AS LINHAS QUE TECEM O APRENDER E O ENSINAR EM CIÊNCIAS: THE LINES THAT WEAVE LEARNING AND TEACHING SCIENCES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Maria dos Remédios de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ramos, Maria Neide Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10156
Resumo: Este ensaio busca pensar a aprendizagem, no ensino de ciências. Esse campo, que pouco se disponibiliza a outras leituras, é influenciado por um ensino que se envolveu nas linhas de um pensamento nascido com a ciência moderna, chamado, aqui, ciência de Estado ou régia, que o conduzem por meio do método cientificista e torna a aprendizagem recognitiva. Contudo, algo se desprende do recognitivo e da ciência de Estado e, envolvido com outro tipo de ciência, aqui chamada de Nômade, faz o pensamento experimentar as multiplicidades, singularidades no processo de aprender. Diante disso, este ensaio tenta dar destaque a um modo de aprendizagem que é percorrida por uma linha ziguezagueante, que fomenta uma estranha variação no ensinar e no aprender. Essa linha, por sua natureza movente produz um campo problemático disparado pelos acontecimentos, encontros, signos que sinalizam uma mobilidade sensitiva, produtora de afetos no ensino de ciências. This essay aims to think about learning in science teaching. This field, often closed to different readings, is influenced by teaching methods developed in lines of thinking born with modern science, that we call here State or Imperial Science. It leads science teaching through scientific methods and produces recognition learning. However, something evolves from the recognizable and Imperial Science and, involved with another type of science that we call here Nomad Science, makes the thought experience multiplicities, singularities, in the learning process. With this process in mind, this essay attempts to highlight a learning mode that is traversed by a zigzag line, which fosters a strange variation in teaching and learning. This line, by its moving nature, produces a problematic field triggered by events, encounters, signs that signal a sensitive mobility, producer of affections in Science teaching.
id UFMG-11_47fced7436541a57f1fb0e2d7496cef5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10156
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling AS LINHAS QUE TECEM O APRENDER E O ENSINAR EM CIÊNCIAS: THE LINES THAT WEAVE LEARNING AND TEACHING SCIENCESAprender; Educação em Ciências; Deleuze; Ciência Régia; Ciência Nômade. Este ensaio busca pensar a aprendizagem, no ensino de ciências. Esse campo, que pouco se disponibiliza a outras leituras, é influenciado por um ensino que se envolveu nas linhas de um pensamento nascido com a ciência moderna, chamado, aqui, ciência de Estado ou régia, que o conduzem por meio do método cientificista e torna a aprendizagem recognitiva. Contudo, algo se desprende do recognitivo e da ciência de Estado e, envolvido com outro tipo de ciência, aqui chamada de Nômade, faz o pensamento experimentar as multiplicidades, singularidades no processo de aprender. Diante disso, este ensaio tenta dar destaque a um modo de aprendizagem que é percorrida por uma linha ziguezagueante, que fomenta uma estranha variação no ensinar e no aprender. Essa linha, por sua natureza movente produz um campo problemático disparado pelos acontecimentos, encontros, signos que sinalizam uma mobilidade sensitiva, produtora de afetos no ensino de ciências. This essay aims to think about learning in science teaching. This field, often closed to different readings, is influenced by teaching methods developed in lines of thinking born with modern science, that we call here State or Imperial Science. It leads science teaching through scientific methods and produces recognition learning. However, something evolves from the recognizable and Imperial Science and, involved with another type of science that we call here Nomad Science, makes the thought experience multiplicities, singularities, in the learning process. With this process in mind, this essay attempts to highlight a learning mode that is traversed by a zigzag line, which fosters a strange variation in teaching and learning. This line, by its moving nature, produces a problematic field triggered by events, encounters, signs that signal a sensitive mobility, producer of affections in Science teaching. CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Cientificaapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1015610.1590/1983-21172018200105Ensaio Research in Science Education; Vol. 20 (2018)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 20 (2018)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 20 (2018)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10156/26774Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Maria dos Remédios deRamos, Maria Neide Carneiro2021-05-04T22:28:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10156Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-04T22:28:52Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS LINHAS QUE TECEM O APRENDER E O ENSINAR EM CIÊNCIAS: THE LINES THAT WEAVE LEARNING AND TEACHING SCIENCES
title AS LINHAS QUE TECEM O APRENDER E O ENSINAR EM CIÊNCIAS: THE LINES THAT WEAVE LEARNING AND TEACHING SCIENCES
spellingShingle AS LINHAS QUE TECEM O APRENDER E O ENSINAR EM CIÊNCIAS: THE LINES THAT WEAVE LEARNING AND TEACHING SCIENCES
Brito, Maria dos Remédios de
Aprender; Educação em Ciências; Deleuze; Ciência Régia; Ciência Nômade.
