose, understood as a central element, this work stopped in a privileged way in the relationship between the formation of the subject and while this element to be “absorbed” by the market in a neoliberal context that influences the formation of the students and the performance of teachers. The approach is established in consideration of the context in which we operate, underscoring the need for a critical look at education, this subject (but not conditional) to the economic importance of the current phase of capitalism, the third way Neoliberalism. Keywords: PNE. High school. Neoliberalism.RESUMEN Este trabajo es un esfuerzo analítico acerca del Plan Nacional de Educación (PNE). La investigación aquí propuesta, sedimentada en algunas metas y estrategias del PNE, se delimita a los aspectos circunscritos a la Escuela Secundaria ( ES ); buscando aclarar las implicaciones del que aboga el plan en la práctica docente  y la formación de los estudiantes. Para tanto, percibido como elemento más importante, este trabajo se centró de manera privilegiada en la relación entre la formación del sujeto y este mientras elemento para ser “absorbido” por el mercado  en un contexto neoliberal, que influye en la formación de los alumnos y el desempeño de los docentes. El enfoque se asienta a partir del contexto en que vivimos, lo que subraya la necesidad de una mirada crítica a la educación, entendida como subordinada (pero no condicionada) a la expresión económica de la fase actual del capitalismo, el neoliberalismo de la tercera forma. Palabras clave: PNE. Escuela Secundaria. Neoliberalismo.
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