INCLUSÃO ESCOLAR: um diálogo sobre as concepções de diversidade e diferença presentes em uma escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Mariangela Lima de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Fernanda Nunes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12751
Resumo: Objetiva-se, neste texto, tecer considerações iniciais acerca das concepções de professores de uma escola municipal sobre diversidade e diferença, buscando problematizar suas implicações para o processo inclusivo. O artigo constitui-se em recorte de uma investigação em andamento, desenvolvida por meio da pesquisa-ação colaborativo-crítica, fundamentando-se na crítica emancipatória de Habermas e nos princípios da escola de Meirieu. A coleta de dados vale-se de observação participante, diário de campo e narrativas escritas pelos professores. Conclui-se haver pouca clareza por parte dos profissionais quanto às concepções e aos princípios que norteiam as práticas pedagógicas na escola analisada, indicando que diversidade e diferença se relacionam, para eles, muito mais ao conceito de educação inclusiva do que de inclusão escolar. A formação continuada crítico-reflexiva de professores emerge, assim, como possibilidade para se construir práticas pedagógicas favorecedoras da aprendizagem de todos.Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão escolar. Práticas pedagógicas. Formação continuada.SCHOOL INCLUSION: a dialogue about conceptions of diversity and difference in a schoolAbstractThe purpose of this text is to weave initial considerations about the teacher’s diversity and difference conceptions in a local school, seeking to problematize its implications for the inclusive process. The paper is part of an ongoing research developed through an action and collaborative-critical research, based on the emancipatory criticism of Habermas and the Meirieu school principles. The data collection depend  on participant observation, field diary and narratives written by teachers. It is concluded that there is a lack of clarity by the professionals as to the conceptions and principles that guide the pedagogical practices in the analyzed school, indicating that diversity and difference for them are much more related to the concept of inclusive education than to that of school inclusion. The critical-reflexive specialization of teachers thus emerges as a possibility to build pedagogical practices that favor the learning of all.Keywords: Special education. School inclusion. Pedagogical Practices. Continuing Education.INCLUSIÓN ESCOLAR: un diálogo sobre las concepciones de diversidad y diferencia presentes en una escuelaResumen: Se pretende en este texto tejer consideraciones iniciales acerca de las concepciones de profesores de una escuela municipal sobre diversidad y diferencia, buscando problematizar sus implicaciones para el proceso inclusivo. El artículo se constituye en un recorte de una investigación en desarrollo por medio de la investigación-acción colaborativa-crítica, fundamentándose en la crítica emancipatoria de Habermas y en los principios de la escuela de Meirieu. La recolección de datos se vale de observación participante, diario de campo y narrativas escritas por los profesores. Se concluye que hay poca claridad por parte de los profesionales en cuanto a las concepciones y principios que orientan las prácticas pedagógicas en la escuela analizada, indicando que diversidad y diferencia se relacionan, para ellos, mucho más al concepto de educación inclusiva, que de inclusión escolar. La formación continua crítica-reflexiva de profesores emerge, así, como posibilidad para construir prácticas pedagógicas favorecedoras del aprendizaje de todos.Palabras clave: Educación especial. Inclusión escolar. Prácticas pedagógicas. Educación continua.
id UFMA-5_f7a55aff0f505c509aed532bffc4c438
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12751
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling INCLUSÃO ESCOLAR: um diálogo sobre as concepções de diversidade e diferença presentes em uma escolaEducação EspecialInclusão escolarPráticas pedagógicasFormação continuadaObjetiva-se, neste texto, tecer considerações iniciais acerca das concepções de professores de uma escola municipal sobre diversidade e diferença, buscando problematizar suas implicações para o processo inclusivo. O artigo constitui-se em recorte de uma investigação em andamento, desenvolvida por meio da pesquisa-ação colaborativo-crítica, fundamentando-se na crítica emancipatória de Habermas e nos princípios da escola de Meirieu. A coleta de dados vale-se de observação participante, diário de campo e narrativas escritas pelos professores. Conclui-se haver pouca clareza por parte dos profissionais quanto às concepções e aos princípios que norteiam as práticas pedagógicas na escola analisada, indicando que diversidade e diferença se relacionam, para eles, muito mais ao conceito de educação inclusiva do que de inclusão escolar. A formação continuada crítico-reflexiva de professores emerge, assim, como possibilidade para se construir práticas pedagógicas favorecedoras da aprendizagem de todos.Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão escolar. Práticas pedagógicas. Formação continuada.SCHOOL INCLUSION: a dialogue about conceptions of diversity and difference in a schoolAbstractThe purpose of this text is to weave initial considerations about the teacher’s diversity and difference conceptions in a local school, seeking to problematize its implications for the inclusive process. The paper is part of an ongoing research developed through an action and collaborative-critical research, based on the emancipatory criticism of Habermas and the Meirieu school principles. The data collection depend  on participant observation, field diary and narratives written by teachers. It is concluded that there is a lack of clarity by the professionals as to the conceptions and principles that guide the pedagogical practices in the analyzed school, indicating that diversity and difference for them are much more related to the concept of inclusive education than to that of school inclusion. The critical-reflexive specialization of teachers thus emerges as a possibility to build pedagogical practices that favor the learning of all.Keywords: Special education. School inclusion. Pedagogical Practices. Continuing Education.INCLUSIÓN ESCOLAR: un diálogo sobre las concepciones de diversidad y diferencia presentes en una escuelaResumen: Se pretende en este texto tejer consideraciones iniciales acerca de las concepciones de profesores de una escuela municipal sobre diversidad y diferencia, buscando problematizar sus implicaciones para el proceso inclusivo. El artículo se constituye en un recorte de una investigación