Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/40890 |
Resumo: | Conceptual profile is a model that characterizes the heterogeneity of conceptual thinking in the meaning of scientific concepts, assuming the coexistence, in individuals, of two or more ways of meaning the same concept, when it is mobilized in different contexts. This research started from the following question: what guidelines can support the planning of science teaching based on the theory of conceptual profiles? In order to do so, we used a theoretical-bibliographic study from which we analyzed a set of theses and dissertations that developed science teaching interventions supported by theory. This analysis allowed us to enunciate theoretical-methodological guidelines for the planning of teaching supported by the theory of conceptual profiles |
id |
UFMG-11_048db33086fe98698eb67d69e146d74c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/40890 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituaisLineamientos para la planificación de la enseñanza de las ciencias a partir de la teoría de los perfiles conceptuales: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituaisGUIDELINES FOR PLANNING SCIENCE TEACHING BASED ON THE THEORY OF CONCEPTUAL PROFILES: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituaisteoria dos perfis conceituaisplanejamento didático-pedagógicoensino de ciênciasConceptual profile is a model that characterizes the heterogeneity of conceptual thinking in the meaning of scientific concepts, assuming the coexistence, in individuals, of two or more ways of meaning the same concept, when it is mobilized in different contexts. This research started from the following question: what guidelines can support the planning of science teaching based on the theory of conceptual profiles? In order to do so, we used a theoretical-bibliographic study from which we analyzed a set of theses and dissertations that developed science teaching interventions supported by theory. This analysis allowed us to enunciate theoretical-methodological guidelines for the planning of teaching supported by the theory of conceptual profiles El perfil conceptual es un modelo que caracteriza la heterogeneidad del pensamiento conceptual en la significación de los conceptos científicos, asumiendo la coexistencia, en los individuos, de dos o más formas de significar un mismo concepto, cuando se lo moviliza en contextos diferentes. Esta investigación partió de la siguiente pregunta: ¿qué lineamientos pueden sustentar la planificación de la enseñanza de las ciencias a partir de la teoría de los perfiles conceptuales? Para ello, utilizamos un estudio teórico-bibliográfico a partir del cual analizamos un conjunto de tesis de maestria y de doctoradoque desarrollaron intervenciones de enseñanza de las ciencias sustentadas por esa teoría. El análisis nos permitió enunciar lineamientos teórico-metodológicos para la planificación de la enseñanza sustentada en la teoría de los perfiles conceptuales Perfil conceitual é um modelo que caracteriza a heterogeneidade do pensamento conceitual na significação dos conceitos científicos, assumindo a coexistência, nos indivíduos, de dois ou mais modos de significar um mesmo conceito, quando ele é mobilizado em diferentes contextos. Esta pesquisa partiu da seguinte questão: quais diretrizes podem fundamentar o planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais? Para tanto, lançamos mão de um estudo teórico-bibliográfico a partir do qual analisamos um conjunto de teses e dissertações que desenvolveram intervenções de ensino das ciências amparadas por essa teoria. Essa análise nos permitiu enunciar diretrizes teórico-metodológicas para o planejamento de intervenções de ensino respaldadas pela teoria dos perfis conceituais.CECIMIG-FaE-UFMG2023-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/4089010.1590/1983-21172022240134Ensaio Research in Science Education; Vol. 25 (2023): EnsaioEnsaio Investigación en educación científica; Vol. 25 (2023): EnsaioEnsaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 25 (2023): Ensaio1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporenghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/40890/37298https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/40890/37299Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães dos Santos, João PauloFerreira dos Santos, Bruno2024-04-01T21:06:34Zoai:periodicos.ufmg.br:article/40890Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2024-04-01T21:06:34Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais Lineamientos para la planificación de la enseñanza de las ciencias a partir de la teoría de los perfiles conceptuales: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais GUIDELINES FOR PLANNING SCIENCE TEACHING BASED ON THE THEORY OF CONCEPTUAL PROFILES: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais |
title |
Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais |
spellingShingle |
Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais Magalhães dos Santos, João Paulo teoria dos perfis conceituais planejamento didático-pedagógico ensino de ciências |
title_short |
Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais |
title_full |
Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais |
title_fullStr |
Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais |
title_full_unstemmed |
Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais |
title_sort |
Guidelines for planning science teaching based on the theory of conceptual profiles: Diretrizes para planejamento do ensino de ciências baseado na teoria dos perfis conceituais |
author |
Magalhães dos Santos, João Paulo |
author_facet |
Magalhães dos Santos, João Paulo Ferreira dos Santos, Bruno |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira dos Santos, Bruno |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magalhães dos Santos, João Paulo Ferreira dos Santos, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
teoria dos perfis conceituais planejamento didático-pedagógico ensino de ciências |
topic |
teoria dos perfis conceituais planejamento didático-pedagógico ensino de ciências |
description |
Conceptual profile is a model that characterizes the heterogeneity of conceptual thinking in the meaning of scientific concepts, assuming the coexistence, in individuals, of two or more ways of meaning the same concept, when it is mobilized in different contexts. This research started from the following question: what guidelines can support the planning of science teaching based on the theory of conceptual profiles? In order to do so, we used a theoretical-bibliographic study from which we analyzed a set of theses and dissertations that developed science teaching interventions supported by theory. This analysis allowed us to enunciate theoretical-methodological guidelines for the planning of teaching supported by the theory of conceptual profiles |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/40890 10.1590/1983-21172022240134 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/40890 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172022240134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/40890/37298 https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/40890/37299 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 25 (2023): Ensaio Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 25 (2023): Ensaio Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 25 (2023): Ensaio 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162008338432 |