ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: SOME IMPLICATIONS OF GROUP WORK TO CONTINUED FORMATION OF TEACHERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elifas Levi da
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pacca , Jesuina Lopes de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34722
Resumo: Neste estudo procuramos por implicações decorrentes do trabalho coletivo, para a formação continuada de professores de Física. Nossas informações provêm da observação participante e da gravação em áudio do trabalho de um grupo de professores que atuam na rede pública estadual de São Paulo. No trabalho, as categorias analíticas explicitam as intenções do que se fala, evidenciando, no discurso, posicionamentos de liderança e esclarecimentos entre outros, que são os argumentos da negociação, e que buscam organizar, dirigir e definir o que se faz e o como se faz no grupo. O objetivo é conhecer os fatores que influenciam a eventual mudança conceitual do professor acerca do ensinar e da prática na sala de aula. Os resultados mostram que o trabalho em grupo favorece a autonomia do professor e as competências para conduzir o processo de aprendizagem, tais como enfrentar situações inesperadas, valorizar a expressão dos alunos, avaliar continuamente a aprendizagem e reformular seu planejamento, incluindo atividades novas, e, principalmente, desenvolver o espírito crítico para tomar decisões adequadas com critérios pertinentes. In this study we searched for professional qualities resulting from working in a group. Our information comes from participating observation and audio recordings of group work meetings. Analytical categories express the intentions behind the speech, showing leadership attitudes (among others). These attitudes are arguments for negotiation that aim to organize, direct and define what to do and how to do it in the group. The goal of this study is to understand the factors that influence eventual conceptual changes about teaching and classroom work by teachers. The results show that group work encourages teacher autonomy and skills to lead the learning process, such as facing unexpected situations, appraising student manifestation, constantly evaluating the learning process and reformulating its planning, including new activities. And, above all, developing the critical thinking to make right decisions using appropriate criteria.
id UFMG-11_3d3103dd73bd31701365ac8e3b180def
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34722
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: SOME IMPLICATIONS OF GROUP WORK TO CONTINUED FORMATION OF TEACHERSFormação de Professores; Formação Continuada; Trabalho Coletivo; Planejamento do Ensino; Negociação.Neste estudo procuramos por implicações decorrentes do trabalho coletivo, para a formação continuada de professores de Física. Nossas informações provêm da observação participante e da gravação em áudio do trabalho de um grupo de professores que atuam na rede pública estadual de São Paulo. No trabalho, as categorias analíticas explicitam as intenções do que se fala, evidenciando, no discurso, posicionamentos de liderança e esclarecimentos entre outros, que são os argumentos da negociação, e que buscam organizar, dirigir e definir o que se faz e o como se faz no grupo. O objetivo é conhecer os fatores que influenciam a eventual mudança conceitual do professor acerca do ensinar e da prática na sala de aula. Os resultados mostram que o trabalho em grupo favorece a autonomia do professor e as competências para conduzir o processo de aprendizagem, tais como enfrentar situações inesperadas, valorizar a expressão dos alunos, avaliar continuamente a aprendizagem e reformular seu planejamento, incluindo atividades novas, e, principalmente, desenvolver o espírito crítico para tomar decisões adequadas com critérios pertinentes. In this study we searched for professional qualities resulting from working in a group. Our information comes from participating observation and audio recordings of group work meetings. Analytical categories express the intentions behind the speech, showing leadership attitudes (among others). These attitudes are arguments for negotiation that aim to organize, direct and define what to do and how to do it in the group. The goal of this study is to understand the factors that influence eventual conceptual changes about teaching and classroom work by teachers. The results show that group work encourages teacher autonomy and skills to lead the learning process, such as facing unexpected situations, appraising student manifestation, constantly evaluating the learning process and reformulating its planning, including new activities. And, above all, developing the critical thinking to make right decisions using appropriate criteria.CECIMIG-FaE-UFMG2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3472210.1590/1983-21172011130303Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34722/27413Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess Silva, Elifas Levi da Pacca , Jesuina Lopes de Almeida2021-06-19T20:59:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34722Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T20:59:29Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: SOME IMPLICATIONS OF GROUP WORK TO CONTINUED FORMATION OF TEACHERS
title ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: SOME IMPLICATIONS OF GROUP WORK TO CONTINUED FORMATION OF TEACHERS
spellingShingle ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: SOME IMPLICATIONS OF GROUP WORK TO CONTINUED FORMATION OF TEACHERS
Silva, Elifas Levi da
Formação de Professores; Formação Continuada; Trabalho Coletivo; Planejamento do Ensino; Negociação.
title_short ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: SOME IMPLICATIONS OF GROUP WORK TO CONTINUED FORMATION OF TEACHERS
title_full ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: SOME IMPLICATIONS OF GROUP WORK TO CONTINUED FORMATION OF TEACHERS
title_fullStr ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: SOME IMPLICATIONS OF GROUP WORK TO CONTINUED FORMATION OF TEACHERS
title_full_unstemmed ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: SOME IMPLICATIONS OF GROUP WORK TO CONTINUED FORMATION OF TEACHERS
title_sort ALGUMAS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO COLETIVO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: SOME IMPLICATIONS OF GROUP WORK TO CONTINUED FORMATION OF TEACHERS
author Silva, Elifas Levi da
author_facet Silva, Elifas Levi da
Pacca , Jesuina Lopes de Almeida
author_role author
author2 Pacca , Jesuina Lopes de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elifas Levi da
Pacca , Jesuina Lopes de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores; Formação Continuada; Trabalho Coletivo; Planejamento do Ensino; Negociação.
topic Formação de Professores; Formação Continuada; Trabalho Coletivo; Planejamento do Ensino; Negociação.
description Neste estudo procuramos por implicações decorrentes do trabalho coletivo, para a formação continuada de professores de Física. Nossas informações provêm da observação participante e da gravação em áudio do trabalho de um grupo de professores que atuam na rede pública estadual de São Paulo. No trabalho, as categorias analíticas explicitam as intenções do que se fala, evidenciando, no discurso, posicionamentos de liderança e esclarecimentos entre outros, que são os argumentos da negociação, e que buscam organizar, dirigir e definir o que se faz e o como se faz no grupo. O objetivo é conhecer os fatores que influenciam a eventual mudança conceitual do professor acerca do ensinar e da prática na sala de aula. Os resultados mostram que o trabalho em grupo favorece a autonomia do professor e as competências para conduzir o processo de aprendizagem, tais como enfrentar situações inesperadas, valorizar a expressão dos alunos, avaliar continuamente a aprendizagem e reformular seu planejamento, incluindo atividades novas, e, principalmente, desenvolver o espírito crítico para tomar decisões adequadas com critérios pertinentes. In this study we searched for professional qualities resulting from working in a group. Our information comes from participating observation and audio recordings of group work meetings. Analytical categories express the intentions behind the speech, showing leadership attitudes (among others). These attitudes are arguments for negotiation that aim to organize, direct and define what to do and how to do it in the group. The goal of this study is to understand the factors that influence eventual conceptual changes about teaching and classroom work by teachers. The results show that group work encourages teacher autonomy and skills to lead the learning process, such as facing unexpected situations, appraising student manifestation, constantly evaluating the learning process and reformulating its planning, including new activities. And, above all, developing the critical thinking to make right decisions using appropriate criteria.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34722
10.1590/1983-21172011130303
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34722
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172011130303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34722/27413
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165031383040