FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34719 |
Resumo: | A problemática do processo de formação de conceitos encontra expli cação nas diversas correntes filosóficas, dentre as quais podem ser citadas a empirista e a materialista dialética. A primeira acredita que o esquema formativo dos conceitos deva se apoiar nas experiências sensoriais e na capacidade de representação dos ob jetos, enquanto a segunda atribui grande importância aos conhecimentos historica mente construídos, destacando os aspectos relacionados tanto a sua antogênese quanto a sua filogênese. Nesse sentido, o presente trabalho pretende contribuir com as pesquisas em Educação Química, na medida em que busca uma maior aproxi mação entre as investigações de cunho filosófico-psicológico e as de caráter didático- pedagógico, particularmente quanto ao estudo das vias de desenvolvimento dos con ceitos científicos em situações de ensino e aprendizagem. The problematic of the concepts formation process finds explanation in the several philosophical currents, among which the empiricist and the dialecti cal-materialistic can be mentioned. The former believes that the concepts formative scheme must be supported by the sensorial experience and by the object represen tation capacity, while the second gives great importance to the historically built knowledge, highlighting the aspects related to its antogenesis as well as to its phylo genesis. In this direction, the present work aims to contribute to the research in che mical education, as it searches an approximation between the psychological-phi losophical and the didactic-pedagogic investigation, particularly in relation to the study of the scientific concepts development on teaching and learning. |
id |
UFMG-11_01fa9d718522a84e14d9c006a554afd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34719 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRYConceitos; Ensino e Aprendizagem; Química.A problemática do processo de formação de conceitos encontra expli cação nas diversas correntes filosóficas, dentre as quais podem ser citadas a empirista e a materialista dialética. A primeira acredita que o esquema formativo dos conceitos deva se apoiar nas experiências sensoriais e na capacidade de representação dos ob jetos, enquanto a segunda atribui grande importância aos conhecimentos historica mente construídos, destacando os aspectos relacionados tanto a sua antogênese quanto a sua filogênese. Nesse sentido, o presente trabalho pretende contribuir com as pesquisas em Educação Química, na medida em que busca uma maior aproxi mação entre as investigações de cunho filosófico-psicológico e as de caráter didático- pedagógico, particularmente quanto ao estudo das vias de desenvolvimento dos con ceitos científicos em situações de ensino e aprendizagem. The problematic of the concepts formation process finds explanation in the several philosophical currents, among which the empiricist and the dialecti cal-materialistic can be mentioned. The former believes that the concepts formative scheme must be supported by the sensorial experience and by the object represen tation capacity, while the second gives great importance to the historically built knowledge, highlighting the aspects related to its antogenesis as well as to its phylo genesis. In this direction, the present work aims to contribute to the research in che mical education, as it searches an approximation between the psychological-phi losophical and the didactic-pedagogic investigation, particularly in relation to the study of the scientific concepts development on teaching and learning.CECIMIG-FaE-UFMG2012-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3471910.1590/1983-21172012140118Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34719/27408Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Rodrigo Garrett da Passerino, Liliana MariaZaro, Milton Antonio 2021-06-19T20:18:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34719Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T20:18:27Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY |
title |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY |
spellingShingle |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY Costa, Rodrigo Garrett da Conceitos; Ensino e Aprendizagem; Química. |
title_short |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY |
title_full |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY |
title_fullStr |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY |
title_full_unstemmed |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY |
title_sort |
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE CONCEITOS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA: THEORETICAL BACKGROUND OF THE PROCESS OF CONCEPT FORMATION AND ITS IMPLICATION FOR TEACHING AND LEARNING IN CHEMISTRY |
author |
Costa, Rodrigo Garrett da |
author_facet |
Costa, Rodrigo Garrett da Passerino, Liliana Maria Zaro, Milton Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Passerino, Liliana Maria Zaro, Milton Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rodrigo Garrett da Passerino, Liliana Maria Zaro, Milton Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceitos; Ensino e Aprendizagem; Química. |
topic |
Conceitos; Ensino e Aprendizagem; Química. |
description |
A problemática do processo de formação de conceitos encontra expli cação nas diversas correntes filosóficas, dentre as quais podem ser citadas a empirista e a materialista dialética. A primeira acredita que o esquema formativo dos conceitos deva se apoiar nas experiências sensoriais e na capacidade de representação dos ob jetos, enquanto a segunda atribui grande importância aos conhecimentos historica mente construídos, destacando os aspectos relacionados tanto a sua antogênese quanto a sua filogênese. Nesse sentido, o presente trabalho pretende contribuir com as pesquisas em Educação Química, na medida em que busca uma maior aproxi mação entre as investigações de cunho filosófico-psicológico e as de caráter didático- pedagógico, particularmente quanto ao estudo das vias de desenvolvimento dos con ceitos científicos em situações de ensino e aprendizagem. The problematic of the concepts formation process finds explanation in the several philosophical currents, among which the empiricist and the dialecti cal-materialistic can be mentioned. The former believes that the concepts formative scheme must be supported by the sensorial experience and by the object represen tation capacity, while the second gives great importance to the historically built knowledge, highlighting the aspects related to its antogenesis as well as to its phylo genesis. In this direction, the present work aims to contribute to the research in che mical education, as it searches an approximation between the psychological-phi losophical and the didactic-pedagogic investigation, particularly in relation to the study of the scientific concepts development on teaching and learning. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34719 10.1590/1983-21172012140118 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34719 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172012140118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34719/27408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165025091584 |