POSSIBILIDADES DE ENSINO DE BOTÂNICA EM UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS: POSSIBILITIES FOR BOTANY TEACHING IN A NON-FORMAL EDUCATIONAL SPACE IN THE PERCEPTION OF SCIENCE TEACHERS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Rafaella Librelon de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Jacobucci, Daniela Franco Carvalho, Oliveira, Renata Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33633
Resumo: O interesse por atividades e locais diferenciados para o ensino tem aumentado a procura por Museus de Ciências. A diversidade de informações encontradas nos espaços não-formais amplia as possibilidades de ensino e fortalece as relações com as escolas. O presente trabalho traz as concepções de professoras de Ciências sobre espaços não-formais de Educação e apresenta uma atividade chamada "Chá de Sentidos" com o tema Botânica, no Museu DICA, em Uberlândia - MG. As professoras apresentaram dificuldades em conceituar e distinguir o espaço formal do não-formal e vincularam o Museu DICA como um local complementar à escola. A atividade foi avaliada positivamente pelas professoras, mas, como uma forma de trabalhar o conteúdo curricular e não para simplesmente deflagrar o interesse pelos vegetais e ampliar as possibilidades de aprendizado de seus alunos, relacionando as experiências vivenciadas fora da escola com as da sala de aula. The interest for alternative activities and places for teaching has increased the attendance in museums and Science centers. The diversity of information encountered in non-formal Education spaces expands teaching possibilities and strengthens the links with schools. The present work reads the conceptions of a group of Science teachers about nonformal spaces. Furthermore, it reports an activity on a Botany topic, which the group participated in the DICA Museum, in Uberlândia - MG. The teachers had difficulties to conceptualize and distinguish the formal and non-formal spaces and viewed the Museum as a complementary place to the school. The activity was evaluated positively by the teachers, but as a way to work the curriculum content and not simply to spark interest in plant Biology and expand the possibilities of learning of their students, relating their experiences outside school with the classroom.
id UFMG-11_7907148da09744275143a504434a2ce3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33633
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling POSSIBILIDADES DE ENSINO DE BOTÂNICA EM UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS: POSSIBILITIES FOR BOTANY TEACHING IN A NON-FORMAL EDUCATIONAL SPACE IN THE PERCEPTION OF SCIENCE TEACHERSEspaço não-formal de Educação; Ensino de Botânica; Concepção de Professores.O interesse por atividades e locais diferenciados para o ensino tem aumentado a procura por Museus de Ciências. A diversidade de informações encontradas nos espaços não-formais amplia as possibilidades de ensino e fortalece as relações com as escolas. O presente trabalho traz as concepções de professoras de Ciências sobre espaços não-formais de Educação e apresenta uma atividade chamada "Chá de Sentidos" com o tema Botânica, no Museu DICA, em Uberlândia - MG. As professoras apresentaram dificuldades em conceituar e distinguir o espaço formal do não-formal e vincularam o Museu DICA como um local complementar à escola. A atividade foi avaliada positivamente pelas professoras, mas, como uma forma de trabalhar o conteúdo curricular e não para simplesmente deflagrar o interesse pelos vegetais e ampliar as possibilidades de aprendizado de seus alunos, relacionando as experiências vivenciadas fora da escola com as da sala de aula. The interest for alternative activities and places for teaching has increased the attendance in museums and Science centers. The diversity of information encountered in non-formal Education spaces expands teaching possibilities and strengthens the links with schools. The present work reads the conceptions of a group of Science teachers about nonformal spaces. Furthermore, it reports an activity on a Botany topic, which the group participated in the DICA Museum, in Uberlândia - MG. The teachers had difficulties to conceptualize and distinguish the formal and non-formal spaces and viewed the Museum as a complementary place to the school. The activity was evaluated positively by the teachers, but as a way to work the curriculum content and not simply to spark interest in plant Biology and expand the possibilities of learning of their students, relating their experiences outside school with the classroom.CECIMIG-FaE-UFMG2011-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3363310.1590/1983-21172013130107 Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 1 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 1 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 1 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33633/27447Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Rafaella Librelon de Jacobucci, Daniela Franco Carvalho Oliveira, Renata Carmo 2021-06-21T00:37:03Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33633Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-21T00:37:03Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv POSSIBILIDADES DE ENSINO DE BOTÂNICA EM UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS: POSSIBILITIES FOR BOTANY TEACHING IN A NON-FORMAL EDUCATIONAL SPACE IN THE PERCEPTION OF SCIENCE TEACHERS
title POSSIBILIDADES DE ENSINO DE BOTÂNICA EM UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS: POSSIBILITIES FOR BOTANY TEACHING IN A NON-FORMAL EDUCATIONAL SPACE IN THE PERCEPTION OF SCIENCE TEACHERS
spellingShingle POSSIBILIDADES DE ENSINO DE BOTÂNICA EM UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS: POSSIBILITIES FOR BOTANY TEACHING IN A NON-FORMAL EDUCATIONAL SPACE IN THE PERCEPTION OF SCIENCE TEACHERS
Faria, Rafaella Librelon de
Espaço não-formal de Educação; Ensino de Botânica; Concepção de Professores.
