ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461 |
Resumo: | Neste texto estão relacionados os fundamentos do ensino desenvolvimental ao processo de aprendizagem de educandos com defi ciência intelectual. Apresenta-se discussão conceitual sobre ambos os temas e dados de uma pesquisa de intervenção realizada com três meninos e uma menina com defi ciência intelectual, na faixa etária entre 9 e 11 anos, com o objetivo de se observar e se identifi car o movimento de aprendizagem destes educandos impulsionados pelo processo de ensino, no qual o professor cria condiçõespara que eles possam, por meio de problematizações, elaborar o sentido da leitura e da escrita e, assim, se apropriarem desse conhecimento. Os resultados tratam de aspectos relacionados à percepção, memória elinguagem, avaliados antes de depois da intervenção pedagógica, realizada no decorrer de um ano, perfazendo o total de 32 encontros nos quais são demonstrados o desenvolvimento e as possibilidades deles quandohá, efetivamente, ação pedagógica norteadora capaz de, ao mesmo tempo, problematizar e orientar as suas reflexões e decisões frente as tarefas de aprendizagem.Palavras-chave: intervenção pedagógica; percepção; memória; linguagem.Developmental Education and Intellectual Disability: converging routesAbstractThis study makes a connection between the foundations of developmental education and the learning process of students with intellectual disabilities. It includes a conceptual discussion of both topics, as wellas data from intervention surveys conducted with three boys and one girl with intellectual disabilities, ages 9-11. The objective was to observe and identify the learning movements of these students promoted by theteaching process in which the teacher creates conditions for them to elaborate and acquire the meaning of reading and writing through problematization. The results refer to aspects of perception, memory and language evaluated before and after the pedagogical intervention, which was carried out over a year and comprised a total of 32 sessions. These results show the development and possibilities of students when there is a guiding pedagogical intervention capable of problematizing and simultaneously guiding their refl ections and decisions related to learning tasks.Keywords: pedagogical intervention; perception; memory; language.Educación del desarrollo y discapacidad intelectual: rutas convergentesResumenEn este texto, los fundamentos de la enseñanza están relacionados con el proceso de aprendizaje de los estudiantes con discapacidad intelectual. Se presenta una discusión conceptual tanto sobre temas como datos de una investigación de intervención realizada con tres niños y una niña con discapacidad intelectual, de entre 9 y 11 años, con el objetivo de observar e identificar su movimiento de aprendizaje, en el que el docente crea condiciones para que, a través de la problematización, pueda elaborar el significado de la lectura y la escritura y, así, apropiarse de este conocimiento. Los resultados abordan aspectos relacionados con lapercepción, la memoria y el lenguaje, evaluados antes después de la intervención pedagógica, realizada a lo largo de un año, haciendo un total de 32 encuentros en los que se demuestran su desarrollo y posibilidadescuando, de hecho, existe, pedagogía orientadora de la acción capaz de, al mismo tiempo, problematizar y orientar suas reflexiones y decisiones sobre las tareas de aprendizaje.Palabras clave: intervención pedagógica; percepción; memoria; idioma. |
id |
UFMA-5_e7045f51eae227d6a1f51e350835acf1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15461 |
network_acronym_str |
UFMA-5 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergênciaIntervenção pedagógicaPercepçãoMemóriaLinguagemAprendizagemNeste texto estão relacionados os fundamentos do ensino desenvolvimental ao processo de aprendizagem de educandos com defi ciência intelectual. Apresenta-se discussão conceitual sobre ambos os temas e dados de uma pesquisa de intervenção realizada com três meninos e uma menina com defi ciência intelectual, na faixa etária entre 9 e 11 anos, com o objetivo de se observar e se identifi car o movimento de aprendizagem destes educandos impulsionados pelo processo de ensino, no qual o professor cria condiçõespara que eles possam, por meio de problematizações, elaborar o sentido da leitura e da escrita e, assim, se apropriarem desse conhecimento. Os resultados tratam de aspectos relacionados à percepção, memória elinguagem, avaliados antes de depois da intervenção pedagógica, realizada no decorrer de um ano, perfazendo o total de 32 encontros nos quais são demonstrados o desenvolvimento e as possibilidades deles quandohá, efetivamente, ação pedagógica norteadora capaz de, ao mesmo tempo, problematizar e orientar as suas reflexões e decisões frente as tarefas de aprendizagem.Palavras-chave: intervenção pedagógica; percepção; memória; linguagem.Developmental Education and Intellectual Disability: converging routesAbstractThis study makes a connection between the foundations of developmental education and the learning process of students with intellectual disabilities. It includes a conceptual discussion of both topics, as wellas data from intervention surveys conducted with three boys and one girl with intellectual disabilities, ages 9-11. The objective was to observe and identify the learning movements of these students promoted by theteaching process in which the teacher creates conditions for them to elaborate and acquire the meaning of reading and writing through problematization. The results refer to aspects of perception, memory and language evaluated before and after the pedagogical intervention, which was carried out over a year and comprised a total of 32 sessions. These results show the development and possibilities of students when there is a guiding pedagogical intervention capable of problematizing and simultaneously guiding their refl ections and decisions related to learning tasks.Keywords: pedagogical intervention; perception; memory; language.Educación del desarrollo y discapacidad intelectual: rutas convergentesResumenEn este texto, los fundamentos de la enseñanza están relacionados con el proceso de aprendizaje de los estudiantes con discapacidad intelectual. Se presenta una discusión conceptual tanto sobre temas como datos de una investigación de intervención realizada con tres niños y una niña con discapacidad intelectual, de entre 9 y 11 años, con