ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461
Resumo: Neste texto estão relacionados os fundamentos do ensino desenvolvimental ao processo de aprendizagem de educandos com defi ciência intelectual. Apresenta-se discussão conceitual sobre ambos os temas e dados de uma pesquisa de intervenção realizada com três meninos e uma menina com defi ciência intelectual, na faixa etária entre 9 e 11 anos, com o objetivo de se observar e se identifi car o movimento de aprendizagem destes educandos impulsionados pelo processo de ensino, no qual o professor cria condiçõespara que eles possam, por meio de problematizações, elaborar o sentido da leitura e da escrita e, assim, se apropriarem desse conhecimento. Os resultados tratam de aspectos relacionados à percepção, memória elinguagem, avaliados antes de depois da intervenção pedagógica, realizada no decorrer de um ano, perfazendo o total de 32 encontros nos quais são demonstrados o desenvolvimento e as possibilidades deles quandohá, efetivamente, ação pedagógica norteadora capaz de, ao mesmo tempo, problematizar e orientar as suas reflexões e decisões frente as tarefas de aprendizagem.Palavras-chave: intervenção pedagógica; percepção; memória; linguagem.Developmental Education and Intellectual Disability: converging routesAbstractThis study makes a connection between the foundations of developmental education and the learning process of students with intellectual disabilities. It includes a conceptual discussion of both topics, as wellas data from intervention surveys conducted with three boys and one girl with intellectual disabilities, ages 9-11. The objective was to observe and identify the learning movements of these students promoted by theteaching process in which the teacher creates conditions for them to elaborate and acquire the meaning of reading and writing through problematization. The results refer to aspects of perception, memory and language evaluated before and after the pedagogical intervention, which was carried out over a year and comprised a total of 32 sessions. These results show the development and possibilities of students when there is a guiding pedagogical intervention capable of problematizing and simultaneously guiding their refl ections and decisions related to learning tasks.Keywords: pedagogical intervention; perception; memory; language.Educación del desarrollo y discapacidad intelectual: rutas convergentesResumenEn este texto, los fundamentos de la enseñanza están relacionados con el proceso de aprendizaje de los estudiantes con discapacidad intelectual. Se presenta una discusión conceptual tanto sobre temas como datos de una investigación de intervención realizada con tres niños y una niña con discapacidad intelectual, de entre 9 y 11 años, con el objetivo de observar e identificar su movimiento de aprendizaje, en el que el docente crea condiciones para que, a través de la problematización, pueda elaborar el significado de la lectura y la escritura y, así, apropiarse de este conocimiento. Los resultados abordan aspectos relacionados con lapercepción, la memoria y el lenguaje, evaluados antes después de la intervención pedagógica, realizada a lo largo de un año, haciendo un total de 32 encuentros en los que se demuestran su desarrollo y posibilidadescuando, de hecho, existe, pedagogía orientadora de la acción capaz de, al mismo tiempo, problematizar y orientar suas reflexiones y decisiones sobre las tareas de aprendizaje.Palabras clave: intervención pedagógica; percepción; memoria; idioma.
id UFMA-5_e7045f51eae227d6a1f51e350835acf1
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15461
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergênciaIntervenção pedagógicaPercepçãoMemóriaLinguagemAprendizagemNeste texto estão relacionados os fundamentos do ensino desenvolvimental ao processo de aprendizagem de educandos com defi ciência intelectual. Apresenta-se discussão conceitual sobre ambos os temas e dados de uma pesquisa de intervenção realizada com três meninos e uma menina com defi ciência intelectual, na faixa etária entre 9 e 11 anos, com o objetivo de se observar e se identifi car o movimento de aprendizagem destes educandos impulsionados pelo processo de ensino, no qual o professor cria condiçõespara que eles possam, por meio de problematizações, elaborar o sentido da leitura e da escrita e, assim, se apropriarem desse conhecimento. Os resultados tratam de aspectos relacionados à percepção, memória elinguagem, avaliados antes de depois da intervenção pedagógica, realizada no decorrer de um ano, perfazendo o total de 32 encontros nos quais são demonstrados o desenvolvimento e as possibilidades deles quandohá, efetivamente, ação pedagógica norteadora capaz de, ao mesmo tempo, problematizar e orientar as suas reflexões e decisões frente as tarefas de aprendizagem.Palavras-chave: intervenção pedagógica; percepção; memória; linguagem.Developmental Education and Intellectual Disability: converging routesAbstractThis study makes a connection between the foundations of developmental education and the learning process of students with intellectual disabilities. It includes a conceptual discussion of both topics, as wellas data from intervention surveys conducted with three boys and one girl with intellectual disabilities, ages 9-11. The objective was to observe and identify the learning movements of these students promoted by theteaching process in which the teacher creates conditions for them to elaborate and acquire the meaning of reading and writing through problematization. The results refer to aspects of perception, memory and language evaluated before and after the pedagogical intervention, which was carried out over a year and comprised a total of 32 sessions. These results show the development and possibilities of students when there is a guiding pedagogical intervention capable of problematizing and simultaneously guiding their refl ections and decisions related to learning tasks.Keywords: pedagogical intervention; perception; memory; language.Educación del desarrollo y discapacidad intelectual: rutas convergentesResumenEn este texto, los fundamentos de la enseñanza están relacionados con el proceso de aprendizaje de los estudiantes con discapacidad intelectual. Se presenta una discusión conceptual tanto sobre temas como datos de una investigación de intervención realizada con tres niños y una niña con discapacidad intelectual, de entre 9 y 11 años, con el objetivo de