title_short POSSIBILIDADES DE ENSINO DE BOTÂNICA EM UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS: POSSIBILITIES FOR BOTANY TEACHING IN A NON-FORMAL EDUCATIONAL SPACE IN THE PERCEPTION OF SCIENCE TEACHERS
title_full POSSIBILIDADES DE ENSINO DE BOTÂNICA EM UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS: POSSIBILITIES FOR BOTANY TEACHING IN A NON-FORMAL EDUCATIONAL SPACE IN THE PERCEPTION OF SCIENCE TEACHERS
title_fullStr POSSIBILIDADES DE ENSINO DE BOTÂNICA EM UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS: POSSIBILITIES FOR BOTANY TEACHING IN A NON-FORMAL EDUCATIONAL SPACE IN THE PERCEPTION OF SCIENCE TEACHERS
title_full_unstemmed POSSIBILIDADES DE ENSINO DE BOTÂNICA EM UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS: POSSIBILITIES FOR BOTANY TEACHING IN A NON-FORMAL EDUCATIONAL SPACE IN THE PERCEPTION OF SCIENCE TEACHERS
title_sort POSSIBILIDADES DE ENSINO DE BOTÂNICA EM UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE EDUCAÇÃO NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS: POSSIBILITIES FOR BOTANY TEACHING IN A NON-FORMAL EDUCATIONAL SPACE IN THE PERCEPTION OF SCIENCE TEACHERS
author Faria, Rafaella Librelon de
author_facet Faria, Rafaella Librelon de
Jacobucci, Daniela Franco Carvalho
Oliveira, Renata Carmo
author_role author
author2 Jacobucci, Daniela Franco Carvalho
Oliveira, Renata Carmo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Rafaella Librelon de
Jacobucci, Daniela Franco Carvalho
Oliveira, Renata Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Espaço não-formal de Educação; Ensino de Botânica; Concepção de Professores.
topic Espaço não-formal de Educação; Ensino de Botânica; Concepção de Professores.
description O interesse por atividades e locais diferenciados para o ensino tem aumentado a procura por Museus de Ciências. A diversidade de informações encontradas nos espaços não-formais amplia as possibilidades de ensino e fortalece as relações com as escolas. O presente trabalho traz as concepções de professoras de Ciências sobre espaços não-formais de Educação e apresenta uma atividade chamada "Chá de Sentidos" com o tema Botânica, no Museu DICA, em Uberlândia - MG. As professoras apresentaram dificuldades em conceituar e distinguir o espaço formal do não-formal e vincularam o Museu DICA como um local complementar à escola. A atividade foi avaliada positivamente pelas professoras, mas, como uma forma de trabalhar o conteúdo curricular e não para simplesmente deflagrar o interesse pelos vegetais e ampliar as possibilidades de aprendizado de seus alunos, relacionando as experiências vivenciadas fora da escola com as da sala de aula. The interest for alternative activities and places for teaching has increased the attendance in museums and Science centers. The diversity of information encountered in non-formal Education spaces expands teaching possibilities and strengthens the links with schools. The present work reads the conceptions of a group of Science teachers about nonformal spaces. Furthermore, it reports an activity on a Botany topic, which the group participated in the DICA Museum, in Uberlândia - MG. The teachers had difficulties to conceptualize and distinguish the formal and non-formal spaces and viewed the Museum as a complementary place to the school. The activity was evaluated positively by the teachers, but as a way to work the curriculum content and not simply to spark interest in plant Biology and expand the possibilities of learning of their students, relating their experiences outside school with the classroom.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33633
10.1590/1983-21172013130107
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33633
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172013130107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33633/27447
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 1 (2011)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 1 (2011)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 1 (2011)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164195667968