O uso da narrativa e das TIC na sala de aula: novos passos para uma educação filosófica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10516 |
Resumo: | O tesouro da tradição é uma herança cujo acesso é indispensável pela humanidade, pois contribui parao desenvolvimento da capacidade de pensar dos indivíduos. O legado da tradição é uma herança acessívelaos homens que foi constituída pela soma dos mais variados tipos de conhecimentos, entre elestemos o conhecimento filosófico. Certas táticas didáticas como “comentários feitos sobre os textos” e“exposições” são utilizadas para que o ensino de Filosofia possa se propagar de forma satisfatória nassalas de aula, sendo os professores encarregados de fazer com que a história da filosofia seja ensinadaatravés de algum método. Entre os mais diferentes instrumentos metodológicos possíveis de seremutilizados nas escolas podemos citar a narração escrita. Uma outra possibilidade para o ensino dadisciplina encontra-se na adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), de forma queesta possa motivar os alunos, levando-os a alcançarem um pensamento reflexivo e autônomo. O presentetrabalho tem como objetivo discutir sobre as diferentes maneiras que o pensamento filosóficopode ser compartilhado, entre eles temos a utilidade das narrativas escritas em forma de livro que poderáproporcionar aos alunos o acesso as informações existentes em suas leituras, oportunizando-osaté mesmo a elaborarem conclusões acerca de um mundo dinâmico a qual fazem parte. Assim como,a adoção das TIC como ferramentas pedagógicas viabilizando o pensamento autônomo. Partimos dahipótese de que o uso destas novas didáticas podem despertar o pensamento reflexivo dos estudantes,direcionando-os a assumirem uma postura crítica diante do mundo a qual fazem parte e que serve deespaço para se relacionarem através de suas palavras e ações. |
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O uso da narrativa e das TIC na sala de aula: novos passos para uma educação filosóficaEnsino. Filosofia. Narrativa. TIC.O tesouro da tradição é uma herança cujo acesso é indispensável pela humanidade, pois contribui parao desenvolvimento da capacidade de pensar dos indivíduos. O legado da tradição é uma herança acessívelaos homens que foi constituída pela soma dos mais variados tipos de conhecimentos, entre elestemos o conhecimento filosófico. Certas táticas didáticas como “comentários feitos sobre os textos” e“exposições” são utilizadas para que o ensino de Filosofia possa se propagar de forma satisfatória nassalas de aula, sendo os professores encarregados de fazer com que a história da filosofia seja ensinadaatravés de algum método. Entre os mais diferentes instrumentos metodológicos possíveis de seremutilizados nas escolas podemos citar a narração escrita. Uma outra possibilidade para o ensino dadisciplina encontra-se na adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), de forma queesta possa motivar os alunos, levando-os a alcançarem um pensamento reflexivo e autônomo. O presentetrabalho tem como objetivo discutir sobre as diferentes maneiras que o pensamento filosóficopode ser compartilhado, entre eles temos a utilidade das narrativas escritas em forma de livro que poderáproporcionar aos alunos o acesso as informações existentes em suas leituras, oportunizando-osaté mesmo a elaborarem conclusões acerca de um mundo dinâmico a qual fazem parte. Assim como,a adoção das TIC como ferramentas pedagógicas viabilizando o pensamento autônomo. Partimos dahipótese de que o uso destas novas didáticas podem despertar o pensamento reflexivo dos estudantes,direcionando-os a assumirem uma postura crítica diante do mundo a qual fazem parte e que serve deespaço para se relacionarem através de suas palavras e ações.Universidade Federal do Maranhão2019-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10516Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 229-2422447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10516/6120Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Deus, Danillo MatosSerra, Maria Olília2019-01-06T00:38:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10516Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-01-06T00:38:25Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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