GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESPÍRITO SANTO CUNHA GORDO, MARGARIDA
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: IMBIRIBA SOUSA COLARES, MARIA LILIA, ALVES COELHO NOGUEIRA, LUCIANA, PIRES BARROS CARDOZO, MARIA JOSÉ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20439
Resumo: De que forma os gestores escolares e os coordenadores pedagógicos enfrentaram o desafio das aulas remotas com todas as dificuldades que se apresentaram? É a questão principal que buscamos responder neste artigo, que tem como objetivo apontar reflexões sobre a gestão escolar, tendo como foco o trabalho dos gestores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas em tempo de aulas remotas. Os caminhos metodológicos se enquadram na pesquisa qualitativa, fazendo uso de um estudo descritivo analítico do tipo relato de experiência de atividades online realizadas por coordenadores(as) e gestores(as) das escolas públicas municipais e estaduais de São Luís (MA) e da disciplina Estágio em Gestão Escolar do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste Pará (UFOPA). Este artigo divide-se em dois tópicos, no primeiro: a pandemia do Covid-19 e a educação brasileira; no segundo: gestão escolar – desafios em tempos de pandemia. Chegamos à conclusão do quão importante foi a atuação dos coordenadores pedagógicos para manterem a escola funcionando, mesmo que remotamente, pois coube a eles a articulação entre a escola com os docentes, com os alunos e com as famílias.
id UFMA-5_c70c4b6dd9c473d59eab9559f4a71134
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20439
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19SCHOOL MANAGEMENT IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMICGESTIÓN ESCOLAR EN EL CONTEXTO DE LA PANDEMIA DEL COVID-19Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica. Pandemia. Ensino Remoto.Gestión Escolar. Coordinación Pedagógica. Pandemia. Aprendizaje Remoto.School Management. Pedagogical Coordination. Pandemic. Remote Learning.De que forma os gestores escolares e os coordenadores pedagógicos enfrentaram o desafio das aulas remotas com todas as dificuldades que se apresentaram? É a questão principal que buscamos responder neste artigo, que tem como objetivo apontar reflexões sobre a gestão escolar, tendo como foco o trabalho dos gestores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas em tempo de aulas remotas. Os caminhos metodológicos se enquadram na pesquisa qualitativa, fazendo uso de um estudo descritivo analítico do tipo relato de experiência de atividades online realizadas por coordenadores(as) e gestores(as) das escolas públicas municipais e estaduais de São Luís (MA) e da disciplina Estágio em Gestão Escolar do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste Pará (UFOPA). Este artigo divide-se em dois tópicos, no primeiro: a pandemia do Covid-19 e a educação brasileira; no segundo: gestão escolar – desafios em tempos de pandemia. Chegamos à conclusão do quão importante foi a atuação dos coordenadores pedagógicos para manterem a escola funcionando, mesmo que remotamente, pois coube a eles a articulação entre a escola com os docentes, com os alunos e com as famílias.¿Cómo enfrentaron los directivos escolares y coordinadores pedagógicos el desafío de las clases a distancia con todas las dificultades que presentaban? Es la pregunta principal que buscamos responder en este artículo, que tiene como objetivo señalar reflexiones sobre la gestión escolar, centrándose en el trabajo de los directores y coordinadores pedagógicos de las escuelas públicas durante las clases a distancia. Los caminos metodológicos encajan en la investigación cualitativa, haciendo uso de un estudio analítico descriptivo del tipo de informe de experiencia de las actividades en línea realizadas por coordinadores y administradores de escuelas públicas municipales y estaduales en São Luís (MA) y la disciplina Pasantía en Gestión Escolar de la Curso de Pedagogía en la Universidad Federal del Oeste de Pará (UFOPA). Este artículo se divide en dos temas, el primero: la pandemia de Covid-19 y la educación brasileña; en el segundo: gestión escolar – desafíos en tiempos de pandemia. Llegamos a la conclusión de cuán importante era el trabajo de los coordinadores pedagógicos para que la escuela siguiera funcionando, aunque fuera a distancia, ya que les correspondía articular la escuela con los docentes, con los alumnos y con las familias.How did school managers and pedagogical coordinators face the challenge of remote classes with all the difficulties they presented? It is the main question that we seek to answer in this article, which aims to point out reflections on school management, focusing on the work of managers and pedagogical coordinators of public schools during remote classes. The methodological paths fit into qualitative research, making use of a