A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10024 |
Resumo: | Neste trabalho foi analisado como ocorre a abordagem do DNA em livros didáticos de biologia e química destinados ao ensino médio. Os aspectos analisados foram a abordagem do tema e os modelos de ensino apresentados pelos autores. A análise mostrou que existem sérios problemas relativos a ambos os aspectos. Como resultado, o ensino do DNA ocorre de forma desvinculada e, muitas vezes, incoerente nas duas disciplinas, não contribuindo para que os alunos entendam e desenvolvam uma visão crítica em relação a temas relativos à engenharia genética bastante enfatizados pela mídia ultimamente. Defendemos que tal ensino ocorra numa perspectiva interdisciplinar, como forma de realmente favorecer um aprendizado significativo dos alunos |
id |
UFMG-11_1e055a5ffafbed2efc1346732a7e12ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10024 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise críticaNeste trabalho foi analisado como ocorre a abordagem do DNA em livros didáticos de biologia e química destinados ao ensino médio. Os aspectos analisados foram a abordagem do tema e os modelos de ensino apresentados pelos autores. A análise mostrou que existem sérios problemas relativos a ambos os aspectos. Como resultado, o ensino do DNA ocorre de forma desvinculada e, muitas vezes, incoerente nas duas disciplinas, não contribuindo para que os alunos entendam e desenvolvam uma visão crítica em relação a temas relativos à engenharia genética bastante enfatizados pela mídia ultimamente. Defendemos que tal ensino ocorra numa perspectiva interdisciplinar, como forma de realmente favorecer um aprendizado significativo dos alunosCECIMIG-FaE-UFMG2008-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10024Ensaio Research in Science Education; Vol. 6 No. 1 (2004); 35-48Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 6 Núm. 1 (2004); 35-48Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 6 n. 1 (2004); 35-481983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10024/6996Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia Ferreira, Poliana FláviaJusti, Rosária da Silva2019-02-01T19:54:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10024Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:26Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica |
title |
A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica |
spellingShingle |
A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica Maia Ferreira, Poliana Flávia |
title_short |
A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica |
title_full |
A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica |
title_fullStr |
A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica |
title_full_unstemmed |
A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica |
title_sort |
A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica |
author |
Maia Ferreira, Poliana Flávia |
author_facet |
Maia Ferreira, Poliana Flávia Justi, Rosária da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Justi, Rosária da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia Ferreira, Poliana Flávia Justi, Rosária da Silva |
description |
Neste trabalho foi analisado como ocorre a abordagem do DNA em livros didáticos de biologia e química destinados ao ensino médio. Os aspectos analisados foram a abordagem do tema e os modelos de ensino apresentados pelos autores. A análise mostrou que existem sérios problemas relativos a ambos os aspectos. Como resultado, o ensino do DNA ocorre de forma desvinculada e, muitas vezes, incoerente nas duas disciplinas, não contribuindo para que os alunos entendam e desenvolvam uma visão crítica em relação a temas relativos à engenharia genética bastante enfatizados pela mídia ultimamente. Defendemos que tal ensino ocorra numa perspectiva interdisciplinar, como forma de realmente favorecer um aprendizado significativo dos alunos |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10024 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10024/6996 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 6 No. 1 (2004); 35-48 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 6 Núm. 1 (2004); 35-48 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 6 n. 1 (2004); 35-48 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162564083712 |