INSTITUCIONALIZAÇÃO, SUPERPLANOS, ECONOMIA E CENTRALIZAÇÃO: Pub, Pré-projeto para o Metrô de São Paulo e a Indústria Automobilística
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Húmus |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/2092 |
Resumo: | O planejamento urbano das décadas de 1960 e 1970 se tornou ferramenta institucionalizada nas mãos do governo militar. A criação do SERFHAU, dos órgãos responsáveis pela elaboração de planos e projetos, além da contratação obrigatória de assistências técnicas colocaram os municípios em dependência do governo centralizador para os financiamentos. Porém, a ideia de planejamento enquanto ferramenta trouxe contribuições importantes para o campo do urbanismo, formou quadros e colocou em latência diversas demandas urbanas antes secundarizadas. Mas por outro lado, todo o arcabouço teórico-prático institucional serviu como uma forma de controle para que os rumos citadinos não fossem direcionados para outros que não a economia, o desenvolvimento e o bem durável mais importante para o governo autoritário: o automóvel. Os planos e projetos foram relegados às prateleiras logo após o período, não pela inefetividade dos mesmos, mas pela possibilidade de incongruência com os “interesses nacionais”. |
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