descriptive analytical study of the experience report type of online activities carried out by coordinators and managers of municipal and state public schools in São Luís (MA) and the discipline Internship in School Management of the Pedagogy Course at the Federal University of West Pará (UFOPA). This article is divided into two topics, the first: the Covid-19 pandemic and Brazilian education; in the second: school management – ​​challenges in times of pandemic. We came to the conclusion of how important the work of the pedagogical coordinators was to keep the school functioning, even if remotely, since it was up to them to articulate the school with the teachers, with the students and with the families.Universidade Federal do Maranhão2023-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2043910.18764/2178-2229v30n1.2023.8Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 1, jan./mar. 2023; 181-2022178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20439/12046http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessESPÍRITO SANTO CUNHA GORDO, MARGARIDAIMBIRIBA SOUSA COLARES, MARIA LILIA ALVES COELHO NOGUEIRA, LUCIANAPIRES BARROS CARDOZO, MARIA JOSÉ2023-11-15T21:52:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20439Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:26.754766Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19
SCHOOL MANAGEMENT IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMIC
GESTIÓN ESCOLAR EN EL CONTEXTO DE LA PANDEMIA DEL COVID-19
title GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19
spellingShingle GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19
ESPÍRITO SANTO CUNHA GORDO, MARGARIDA
Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica. Pandemia. Ensino Remoto.
Gestión Escolar. Coordinación Pedagógica. Pandemia. Aprendizaje Remoto.
School Management. Pedagogical Coordination. Pandemic. Remote Learning.
title_short GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19
title_full GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19
title_fullStr GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19
title_full_unstemmed GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19
title_sort GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DE PANDEMIA POR COVID-19
author ESPÍRITO SANTO CUNHA GORDO, MARGARIDA
author_facet ESPÍRITO SANTO CUNHA GORDO, MARGARIDA
IMBIRIBA SOUSA COLARES, MARIA LILIA
ALVES COELHO NOGUEIRA, LUCIANA
PIRES BARROS CARDOZO, MARIA JOSÉ
author_role author
author2 IMBIRIBA SOUSA COLARES, MARIA LILIA
ALVES COELHO NOGUEIRA, LUCIANA
PIRES BARROS CARDOZO, MARIA JOSÉ
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ESPÍRITO SANTO CUNHA GORDO, MARGARIDA
IMBIRIBA SOUSA COLARES, MARIA LILIA
ALVES COELHO NOGUEIRA, LUCIANA
PIRES BARROS CARDOZO, MARIA JOSÉ
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica. Pandemia. Ensino Remoto.
Gestión Escolar. Coordinación Pedagógica. Pandemia. Aprendizaje Remoto.
School Management. Pedagogical Coordination. Pandemic. Remote Learning.
topic Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica. Pandemia. Ensino Remoto.
Gestión Escolar. Coordinación Pedagógica. Pandemia. Aprendizaje Remoto.
School Management. Pedagogical Coordination. Pandemic. Remote Learning.
description De que forma os gestores escolares e os coordenadores pedagógicos enfrentaram o desafio das aulas remotas com todas as dificuldades que se apresentaram? É a questão principal que buscamos responder neste artigo, que tem como objetivo apontar reflexões sobre a gestão escolar, tendo como foco o trabalho dos gestores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas em tempo de aulas remotas. Os caminhos metodológicos se enquadram na pesquisa qualitativa, fazendo uso de um estudo descritivo analítico do tipo relato de experiência de atividades online realizadas por coordenadores(as) e gestores(as) das escolas públicas municipais e estaduais de São Luís (MA) e da disciplina Estágio em Gestão Escolar do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Oeste Pará (UFOPA). Este artigo divide-se em dois tópicos, no primeiro: a pandemia do Covid-19 e a educação brasileira; no segundo: gestão escolar – desafios em tempos de pandemia. Chegamos à conclusão do quão importante foi a atuação dos coordenadores pedagógicos para manterem a escola funcionando, mesmo que remotamente, pois coube a eles a articulação entre a escola com os docentes, com os alunos e com as famílias.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20439
10.18764/2178-2229v30n1.2023.8
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20439
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v30n1.2023.8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/20439/12046
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 1, jan./mar. 2023; 181-202
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881886617600