FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rodrigo Garrett da
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Passerino, Liliana Maria, Zaro, Milton Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34719
Resumo: A problemática do processo de formação de conceitos encontra expli cação nas diversas correntes filosóficas, dentre as quais podem ser citadas a empirista e a materialista dialética. A primeira acredita que o esquema formativo dos conceitos deva se apoiar nas experiências sensoriais e na capacidade de representação dos ob jetos, enquanto a segunda atribui grande importância aos conhecimentos historica mente construídos, destacando os aspectos relacionados tanto a sua antogênese quanto a sua filogênese. Nesse sentido, o presente trabalho pretende contribuir com as pesquisas em Educação Química, na medida em que busca uma maior aproxi mação entre as investigações de cunho filosófico-psicológico e as de caráter didático- pedagógico, particularmente quanto ao estudo das vias de desenvolvimento dos con ceitos científicos em situações de ensino e aprendizagem. The problematic of the concepts formation process finds explanation in the several philosophical currents, among which the empiricist and the dialecti cal-materialistic can be mentioned. The former believes that the concepts formative scheme must be supported by the sensorial experience and by the object represen tation capacity, while the second gives great importance to the historically built knowledge, highlighting the aspects related to its antogenesis as well as to its phylo genesis. In this direction, the present work aims to contribute to the research in che mical education, as it searches an approximation between the psychological-phi losophical and the didactic-pedagogic investigation, particularly in relation to the study of the scientific concepts development on teaching and learning.
id UFMG-11_01fa9d718522a84e14d9c006a554afd5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34719
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRYConceitos; Ensino e Aprendizagem; Química.A problemática do processo de formação de conceitos encontra expli cação nas diversas correntes filosóficas, dentre as quais podem ser citadas a empirista e a materialista dialética. A primeira acredita que o esquema formativo dos conceitos deva se apoiar nas experiências sensoriais e na capacidade de representação dos ob jetos, enquanto a segunda atribui grande importância aos conhecimentos historica mente construídos, destacando os aspectos relacionados tanto a sua antogênese quanto a sua filogênese. Nesse sentido, o presente trabalho pretende contribuir com as pesquisas em Educação Química, na medida em que busca uma maior aproxi mação entre as investigações de cunho filosófico-psicológico e as de caráter didático- pedagógico, particularmente quanto ao estudo das vias de desenvolvimento dos con ceitos científicos em situações de ensino e aprendizagem. The problematic of the concepts formation process finds explanation in the several philosophical currents, among which the empiricist and the dialecti cal-materialistic can be mentioned. The former believes that the concepts formative scheme must be supported by the sensorial experience and by the object represen tation capacity, while the second gives great importance to the historically built knowledge, highlighting the aspects related to its antogenesis as well as to its phylo genesis. In this direction, the present work aims to contribute to the research in che mical education, as it searches an approximation between the psychological-phi losophical and the didactic-pedagogic investigation, particularly in relation to the study of the scientific concepts development on teaching and learning.CECIMIG-FaE-UFMG2012-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3471910.1590/1983-21172012140118Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34719/27408Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rodrigo Garrett da Passerino, Liliana MariaZaro, Milton Antonio 2021-06-19T20:18:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34719Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T20:18:27Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY
title FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY
spellingShingle FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY
Costa, Rodrigo Garrett da
Conceitos; Ensino e Aprendizagem; Química.
title_short FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY
title_full FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY
title_fullStr FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY
title_full_unstemmed FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY
title_sort FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY
author Costa, Rodrigo Garrett da
author_facet Costa, Rodrigo Garrett da
Passerino, Liliana Maria
Zaro, Milton Antonio
author_role author
author2 Passerino, Liliana Maria
Zaro, Milton Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rodrigo Garrett da
Passerino, Liliana Maria
Zaro, Milton Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Conceitos; Ensino e Aprendizagem; Química.
topic Conceitos; Ensino e Aprendizagem; Química.
description A problemática do processo de formação de conceitos encontra expli cação nas diversas correntes filosóficas, dentre as quais podem ser citadas a empirista e a materialista dialética. A primeira acredita que o esquema formativo dos conceitos deva se apoiar nas experiências sensoriais e na capacidade de representação dos ob jetos, enquanto a segunda atribui grande importância aos conhecimentos historica mente construídos, destacando os aspectos relacionados tanto a sua antogênese quanto a sua filogênese. Nesse sentido, o presente trabalho pretende contribuir com as pesquisas em Educação Química, na medida em que busca uma maior aproxi mação entre as investigações de cunho filosófico-psicológico e as de caráter didático- pedagógico, particularmente quanto ao estudo das vias de desenvolvimento dos con ceitos científicos em situações de ensino e aprendizagem. The problematic of the concepts formation process finds explanation in the several philosophical currents, among which the empiricist and the dialecti cal-materialistic can be mentioned. The former believes that the concepts formative scheme must be supported by the sensorial experience and by the object represen tation capacity, while the second gives great importance to the historically built knowledge, highlighting the aspects related to its antogenesis as well as to its phylo genesis. In this direction, the present work aims to contribute to the research in che mical education, as it searches an approximation between the psychological-phi losophical and the didactic-pedagogic investigation, particularly in relation to the study of the scientific concepts development on teaching and learning.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34719
10.1590/1983-21172012140118
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34719
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172012140118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34719/27408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165025091584