observar e identificar su movimiento de aprendizaje, en el que el docente crea condiciones para que, a través de la problematización, pueda elaborar el significado de la lectura y la escritura y, así, apropiarse de este conocimiento. Los resultados abordan aspectos relacionados con lapercepción, la memoria y el lenguaje, evaluados antes después de la intervención pedagógica, realizada a lo largo de un año, haciendo un total de 32 encuentros en los que se demuestran su desarrollo y posibilidadescuando, de hecho, existe, pedagogía orientadora de la acción capaz de, al mismo tiempo, problematizar y orientar suas reflexiones y decisiones sobre las tareas de aprendizaje.Palabras clave: intervención pedagógica; percepción; memoria; idioma.Universidade Federal do Maranhão2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de campoapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1546110.18764/2178-2229v28n4.202169Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 343-3682178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461/9970http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461/10829http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461/10830Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Anna Augusta Sampaio de2022-01-12T14:08:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15461Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:14.955233Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência
title ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência
spellingShingle ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência
Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
Intervenção pedagógica
Percepção
Memória
Linguagem
Aprendizagem
title_short ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência
title_full ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência
title_fullStr ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência
title_full_unstemmed ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência
title_sort ENSINO DESENVOLVIMENTAL E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: rotas em convergência
author Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
author_facet Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Anna Augusta Sampaio de
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção pedagógica
Percepção
Memória
Linguagem
Aprendizagem
topic Intervenção pedagógica
Percepção
Memória
Linguagem
Aprendizagem
description Neste texto estão relacionados os fundamentos do ensino desenvolvimental ao processo de aprendizagem de educandos com defi ciência intelectual. Apresenta-se discussão conceitual sobre ambos os temas e dados de uma pesquisa de intervenção realizada com três meninos e uma menina com defi ciência intelectual, na faixa etária entre 9 e 11 anos, com o objetivo de se observar e se identifi car o movimento de aprendizagem destes educandos impulsionados pelo processo de ensino, no qual o professor cria condiçõespara que eles possam, por meio de problematizações, elaborar o sentido da leitura e da escrita e, assim, se apropriarem desse conhecimento. Os resultados tratam de aspectos relacionados à percepção, memória elinguagem, avaliados antes de depois da intervenção pedagógica, realizada no decorrer de um ano, perfazendo o total de 32 encontros nos quais são demonstrados o desenvolvimento e as possibilidades deles quandohá, efetivamente, ação pedagógica norteadora capaz de, ao mesmo tempo, problematizar e orientar as suas reflexões e decisões frente as tarefas de aprendizagem.Palavras-chave: intervenção pedagógica; percepção; memória; linguagem.Developmental Education and Intellectual Disability: converging routesAbstractThis study makes a connection between the foundations of developmental education and the learning process of students with intellectual disabilities. It includes a conceptual discussion of both topics, as wellas data from intervention surveys conducted with three boys and one girl with intellectual disabilities, ages 9-11. The objective was to observe and identify the learning movements of these students promoted by theteaching process in which the teacher creates conditions for them to elaborate and acquire the meaning of reading and writing through problematization. The results refer to aspects of perception, memory and language evaluated before and after the pedagogical intervention, which was carried out over a year and comprised a total of 32 sessions. These results show the development and possibilities of students when there is a guiding pedagogical intervention capable of problematizing and simultaneously guiding their refl ections and decisions related to learning tasks.Keywords: pedagogical intervention; perception; memory; language.Educación del desarrollo y discapacidad intelectual: rutas convergentesResumenEn este texto, los fundamentos de la enseñanza están relacionados con el proceso de aprendizaje de los estudiantes con discapacidad intelectual. Se presenta una discusión conceptual tanto sobre temas como datos de una investigación de intervención realizada con tres niños y una niña con discapacidad intelectual, de entre 9 y 11 años, con el objetivo de observar e identificar su movimiento de aprendizaje, en el que el docente crea condiciones para que, a través de la problematización, pueda elaborar el significado de la lectura y la escritura y, así, apropiarse de este conocimiento. Los resultados abordan aspectos relacionados con lapercepción, la memoria y el lenguaje, evaluados antes después de la intervención pedagógica, realizada a lo largo de un año, haciendo un total de 32 encuentros en los que se demuestran su desarrollo y posibilidadescuando, de hecho, existe, pedagogía orientadora de la acción capaz de, al mismo tiempo, problematizar y orientar suas reflexiones y decisiones sobre las tareas de aprendizaje.Palabras clave: intervención pedagógica; percepción; memoria; idioma.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461
10.18764/2178-2229v28n4.202169
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229v28n4.202169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461/9970
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461/10829
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15461/10830
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 28, n. 4, out./dez. 2021 (Inclui Dossiê: Educação, Literatura e Formação); 343-368
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874881082359808