el objetivo de observar e identificar su movimiento de aprendizaje, en el que el docente crea condiciones para que, a través de la problematización, pueda elaborar el significado de la lectura y la escritura y, así, apropiarse de este conocimiento. Los resultados abordan aspectos relacionados con lapercepción, la memoria y el lenguaje, evaluados antes después de la intervención pedagógica, realizada a lo largo de un año, haciendo un total de 32 encuentros en los que se demuestran su desarrollo y posibilidadescuando, de hecho, existe, pedagogía orientadora de la acción capaz de, al mismo tiempo, problematizar y orientar suas reflexiones y decisiones sobre las tareas de aprendizaje.Palabras clave: intervención pedagógica; percepción; memoria; idioma.Universidade Federal do Maranhão2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de campoapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1546110.18764/2178-2229v28n4.202169Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 343-3682178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461/9970http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461/10829http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461/10830Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Anna Augusta Sampaio de2022-01-12T14:08:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15461Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:14.955233Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência |
title |
ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência |
spellingShingle |
ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência Oliveira, Anna Augusta Sampaio de Intervenção pedagógica Percepção Memória Linguagem Aprendizagem |
title_short |
ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência |
title_full |
ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência |
title_fullStr |
ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência |
title_full_unstemmed |
ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência |
title_sort |
ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência |
author |
Oliveira, Anna Augusta Sampaio de |
author_facet |
Oliveira, Anna Augusta Sampaio de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Anna Augusta Sampaio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção pedagógica Percepção Memória Linguagem Aprendizagem |
topic |
Intervenção pedagógica Percepção Memória Linguagem Aprendizagem |
description |
Neste texto estão relacionados os fundamentos do ensino desenvolvimental ao processo de aprendizagem de educandos com defi ciência intelectual. Apresenta-se discussão conceitual sobre ambos os temas e dados de uma pesquisa de intervenção realizada com três meninos e uma menina com defi ciência intelectual, na faixa etária entre 9 e 11 anos, com o objetivo de se observar e se identifi car o movimento de aprendizagem destes educandos impulsionados pelo processo de ensino, no qual o professor cria condiçõespara que eles possam, por meio de problematizações, elaborar o sentido da leitura e da escrita e, assim, se apropriarem desse conhecimento. Os resultados tratam de aspectos relacionados à percepção, memória elinguagem, avaliados antes de depois da intervenção pedagógica, realizada no decorrer de um ano, perfazendo o total de 32 encontros nos quais são demonstrados o desenvolvimento e as possibilidades deles quandohá, efetivamente, ação pedagógica norteadora capaz de, ao mesmo tempo, problematizar e orientar as suas reflexões e decisões frente as tarefas de aprendizagem.Palavras-chave: intervenção pedagógica; percepção; memória; linguagem.Developmental Education and Intellectual Disability: converging routesAbstractThis study makes a connection between the foundations of developmental education and the learning process of students with intellectual disabilities. It includes a conceptual discussion of both topics, as wellas data from intervention surveys conducted with three boys and one girl with intellectual disabilities, ages 9-11. The objective was to observe and identify the learning movements of these students promoted by theteaching process in which the teacher creates conditions for them to elaborate and acquire the meaning of reading and writing through problematization. The results refer to aspects of perception, memory and language evaluated before and after the pedagogical intervention, which was carried out over a year and comprised a total of 32 sessions. These results show the development and possibilities of students when there is a guiding pedagogical intervention capable of problematizing and simultaneously guiding their refl ections and decisions related to learning tasks.Keywords: pedagogical intervention; perception; memory; language.Educación del desarrollo y discapacidad intelectual: rutas convergentesResumenEn este texto, los fundamentos de la enseñanza están relacionados con el proceso de aprendizaje de los estudiantes con discapacidad intelectual. Se presenta una discusión conceptual tanto sobre temas como datos de una investigación de intervención realizada con tres niños y una niña con discapacidad intelectual, de entre 9 y 11 años, con el objetivo de observar e identificar su movimiento de aprendizaje, en el que el docente crea condiciones para que, a través de la problematización, pueda elaborar el significado de la lectura y la escritura y, así, apropiarse de este conocimiento. Los resultados abordan aspectos relacionados con lapercepción, la memoria y el lenguaje, evaluados antes después de la intervención pedagógica, realizada a lo largo de un año, haciendo un total de 32 encuentros en los que se demuestran su desarrollo y posibilidadescuando, de hecho, existe, pedagogía orientadora de la acción capaz de, al mismo tiempo, problematizar y orientar suas reflexiones y decisiones sobre las tareas de aprendizaje.Palabras clave: intervención pedagógica; percepción; memoria; idioma. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461 10.18764/2178-2229v28n4.202169 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461 |
identifier_str_mv |
10.18764/2178-2229v28n4.202169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461/9970 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461/10829 http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461/10830 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 343-368 2178-2229 0102-4175 reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com |
_version_ |
1799874881082359808 |