en desarrollo por medio de la investigación-acción colaborativa-crítica, fundamentándose en la crítica emancipatoria de Habermas y en los principios de la escuela de Meirieu. La recolección de datos se vale de observación participante, diario de campo y narrativas escritas por los profesores. Se concluye que hay poca claridad por parte de los profesionales en cuanto a las concepciones y principios que orientan las prácticas pedagógicas en la escuela analizada, indicando que diversidad y diferencia se relacionan, para ellos, mucho más al concepto de educación inclusiva, que de inclusión escolar. La formación continua crítica-reflexiva de profesores emerge, así, como posibilidad para construir prácticas pedagógicas favorecedoras del aprendizaje de todos.Palabras clave: Educación especial. Inclusión escolar. Prácticas pedagógicas. Educación continua.Universidade Federal do Maranhão2019-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1275110.18764/2178-2229.v26n3p68-88Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 3, jul./set. 2019; 68-882178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12751/6901Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Mariangela Lima deSilva, Fernanda Nunes da2019-11-25T19:05:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12751Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:54:07.278096Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO ESCOLAR: um diálogo sobre as concepções de diversidade e diferença presentes em uma escola
title INCLUSÃO ESCOLAR: um diálogo sobre as concepções de diversidade e diferença presentes em uma escola
spellingShingle INCLUSÃO ESCOLAR: um diálogo sobre as concepções de diversidade e diferença presentes em uma escola
Almeida, Mariangela Lima de
Educação Especial
Inclusão escolar
Práticas pedagógicas
Formação continuada
title_short INCLUSÃO ESCOLAR: um diálogo sobre as concepções de diversidade e diferença presentes em uma escola
title_full INCLUSÃO ESCOLAR: um diálogo sobre as concepções de diversidade e diferença presentes em uma escola
title_fullStr INCLUSÃO ESCOLAR: um diálogo sobre as concepções de diversidade e diferença presentes em uma escola
title_full_unstemmed INCLUSÃO ESCOLAR: um diálogo sobre as concepções de diversidade e diferença presentes em uma escola
title_sort INCLUSÃO ESCOLAR: um diálogo sobre as concepções de diversidade e diferença presentes em uma escola
author Almeida, Mariangela Lima de
author_facet Almeida, Mariangela Lima de
Silva, Fernanda Nunes da
author_role author
author2 Silva, Fernanda Nunes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Mariangela Lima de
Silva, Fernanda Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Inclusão escolar
Práticas pedagógicas
Formação continuada
topic Educação Especial
Inclusão escolar
Práticas pedagógicas
Formação continuada
description Objetiva-se, neste texto, tecer considerações iniciais acerca das concepções de professores de uma escola municipal sobre diversidade e diferença, buscando problematizar suas implicações para o processo inclusivo. O artigo constitui-se em recorte de uma investigação em andamento, desenvolvida por meio da pesquisa-ação colaborativo-crítica, fundamentando-se na crítica emancipatória de Habermas e nos princípios da escola de Meirieu. A coleta de dados vale-se de observação participante, diário de campo e narrativas escritas pelos professores. Conclui-se haver pouca clareza por parte dos profissionais quanto às concepções e aos princípios que norteiam as práticas pedagógicas na escola analisada, indicando que diversidade e diferença se relacionam, para eles, muito mais ao conceito de educação inclusiva do que de inclusão escolar. A formação continuada crítico-reflexiva de professores emerge, assim, como possibilidade para se construir práticas pedagógicas favorecedoras da aprendizagem de todos.Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão escolar. Práticas pedagógicas. Formação continuada.SCHOOL INCLUSION: a dialogue about conceptions of diversity and difference in a schoolAbstractThe purpose of this text is to weave initial considerations about the teacher’s diversity and difference conceptions in a local school, seeking to problematize its implications for the inclusive process. The paper is part of an ongoing research developed through an action and collaborative-critical research, based on the emancipatory criticism of Habermas and the Meirieu school principles. The data collection depend  on participant observation, field diary and narratives written by teachers. It is concluded that there is a lack of clarity by the professionals as to the conceptions and principles that guide the pedagogical practices in the analyzed school, indicating that diversity and difference for them are much more related to the concept of inclusive education than to that of school inclusion. The critical-reflexive specialization of teachers thus emerges as a possibility to build pedagogical practices that favor the learning of all.Keywords: Special education. School inclusion. Pedagogical Practices. Continuing Education.INCLUSIÓN ESCOLAR: un diálogo sobre las concepciones de diversidad y diferencia presentes en una escuelaResumen: Se pretende en este texto tejer consideraciones iniciales acerca de las concepciones de profesores de una escuela municipal sobre diversidad y diferencia, buscando problematizar sus implicaciones para el proceso inclusivo. El artículo se constituye en un recorte de una investigación en desarrollo por medio de la investigación-acción colaborativa-crítica, fundamentándose en la crítica emancipatoria de Habermas y en los principios de la escuela de Meirieu. La recolección de datos se vale de observación participante, diario de campo y narrativas escritas por los profesores. Se concluye que hay poca claridad por parte de los profesionales en cuanto a las concepciones y principios que orientan las prácticas pedagógicas en la escuela analizada, indicando que diversidad y diferencia se relacionan, para ellos, mucho más al concepto de educación inclusiva, que de inclusión escolar. La formación continua crítica-reflexiva de profesores emerge, así, como posibilidad para construir prácticas pedagógicas favorecedoras del aprendizaje de todos.Palabras clave: Educación especial. Inclusión escolar. Prácticas pedagógicas. Educación continua.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12751
10.18764/2178-2229.v26n3p68-88
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12751
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v26n3p68-88
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/12751/6901
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 26, n. 3, jul./set. 2019; 68-88
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874880395542528