OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13404 |
Resumo: | O texto tem como objetivo conhecer os discursos que o Pibid aciona, para materializar os significados que institui para a docência, em que supervisores/as possam ser construídos/as. A produção foucaultiana de sujeitos inspirou a análise dos documentos a responder quais são os discursos que ele utiliza, para divulgar o que pensa acerca da docência e que tornou possível a sua continuidade. Como uma forma de governo na produção de subjetividades, a análise demonstrou uma reconfiguração das práticas discursivas na formação de professores(as), colocando em movimento, discursos da qualidade, da inovação, da experimentação em uma política de formação neoliberal. A produção analítica considerou o programa como uma estratégia pedagógica de governo, que trabalha selecionando discursos potencializadores à produção e controle de sujeitos, e para a melhoria da qualidade e valorização da formação docente. |
id |
UFMA-5_dfe8018a04846264afda9e653ad78d51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13404 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTEGoverno. Discurso. Sujeitos. Formação. Pibid. Educação.O texto tem como objetivo conhecer os discursos que o Pibid aciona, para materializar os significados que institui para a docência, em que supervisores/as possam ser construídos/as. A produção foucaultiana de sujeitos inspirou a análise dos documentos a responder quais são os discursos que ele utiliza, para divulgar o que pensa acerca da docência e que tornou possível a sua continuidade. Como uma forma de governo na produção de subjetividades, a análise demonstrou uma reconfiguração das práticas discursivas na formação de professores(as), colocando em movimento, discursos da qualidade, da inovação, da experimentação em uma política de formação neoliberal. A produção analítica considerou o programa como uma estratégia pedagógica de governo, que trabalha selecionando discursos potencializadores à produção e controle de sujeitos, e para a melhoria da qualidade e valorização da formação docente.Universidade Federal do Maranhão2024-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13404Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 4, out./dez. 2023: Dossiê: Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal; 371-3992178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13404/12623Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPalma-Santos, Magno CleryMaknamara, Marlécio2024-05-08T17:12:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13404Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:09.834152Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title |
OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE Palma-Santos, Magno Clery Governo. Discurso. Sujeitos. Formação. Pibid. Educação. |
title_short |
OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full |
OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
OS EDITAIS DO PIBID E A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES SUPERVISORAS NA FORMAÇÃO DOCENTE |
author |
Palma-Santos, Magno Clery |
author_facet |
Palma-Santos, Magno Clery Maknamara, Marlécio |
author_role |
author |
author2 |
Maknamara, Marlécio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Palma-Santos, Magno Clery Maknamara, Marlécio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Governo. Discurso. Sujeitos. Formação. Pibid. Educação. |
topic |
Governo. Discurso. Sujeitos. Formação. Pibid. Educação. |
description |
O texto tem como objetivo conhecer os discursos que o Pibid aciona, para materializar os significados que institui para a docência, em que supervisores/as possam ser construídos/as. A produção foucaultiana de sujeitos inspirou a análise dos documentos a responder quais são os discursos que ele utiliza, para divulgar o que pensa acerca da docência e que tornou possível a sua continuidade. Como uma forma de governo na produção de subjetividades, a análise demonstrou uma reconfiguração das práticas discursivas na formação de professores(as), colocando em movimento, discursos da qualidade, da inovação, da experimentação em uma política de formação neoliberal. A produção analítica considerou o programa como uma estratégia pedagógica de governo, que trabalha selecionando discursos potencializadores à produção e controle de sujeitos, e para a melhoria da qualidade e valorização da formação docente. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13404 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13404/12623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 30, n. 4, out./dez. 2023: Dossiê: Circulação das ideias pedagógicas entre Brasil e Portugal; 371-399 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874880537100288 |