O uso da narrativa e das TIC na sala de aula: novos passos para uma educação filosófica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Deus, Danillo Matos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Serra, Maria Olília
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10516
Resumo: O tesouro da tradição é uma herança cujo acesso é indispensável pela humanidade, pois contribui parao desenvolvimento da capacidade de pensar dos indivíduos. O legado da tradição é uma herança acessívelaos homens que foi constituída pela soma dos mais variados tipos de conhecimentos, entre elestemos o conhecimento filosófico. Certas táticas didáticas como “comentários feitos sobre os textos” e“exposições” são utilizadas para que o ensino de Filosofia possa se propagar de forma satisfatória nassalas de aula, sendo os professores encarregados de fazer com que a história da filosofia seja ensinadaatravés de algum método. Entre os mais diferentes instrumentos metodológicos possíveis de seremutilizados nas escolas podemos citar a narração escrita. Uma outra possibilidade para o ensino dadisciplina encontra-se na adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), de forma queesta possa motivar os alunos, levando-os a alcançarem um pensamento reflexivo e autônomo. O presentetrabalho tem como objetivo discutir sobre as diferentes maneiras que o pensamento filosóficopode ser compartilhado, entre eles temos a utilidade das narrativas escritas em forma de livro que poderáproporcionar aos alunos o acesso as informações existentes em suas leituras, oportunizando-osaté mesmo a elaborarem conclusões acerca de um mundo dinâmico a qual fazem parte. Assim como,a adoção das TIC como ferramentas pedagógicas viabilizando o pensamento autônomo. Partimos dahipótese de que o uso destas novas didáticas podem despertar o pensamento reflexivo dos estudantes,direcionando-os a assumirem uma postura crítica diante do mundo a qual fazem parte e que serve deespaço para se relacionarem através de suas palavras e ações.
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