Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Juliana Cardoso
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Marques, Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9971
Resumo: Ao se investigar o ensino de Química em escolas situadas na região de mineração do carvão em Criciúma (SC), argumenta-se sobre a necessidade de um trabalho pedagógico mais amplo envolvendo as situações de contexto, para que haja uma aproximação dos temas químicos sociais ao referencial freireano e da Química Verde. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de professores em duas etapas: um questionário, que objetivou analisar a compreensão dos mesmos sobre as situações-problema cotidianas do contexto local e, em seguida, uma entrevista com professores, que foi precedida pela leitura de um texto que caracteriza aquele ambiente da mineração do carvão como área crítica nacional em termos de controle da poluição. A interpretação das entrevistas dos professores foi conduzida pela Análise Textual Discursiva e os resultados apontaram que não havia uma compreensão mais ampla da realidade que os cerca e de sua não utilização no ensino de Química. Há o predomínio de abordagens descontextualizadas e distantes das vivências e saberes dos alunos sobre o contexto em questão.
id UFMG-11_ff6bebe3688a7d024b43ea8e74037ae0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9971
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de QuímicaAo se investigar o ensino de Química em escolas situadas na região de mineração do carvão em Criciúma (SC), argumenta-se sobre a necessidade de um trabalho pedagógico mais amplo envolvendo as situações de contexto, para que haja uma aproximação dos temas químicos sociais ao referencial freireano e da Química Verde. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de professores em duas etapas: um questionário, que objetivou analisar a compreensão dos mesmos sobre as situações-problema cotidianas do contexto local e, em seguida, uma entrevista com professores, que foi precedida pela leitura de um texto que caracteriza aquele ambiente da mineração do carvão como área crítica nacional em termos de controle da poluição. A interpretação das entrevistas dos professores foi conduzida pela Análise Textual Discursiva e os resultados apontaram que não havia uma compreensão mais ampla da realidade que os cerca e de sua não utilização no ensino de Química. Há o predomínio de abordagens descontextualizadas e distantes das vivências e saberes dos alunos sobre o contexto em questão.CECIMIG-FaE-UFMG2009-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9971Ensaio Research in Science Education; Vol. 9 No. 1 (2007); 49-61Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 9 Núm. 1 (2007); 49-61Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 9 n. 1 (2007); 49-611983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9971/6943Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, Juliana CardosoMarques, Carlos Alberto2019-02-01T19:54:19Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9971Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:19Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química
title Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química
spellingShingle Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química
Coelho, Juliana Cardoso
title_short Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química
title_full Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química
title_fullStr Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química
title_full_unstemmed Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química
title_sort Contribuições freireanas para a contextualização no ensino de Química
author Coelho, Juliana Cardoso
author_facet Coelho, Juliana Cardoso
Marques, Carlos Alberto
author_role author
author2 Marques, Carlos Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Juliana Cardoso
Marques, Carlos Alberto
description Ao se investigar o ensino de Química em escolas situadas na região de mineração do carvão em Criciúma (SC), argumenta-se sobre a necessidade de um trabalho pedagógico mais amplo envolvendo as situações de contexto, para que haja uma aproximação dos temas químicos sociais ao referencial freireano e da Química Verde. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de professores em duas etapas: um questionário, que objetivou analisar a compreensão dos mesmos sobre as situações-problema cotidianas do contexto local e, em seguida, uma entrevista com professores, que foi precedida pela leitura de um texto que caracteriza aquele ambiente da mineração do carvão como área crítica nacional em termos de controle da poluição. A interpretação das entrevistas dos professores foi conduzida pela Análise Textual Discursiva e os resultados apontaram que não havia uma compreensão mais ampla da realidade que os cerca e de sua não utilização no ensino de Química. Há o predomínio de abordagens descontextualizadas e distantes das vivências e saberes dos alunos sobre o contexto em questão.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9971
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9971/6943
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 9 No. 1 (2007); 49-61
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 9 Núm. 1 (2007); 49-61
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 9 n. 1 (2007); 49-61
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162141507584