title_short AS LINHAS QUE TECEM O APRENDER E O ENSINAR EM CIÊNCIAS: THE LINES THAT WEAVE LEARNING AND TEACHING SCIENCES
title_full AS LINHAS QUE TECEM O APRENDER E O ENSINAR EM CIÊNCIAS: THE LINES THAT WEAVE LEARNING AND TEACHING SCIENCES
title_fullStr AS LINHAS QUE TECEM O APRENDER E O ENSINAR EM CIÊNCIAS: THE LINES THAT WEAVE LEARNING AND TEACHING SCIENCES
title_full_unstemmed AS LINHAS QUE TECEM O APRENDER E O ENSINAR EM CIÊNCIAS: THE LINES THAT WEAVE LEARNING AND TEACHING SCIENCES
title_sort AS LINHAS QUE TECEM O APRENDER E O ENSINAR EM CIÊNCIAS: THE LINES THAT WEAVE LEARNING AND TEACHING SCIENCES
author Brito, Maria dos Remédios de
author_facet Brito, Maria dos Remédios de
Ramos, Maria Neide Carneiro
author_role author
author2 Ramos, Maria Neide Carneiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Maria dos Remédios de
Ramos, Maria Neide Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Aprender; Educação em Ciências; Deleuze; Ciência Régia; Ciência Nômade.
topic Aprender; Educação em Ciências; Deleuze; Ciência Régia; Ciência Nômade.
description Este ensaio busca pensar a aprendizagem, no ensino de ciências. Esse campo, que pouco se disponibiliza a outras leituras, é influenciado por um ensino que se envolveu nas linhas de um pensamento nascido com a ciência moderna, chamado, aqui, ciência de Estado ou régia, que o conduzem por meio do método cientificista e torna a aprendizagem recognitiva. Contudo, algo se desprende do recognitivo e da ciência de Estado e, envolvido com outro tipo de ciência, aqui chamada de Nômade, faz o pensamento experimentar as multiplicidades, singularidades no processo de aprender. Diante disso, este ensaio tenta dar destaque a um modo de aprendizagem que é percorrida por uma linha ziguezagueante, que fomenta uma estranha variação no ensinar e no aprender. Essa linha, por sua natureza movente produz um campo problemático disparado pelos acontecimentos, encontros, signos que sinalizam uma mobilidade sensitiva, produtora de afetos no ensino de ciências. This essay aims to think about learning in science teaching. This field, often closed to different readings, is influenced by teaching methods developed in lines of thinking born with modern science, that we call here State or Imperial Science. It leads science teaching through scientific methods and produces recognition learning. However, something evolves from the recognizable and Imperial Science and, involved with another type of science that we call here Nomad Science, makes the thought experience multiplicities, singularities, in the learning process. With this process in mind, this essay attempts to highlight a learning mode that is traversed by a zigzag line, which fosters a strange variation in teaching and learning. This line, by its moving nature, produces a problematic field triggered by events, encounters, signs that signal a sensitive mobility, producer of affections in Science teaching.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Cientifica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10156
10.1590/1983-21172018200105
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10156
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172018200105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10156/26774
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 20 (2018)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 20 (2018)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 20 (2018)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711163000291329